HomeAssessoria ReleasesGrupos Infantis e Juvenis do Guri se apresentam em diversos espaços culturais da capital paulista no primeiro final de semana de dezembro

Grupos Infantis e Juvenis do Guri se apresentam em diversos espaços culturais da capital paulista no primeiro final de semana de dezembro

Corais, Orquestra Sinfônica, Orquestra de Cordas, Camerata de Violões e Regional de Choro interpretam repertórios que vão da música barroca à contemporânea, em espaços como o Masp Auditório, a Pinacoteca do Estado e o Unibes Cultural, nos dias 1º e 2 de dezembro, todos com entrada gratuita

Nove concertos de sete Grupos Infantis e Juvenis do Guri – programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria da Cultura do Estado, que atende 13 mil jovens sob gestão da Santa Marcelina Cultura na capital e Grande São Paulo – irão agitar importantes locais da capital paulista neste fim de semana. Todos com entrada gratuita e livre para todas as idades.

Nos dias 1º e 2 de dezembro, alunos do Guri com idades entre 6 e 18 anos que integram os grupos artísticos do programa de educação musical e inclusão sociocultural se apresentam no Masp Auditório, na Pinacoteca do Estado, na Fundação Ema Klabin, no Pateo do Collegio e no Unibes Cultural.

Entre os grupos que se apresentam, estão o Coral Infantil, Juvenil e de Familiares do Guri, Orquestra de Cordas e Regional do Choro.

O Coral Infantil e o Coral de Familiares do Guri voltam a se apresentar juntos na Paróquia Assunção de Nossa Senhora, no dia 1º, às 15h. Sob regência de sua maestrina convidada, Ana Yara Campos, os pequenos do Coral Infantil cantam arranjos de obras de Gershwin, Schumann e Vivaldi. Já o Coral de Familiares, com o regente convidado Rafael Barrera, canta peças de Heitor Villa-Lobos, Osvaldo Lacerda, Mozart Camargo Guarnieri e outros.

Outro grupo que se apresenta é o Coral Juvenil do Guri, que encerra sua temporada com duas apresentações sob regência do maestro convidado Hugo Pieri. O programa mistura música brasileira e música sacra, e tem peças de Luís Álvares, Padre José Maurício Nunes Garcia e Mateo Flecha. São duas apresentações: no Masp Auditório, no dia 1º, às 11h, e na Pinacoteca do Estado, no dia 2, às 15h.

Também encerrando sua temporada, o Regional de Choro Infanto-Juvenil do Guri apresenta um programa especial, intitulado Celebrando Guri, Celebrando Jacob, que homenageia o centenário de um dos maiores compositores brasileiros, Jacob do Bandolim. Além de peças do autor carioca, o repertório tem também obras de seus amigos e contemporâneos Bonfiglio de Oliviera e Pixinguinha. Além do regente convidado Santiago Steiner, o grupo ainda conta com a participação de alunos e professores do Guri Santa Marcelina. Apresentação acontece no dia 1º de dezembro, na Fundação Ema Klabin, às 16h30.

A Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri também começa se despedir de 2018. No dia 2, às 11h, faz sua penúltima apresentação do ano, no Teatro Paulo Machado de Carvalho, em Sâo Caetano do Sul (SP). Sob regência da maestrina convidada Ana Beatriz Zaghi, o grupo toca composições de Britten, Bartók, Ennio Morricone e Arturo Márquez. A Orquestra volta a se apresentar na semana seguinte, no dia 9, no Theatro São Pedro.

No dia 2 também a Camerata de Violões Infanto-Juvenil do Guri fecha sua temporada 2018. Sob regência do maestro convidado Paulo Bellinati, o grupo faz um repertório que traz composições recentes do violão brasileiro, e recebe como convidado o exímio violonista Paulo Porto Alegre. Tudo isso na Cripta da Catedral da Sé, às 12h30 do domingo.

Já a Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri recebe o maestro Fernando Cordella em mais dois concertos de sua temporada 2018. Especialista em música antiga, Cordella dirige o grupo em um repertório com o Concerto Grosso nº 8 de Corelli, a Suíte Dom Quixote de Telemann, e árias de óperas de Händel – estas últimas com a participação da soprano e também especialista em música antiga Marília Vargas. Serão mais duas apresentações no Masp Auditório, no dia 1º, às 16h, e no Pateo do Collegio, no dia 2, às 15h.

Grupos Infantis e Juvenis

Os Grupos Infantis e Juvenis são parte fundamental da estrutura artístico-pedagógica do Guri. Suas apresentações refletem não apenas o ensino de música oferecido pelo programa, como também deixam evidente o trabalho social presente em cada um dos 46 polos distribuídos pela capital e região metropolitana de São Paulo.

