HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + NotíciasGuia do Fim de Semana 12 e 13 de dezembro

Guia do Fim de Semana 12 e 13 de dezembro

#ViradaSPOnline Araçatuba
12 de dezembro, a partir das 12h
A #ViradaSPOnline terá shows ao vivo de grandes nomes, entre eles, o músico Rolando Boldrin, a cantora Roberta Campos, lançando neste show seu EP Só Conheço o Mar, com cinco músicas autorais e inéditas, e o trio As Baías (As Bahias e a Cozinha Mineira).
Assista: www.culturaemcasa.com.br
.
Festival Literário de Votuporanga – FLIV
até 13 de dezembro
A 10ª edição da FLIV vai até o dia 13 de dezembro, com 51 horas de atrações transmitidas diretamente do Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo, em Votuporanga. Entre os destaques da programação, está o show do cantor e compositor Zeca Baleiro, que acontece neste sábado (12), às 21h.
Assista: www.culturaemcasa.com.br
Programação: https://www.flivotuporanga.com.br/2019/_arquivo/programacao_2020-2.pdf
.
Mostra Latino-Americana de Curtas
12 e 13 de dezembro
Fim de semana com programação especial na Mostra Latino-Americana de Curtas, organizado pelo Memorial da América Latina. A proposta é exibir curtas metragens de países latino-americanos para promover a divulgação da produção cinematográfica contemporânea da região. Os filmes serão exibidos pela plataforma #CulturaEmCasa, de 1º a 20 de dezembro, às 19h.
Acesse: www.culturaemcasa.com.br

Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio | Digital
Conheça a obra e a genialidade de Leonardo da Vinci do conforto da sua casa. Você pode percorrer a exposição visitando animações gráficas em alta definição, realidade aumentada, áudios e vídeos. É gratuito!
Acesse: https://www.exposicaodavinci500anos.com.br/#/
.
Presencial

Museu da Imigração
Exposição temporária “Nonni di São Paulo”
5 e 6 de dezembro, das 11h às 17h
A exposição reúne 50 depoimentos de migrantes italianos e é realizada por Oliviero Pluviano, jornalista italiano radicado no Brasil. As entrevistas têm o objetivo de registrar histórias de vida e compor um mosaico dessa imigração para as terras brasileiras, formando um painel da integração entre o país europeu e São Paulo.
https://museudaimigracao.org.br/

Pinacoteca
Hudinilson Jr.: Explícito
A exposição reúne 77 obras provenientes de uma expressiva e recente doação com 95 itens ao acervo do museu realizada pela família do artista e pela Galeria Jaqueline Martins. Com curadoria de Ana Maria Maia e assistência de Thierry Freitas, ambos da equipe do museu, o recorte propõe elucidar, de maneira panorâmica, aspectos da trajetória desse “artista total”, falecido em 2013 aos 56 anos.
https://pinacoteca.org.br

Museu de Arte Sacra de São Paulo
Presépios no Metrô
Artistas criam 18 presépios que estão em exibição na Estação Tiradentes, Linha 1 Azul do Metrô de Sãoo Paulo. Pela tradição, o nascimento de Jesus teria acontecido em uma manjedoura improvisada em um estábulo. Por lá você pode conferir lugares inusitados feitos pelos criadores da exposição: da baixa do sapateiro em Salvador na Bahia ao berço colorido das figurinhas de barro que compõe o presépio Alentejano, tradição portuguesa reconhecida patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO.
https://museuartesacra.org.br/presepios-no-metro/

Museu Casa de Portinari
O local oferece aos visitantes um passeio pela história e trajetória do renomado artista brasileiro Candido Portinari, de terça a domingo, das 10h às 16h, mediante agendamento prévio. Mas, se você quer dar uma espiadinha nas instalações, confira as exposições virtuais, acessando: https://www.museucasadeportinari.org.br/exposicoes-virtuais/

Museu Índia Vanuíre
Os visitantes poderão apreciar a exposição temporária Ató Jagí Burum Krenak – Tecendo Saberes do Povo Krenak, que apresenta o trabalho do povo Krenak da T.I. Vanuíre, que há duas décadas mantém a revitalização de sua cultura, costume e língua materna de forma construtiva. Na mostra, são exibidos em vitrines, painéis, vídeos e fotos o processo de produção de 28 objetos confeccionados especialmente para a mostra. Entrada gratuita. O espaço abre de terça a domingo, das 10h às 16h. Mais informações https://www.museuindiavanuire.org.br/

Museu do Café
É um dos principais pontos turísticos da cidade de Santos e passa por um processo de conservação e recuperação das fachadas, aprovado pelas três instâncias de preservação de patrimônio (IPHAN, Condephaat e Condepasa). Está aberto à visitação do público de quinta a domingo, das 11h às 17h, mediante agendamento prévio. O edifício suntuoso foi inaugurado em 1922, como parte das comemorações do centenário da independência do Brasil, que abrigava a Bolsa Oficial, construída para centralizar, organizar e controlar as operações cafeeiras. Entrada gratuita aos sábados. Mais informações: https://www.museudocafe.org.br/

Compartilhe!