HomeAssessoria ReleasesGrupos de Referência do Projeto Guri se unem para Concerto de Natal em Piracicaba

Falta menos de um mês para as festas de fim de ano. E, com o intuito de comemorar a proximidade do Natal, celebrado no dia 25 de dezembro, o Projeto Guri– maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo preparou uma apresentação entre os Grupos de Referência de Piracicaba e Jundiaí. O Concerto de Natal do Guri será realizado no dia 27 de novembro, às 19h30, no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central de Piracicaba, interior paulista. Os ingressos gratuitos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência.

Com participação de cerca de 110 estudantes, que inclui 30 Guris do coro infantil do Polo Piracicaba; 32 jovens do Grupo de Referência de Piracicaba – Coro e 48 jovens do Grupo de Referência de Jundiaí – Orquestra Sinfônica, a apresentação será marcada por canções clássicas natalinas, comoJingle Bell Rock, de Bobby Helms; All Bells In Paradise, de John Rutter e Então é Natal, de Simone.

Os Grupos de Referência são conjuntos formados por adolescentes e jovens em estágio avançado de aprendizagem do Projeto Guri. Atualmente, o Guri conta com 13 Grupos de Referência, de diferentes gêneros musicais e formações, distribuídos pelo interior e litoral paulista.

SERVIÇO

Concerto de Natal com os Grupos de Referência de Jundiaí e Piracicaba do Projeto Guri

Quando: 27 de novembro

Local: Teatro Municipal Erotides de Campos – Engenho Central de Piracicaba

Endereço: Avenida Maurice Allain, 454, Centro – Piracicaba/SP

Entrada gratuita. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.

Sobre o Grupo de Referência de Jundiaí – Orquestra Sinfônica

A Orquestra apresenta-se regularmente no teatro Polytheama de Jundiaí/SP, com solistas e regentes convidados como os maestros Jean Reis (2013), Carlos Moreno (2012) e André Sanches. Em 2013, realizou concerto com Na Ozzetti. Em 2014, teve Paulo Paschoal da OSESP como solista convidado. No mesmo ano, participou do espetáculo cênico musical Lendas Amazônicas, no Sesi Campinas e Theatro São Pedro (SP), com gravação de DVD. Em 2015, tocou no Auditório Ibirapuera com Leci Brandão. Em 2016, tocou na Virada Cultural, em Jundiaí. Em 2017, tocou no Polyteama, o concerto Cartas Brasileiras, de Léa Freire, com a própria compositora, acompanhada de Amilton Godoy, Fabio Peron e Vinicius Barros, sob a regência de Felipe Senna. Em 2018 tocou no Auditório do MASP (SP), sob a regência dos maestros Filipe Souza (Portugal), WojciechWalczak (Polônia) e Jon Deak (EUA).

Sobre o Grupo de Referência de Piracicaba – Coro

Com vozes juvenis masculinas e femininas, o grupo vem se aprimorando na formação e desenvolvimento de repertório diversificado, a partir de propostas de coro cênico, que inclui elementos de dança e teatro. Dentre os trabalhos realizados destaca-se a gravação em estúdio e videoclipe da música “Amor e Ijexá”, com Zeca Baleiro, em 2016; o Concerto “Sol, lá, Cidade”, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba – OSP, em 2017; a construção do musical “Duetos, Canções e Momentos”, em 2017; e a participação no workshop de improvisação vocal com a cantora norte americana Audrey Shakir, também em 2017. O grupo dedica-se também ao projeto de cultura local “Sons da Terra” apresentado no auditório do Masp, em junho de 2018, durante a abertura do Seminário Internacional For All, organizado pela Sustenidos em parceria JeunessesMusicales Internacional (JMI).

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; VISA; Bayer; WestRock;  Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; Distribuidora Ikeda, ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Pirelli; Tereos.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: https://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/.