A temporada 2018 dos dez grupos conta com parceiros que acreditam no poder transformador da música para a formação dos jovens brasileiros: o patrocínio master do Bank of America Merrill Lynch, parceiro da Santa Marcelina Cultura desde 2010, o patrocínio ouro do Grupo Verzani & Sandrini, o patrocínio prata da Chiesi Farmacêutica e com o patrocínio bronze do Bank New York Mellon, todos por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Confira aqui a agenda completa*:

* Todos os detalhes, incluindo o repertório, estão na página do Guri na internet:

www.gurisantamarcelina.org.br.

CORAL INFANTIL E CORAL DE FAMILIARES NA PARÓQUIA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

Ana Yara Campos, regente convidada

Data: 1º de dezembro

Horário: sábado às 12h

Local: Paróquia Assunção de Nossa Senhora

Endereço: Alameda Lorena, 665 – Jardim Paulista

Telefone: (11) 3885-9965

Entrada Franca

Duração: 60 minutos (aproximadamente)

Acessibilidade: Sim

Data: 2 de dezembro

Horário: domingo às 12h

Local: Unibes Cultural

Endereço: Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré

Telefone: (11) 3065-4333

Entrada Franca

Duração: 60 minutos (aproximadamente)

Acessibilidade: Sim

CORAL JUVENIL DO GURI

Hugo Pieri, regente convidado

Data: 1º de dezembro

Horário: sábado às 11h

Local: Masp Auditório

Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista

Telefone: (11) 3251-5644

Entrada Franca

Duração: 60 minutos (aproximadamente)

Acessibilidade: Sim

Data: 2 de dezembro

Horário: domingo às 15h

Local: Pinacoteca do Estado

Endereço: Praça da Luz, 2 – Luz

Telefone: (11) 3324-1000

Entrada Franca

Duração: 60 minutos (aproximadamente)

Acessibilidade: Sim

ORQUESTRA DE CORDAS COM FERNANDO CORDELLA E MARÍLIA VARGAS

Fernando Cordella, regente convidado

Marília Vargas, preparação vocal

Data: 1º de dezembro

Horário: sábado às 16h

Local: Masp Auditório

Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista

Telefone: (11) 3251-5644

Entrada Franca

Duração: 60 minutos (aproximadamente)

Acessibilidade: Sim

 

Data: 2 de dezembro

Horário: domingo às 15h

Local: Pateo do Collegio

Endereço: Praça Pateo do Collegio, 2 – Centro

Telefone: (11) 3105-6899

Entrada Franca

Duração: 60 minutos (aproximadamente)

Acessibilidade: Sim

ORQUESTRA SINFÕNICA COM ANA BEATRIZ ZAGHI

Ana Beatriz Zaghi, regente convidada

Data: 2 de dezembro

Horário: domingo às 11h

Local: Teatro Paulo Machado de Carvalho

Endereço: Alameda Conde de Porto Alegre, 840 – Santa Maria, São Caetano do Sul/SP

Telefone: (11) 4220-3924

Entrada Franca

Duração: 60 minutos (aproximadamente)

Acessibilidade: Sim

CAMERATA DE VIOLÕES NA CRIPTA DA SÉ

Paulo Bellinati, regente convidado

Paulo Porto Alegre, violão

 

Data: 2 de dezembro

Horário: domingo às 12h30

Local: Cripta da Catedral da Sé

Endereço: Praça da Sé, São Paulo

Telefone: (11) 3107-6832

Entrada Franca

Duração: 60 minutos (aproximadamente)

Acessibilidade: Sim

REGIONAL DE CHORO: CELEBRANDO GURI, CELEBRANDO JACOB

Santiago Steiner, regente convidado

 

Data: 1º de dezembro

Horário: sábado às 16h30

Local: Fundação Ema Klabin

Endereço: R. Portugal, 43 – Jardim Europa

Telefone: (11) 3897-3232

Entrada Franca

Duração: 60 minutos (aproximadamente)

Acessibilidade: Sim

Sobre a Santa Marcelina Cultura

Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura. É responsável pela gestão do Guri da capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro.

Informações para a imprensa:     

Assessoria da Santa Marcelina Cultura | Guri

Conteúdo Comunicação

Tel: 5056-9800 / 9837

Luciano Pereira – (11) 94223-8236 luciano.pereira@conteudonet.com

Roberta Montanari – (11) 99967-3292 roberta.montanari@conteudonet.com

Guilherme Albuquerque – (12) 98218-6419 guilherme.albuquerque@conteudonet.com

Assessoria de imprensa – Secretaria da Cultura do Estado

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br

Elisabete Alina – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 – monique.culturasp@gmail.com

Compartilhe!