HomeA Secretaria Assessoria Assessoria ReleasesGrupos Infantis e Juvenis do Guri abrem temporada de concertos

Grupos Infantis e Juvenis do Guri abrem temporada de concertos

Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil e Banda Sinfônica Juvenil do Guri são os primeiros dos dez grupos artísticos do Guri a se apresentarem em 2018, com concertos na Unibes Cultural no sábado e no Masp Auditório no domingo; até dezembro serão 60 concertos com convidados especiais, incluindo músicos internacionais, na capital e região metropolitana de São Paulo

A Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil abre a temporada dos Grupos Infantis e Juvenis do Guri no sábado, dia 26 de maio, às 11h00, na Unibes Cultural. Quem rege o grupo é o maestro convidado Ricardo Appezzato, coordenador artístico da Santa Marcelina Cultura. O repertório traz Estepes da Ásia Central, de Alexander Borodin, e obras de dois grandes mestres brasileiros: Suíte Vila Rica, de Camargo Guarnieri, e Concerto nº 1 para Marimba e Cordas, de Ney Rosauro, músico conhecido por utilizar melodias tradicionais do Brasil em suas composições. Nesta última, Appezzato, que também é percussionista, irá se dividir entre a batuta e a marimba. O programa é reapresentado no dia seguinte, domingo, dia 27 de maio, às 16h00, dessa vez no Masp Auditório.

Também no Masp Auditório é onde a Banda Sinfônica Juvenil do Guri se apresenta no domingo, 27 maio, às 11h00. Sob regência de Marcelo Silvério, coordenador pedagógico do Guri, a Banda sobe ao palco para interpretar obras dos compositores americanos John Williams e Alfred Reed, do argentino Astor Piazzolla, que reinventou o tango incorporando elementos do jazz e da música clássica, além de peças de Alexandre Fracalanza e Andrew Boysen Jr.

Até dezembro serão 60 apresentações com diferentes repertórios e convidados, entre maestros e solistas, incluindo músicos internacionais, nas principais salas de concerto e espaços culturais da capital e região metropolitana de São Paulo, como o Masp Auditório, Museu da Casa Brasileira, Museu de Arte Moderna (MAM-SP), Pinacoteca do Estado, Theatro São Pedro, Unibes Cultural e unidades do CEU (Centro de Educação Unificado).

A Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri volta a se apresentar em julho, no Theatro São Pedro, sob o comando do maestro venezuelano Diego Guzmán, do projeto El Sistema, que regeu o grupo há dois anos. O programa apresenta um diálogo entre Brasil e Rússia, com peças de Nikolai Rimsky-Korsakov e Camargo Guarnieri. Em dezembro, encerrando a temporada, o grupo recebe a regente Ana Beatriz Zaghi, professora da EMESP Tom Jobim, para um repertório que reúne peças de Benjamin Britten, Béla Bartók, Ennio Morricone e Arturo Márquez.

Já a Banda Sinfônica Juvenil do Guri retorna aos palcos no dia 2 de junho, no CEU Perus, às 15h00, novamente com Marcelo Silvério como regente convidado. Mais tarde, em setembro, a Banda toca sob regência de Ricardo Appezzato e um programa diversificado, que traz obras de Marcos Mesquita, Emmanuel Séjourné, Frigyes Hidas e Jan Bosveld. Também encerrando a temporada em dezembro, o conjunto toca sob a batuta do maestro holandês Jacob de Haan, que traz uma proposta de música europeia para o programa.

O Guri da capital e Grande São Paulo – programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria da Cultura do Estado, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura – atende 13 mil jovens de 6 a 18 anos. Os Grupos Infantis e Juvenis são parte fundamental da estrutura artístico-pedagógica do Guri. Suas apresentações refletem não apenas o ensino de música oferecido pelo programa, como também deixam evidente o trabalho social presente em cada um dos 46 polos distribuídos pela capital e região metropolitana de São Paulo. Mais informações na internet: www.gurisantamarcelina.org.br.

