HomeAssessoria ReleasesGuri Capital e Grande São Paulo oferece cursos online de música gratuitos

Guri Capital e Grande São Paulo oferece cursos online de música gratuitos

A partir de 8 de junho, #GuriEmCasa vai oferecer também aulas pelo canal do YouTube. Para ampliar o acesso e fortalecer o aprendizado da música e a inclusão social o conteúdo será aberto

O Guri Capital e Grande São Paulo, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, com o objetivo de ampliar o acesso e fortalecer o aprendizado vai oferecer, a partir de 8 de junho, aulas online pelo canal do YouTube. 

Para possibilitar o amplo acesso aos cursos oferecidos pelo Guri Capital e Grande São Paulo, serão disponibilizadas, de segunda a sexta, sempre às 15h, aulas abertas pelo canal do YouTube. Os cursos, ministrados pelas professoras e professores do programa, foram organizados nas seguintes áreas: Cordas Friccionadas, Sopros e Percussão, Cordas Dedilhadas, Voz e Piano e Teoria/Iniciação Musical. 

Cada dia da semana será dedicado a uma dessas áreas. As atividades inteiramente gratuitas foram elaboradas de modo a contemplar diferentes faixas etárias e a incentivar o aprendizado. Os interessados poderão optar por diversos tipos de cursos de instrumentos como flauta, viola caipira, violoncelo, clarinete, guitarra, trompete, piano, percussão, bandolim, violino, oboé, violão, além de canto. 

Os cursos acontecem até o dia 18 de dezembro. Ao todo serão ministradas 913 aulas pelos 188 professores e professoras do Guri Capital e Grande São Paulo. No dia 8 de junho, segunda, às 15h, será realizada uma aula inaugural transmitida pelo YouTube com a equipe pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo para apresentar os cursos e tirar as dúvidas.  

Às segundas-feiras serão oferecidos os cursos da área de cordas friccionadas.  Os interessados poderão optar entre violino/viola, violoncelo, contrabaixo acústico e prática de conjunto de cordas. 

Já terça-feira é o dia das cordas dedilhadas que compreendem os seguintes instrumentos: violão, violão tenor, violão de 7 cordas, viola caipira, bandolim, cavaco, contrabaixo elétrico e guitarra, além de prática de música popular. 

As aulas de piano, canto, coral e prática de conjunto de canto acontecem às quartas-feiras.  E de quinta-feira é vez dos instrumentos da área de sopros e percussão. Serão oferecidas aulas de flauta, flauta doce, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete trombone, trompa, eufônio, tuba, percussão/bateria e prática de banda. 

Para fechar a programação da semana, na sexta-feira é vez dos cursos da área de Teoria e Iniciação Musical. 

Além dos cursos oferecidos pelo canal do YouTube, #GuriEmCasa continua com a programação pelas redes sociais do programa (facebook e instagram) que reúne dicas culturais, jogos musicais, curiosidades sobre os instrumentos musicais, entre outras atividades, que foram elaboradas de modo a estimular a participação. 

A programação completa está disponível no site  https://gurisantamarcelina.org.br/

 

#GuriEmCasa

 

CURSOS ONLINE 

Período: 8 de Junho a 18 de Dezembro

 

SEGUNDAS-FEIRAS – 15h 

Área: Cordas Friccionadas

Aulas: Violino/ Viola, Violoncelo, Contrabaixo Acústico, Prática de Conjunto de Cordas

TERÇAS-FEIRAS – 15h 

Área: Cordas Dedilhadas

Aulas: Violão, Violão Tenor, Violão de 7 Cordas, Viola caipira, Bandolim, Cavaco, Contrabaixo Elétrico, Guitarra, Prática de Música Popular

QUARTAS-FEIRAS – 15h

Área: Voz e Piano

Aulas: Canto, Coral, Piano e Prática de Conjunto de Canto

QUINTAS-FEIRAS – 15h

Área: Sopros e Percussão

Aulas: Flauta, Flauta Doce, Clarinete, Saxofone, Oboé, Fagote, Trompete, Trombone, Trompa, Eufônio, Tuba, Madeiras, Metais, Percussão/ Bateria e Prática de Banda

SEXTAS-FEIRAS – 15h

Área: Teoria/Iniciação Musical

Aulas: Teoria, Iniciação Musical Infantil 1, Iniciação Musical Infantil 2 e Iniciação Musical para Adultos

Onde: YouTube | Guri Capital e Grande São Paulo

https://www.youtube.com/user/ProgramaGuri

Guri Capital e Grande São Paulo

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 46 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para suas alunas e alunos, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua. 

Santa Marcelina Cultura

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Compartilhe!