HomeAssessoria ReleasesGuri da capital e Grande São Paulo abre inscrições para os cursos de música no 2º semestre

A partir da próxima semana, crianças e adolescentes podem ser matriculados nas dezenas de cursos oferecidos por um dos principais programas de formação de SP

O Guri da capital e Grande São Paulo – programa de educação musical e inclusão sociocultural do Governo do Estado e da Secretaria da Cultura, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura – abre na próxima terça-feira, 17 de julho, as inscrições para o segundo semestre de atividades. Ao todo, são 7 mil vagas disponíveis para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, todos os cursos são gratuitos e não há cobrança de matrícula.

Para os jovens que desejam participar do programa, não é necessário ter conhecimento musical prévio. O Guri é porta de entrada para quem pretende iniciar os estudos, e todos podem escolher desde iniciação musical básica até ciclos avançados em canto e diversos instrumentos, com formações tanto em música erudita como popular. As vagas são distribuídas entre as 46 unidades do Guri na capital e na região metropolitana de São Paulo, como Guarulhos, Santo André, Osasco, Arujá, Biritiba-Mirim, Poá e Guararema.

Para fazer a inscrição, basta comparecer ao polo de interesse acompanhado de um responsável, portando uma foto 3X4, o documento de identidade ou certidão de nascimento e um comprovante de residência com CEP. É fundamental que o aluno esteja matriculado em uma escola regular para iniciar seus estudos no Guri.

O prazo de inscrições se encerra no dia 27 de julho, mas havendo disponibilidade de vaga, a depender de cada polo, é possível efetivar a matrícula mesmo já iniciado as aulas.

As aulas começam no dia 1º de agosto e há opções de cursos nos períodos da manhã e tarde para atender a todos e conciliando com o contraturno escolar, sem atrapalhar o ensino regular dos candidatos. A grade de aulas pode englobar aperfeiçoamento em instrumento de livre escolha, com teoria musical e aulas de canto coral.

Os cursos têm duração de dois a quatro anos e os alunos podem optar por violão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, saxofone, trompete, contrabaixo elétrico e guitarra, entre tantos outros instrumentos, além das aulas de canto e cursos de temas variados, ligado à música, oferecidos pelo programa. Hoje, o Guri mantém nove Grupos Infantis e Juvenis formados por seus alunos, além de um Coral de Familiares. Para conferir a lista completa dos cursos e as unidades, acesse a página do Guri na internet: www.gurisantamarcelina.org.br

Sobre o Guri – capital e grande São Paulo

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 46 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o programa proporciona uma educação musical de qualidade aliada a uma intervenção social transformadora. O objetivo é oferecer aos alunos e familiares, na maioria moradores de regiões de alta vulnerabilidade social, apoio e experiências capazes de transformar a realidade em que vivem. Com todo o suporte que o Guri oferece, os alunos e familiares encontram um novo caminho na busca de oportunidades e na construção da autonomia.

Sobre a Santa Marcelina Cultura

Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. É responsável pela gestão do Guri da capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro.

Informações à imprensa:

Assessoria da Santa Marcelina Cultura | Projeto Guri – Capital e Grande SP