A temporada 2018 da Santa Marcelina Cultura terá o patrocínio de parceiros que acreditam no poder transformador da música para a formação dos jovens brasileiros, como o Bank of America Merrill Lynch, o Grupo Verzani & Sandrini, a Chiesi Farmacêutica, o escritório de advocacia Machado Meyer e o Bank New York Mellon, todos por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

SERVIÇO

ORQUESTRA SINFÔNICA INFANTO-JUVENIL

Data: 26 de maio, sábado

Horário: 11h00

Local: Unibes Cultural

Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré

Telefone: (11) 3065-4333

Entrada gratuita

Duração: 90 minutos (aproximadamente)

Classificação indicativa: Livre

Acessibilidade: Sim

Programa

ALEXANDER BORODIN (1833-1887)

Estepes da Ásia Central [9 min]

NEY ROSAURO (1952)

Concerto nº 1 para Marimba e Cordas [18 min]

CAMARGO GUARNIERI (1907-1993)

Suíte Vila Rica [20 min]

BANDA SINFÔNICA JUVENIL DO GURI

Data: 27 de maio, domingo

Horário: 11h00

Local: Masp Auditório

Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista

Telefone: (11) 3149-5959

Entrada gratuita

Duração: 90 minutos (aproximadamente)

Capacidade: 376 lugares

Classificação indicativa: Livre

Acessibilidade: Sim

Programa

ANDREW BOYSEN JR.
Snowflakes Dancing [5’20 min]

ALEXANDRE FRACALANZA (1970)
Rapsodia Sefaradi [10’52 min]

ASTOR PIAZZOLLA (1921-1992)
Adios Nonino (Arr. Carli) [7’06 min]

JOHN WILLIAMS (1932)

Viktor´s Tale de O Terminal [4’40 min]

ALFRED REED (1921-2005)
Suíte 2- Primeiro Movimento [2’35 min] Suíte 3- Segundo Movimento [4’04 min] Suíte 1- Terceiro Movimento [5’04 min] Suíte 5- Quarto Movimento [2’38 min]

 ORQUESTRA SINFÔNICA INFANTO-JUVENIL

Data: 27 de maio, domingo

Horário: 16h00

Local: Masp Auditório

Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista

Telefone: (11) 3149-5959

Entrada gratuita

Duração: 90 minutos (aproximadamente)

Capacidade: 376 lugares

Classificação indicativa: Livre

Acessibilidade: Sim

Programa:

ALEXANDER BORODIN (1833-1887)

Estepes da Ásia Central [9 min]

NEY ROSAURO (1952)

Concerto nº 1 para Marimba e Cordas [18 min]

CAMARGO GUARNIERI (1907-1993)

Suíte Vila Rica [20 min]

Ricardo Appezzato, regente convidado

Mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais, é bacharel em percussão pela Unesp. Integrou o grupo Piap, vencedor do prêmio APCA (2003) e atua como músico convidado em grupos sinfônicos, entre os quais a Osesp, Orquestra Sinfônica Brasileira e Sinfônica Municipal de São Paulo. Vencedor de prêmios como jovem solista de grupos sinfônicos do Estado de São Paulo, integra o Durum, foi coordenador artístico-pedagógico do Programa Guri e atualmente é coordenador artístico da Santa Marcelina Cultura.

Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri

Na Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri, os alunos, com idades entre 11 e 18 anos, têm acesso a um vasto e complexo universo de formas de fazer música. Seu desenvolvimento artístico-pedagógico abarca um amplo espectro musical, que vai desde o consagrado repertório sinfônico europeu e americano, a incursões por peças operísticas, populares e contemporâneas. O aprofundamento dessa experiência conta também com professores, regentes e instrumentistas convidados, cuidadosamente selecionados para proporcionar aos estudantes uma interação rica e proveitosa que lhes dê ferramentas para trilhar seu próprio caminho musical, tanto no palco – solo ou em conjunto – quanto na sala de aula.

Banda Sinfônica Juvenil

A banda é uma das formações mais populares e versáteis do universo da música. No Guri, o grupo mantém viva uma rica tradição que remete aos emigrantes italianos, espanhóis e portugueses, que trouxeram ao Brasil a cultura tipicamente europeia de “banda municipal”, muito ligada à vida social e coletiva das cidades. Sua instrumentação segue a mesma de outras bandas ao redor do mundo, com naipes de sopros e percussão.

Com idades entre 15 e 18 anos, os alunos e alunas que compõem a Banda Sinfônica Juvenil do Guri estão entre os mais avançados do programa nas áreas de percussão, madeiras – flauta, clarinete e saxofone – e metais – eufônio, trompa, tuba, trombone e trompete. O nível de desenvolvimento musical permite que explorem linguagens musicais mais complexas, abarcando além do repertório tradicional e popular, peças contemporâneas de maior dificuldade técnica.

Sobre a Santa Marcelina Cultura

Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. É responsável pela gestão do Guri da capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro.

Compartilhe!