HomeAssessoria ReleasesGrupo de Referência do Projeto Guri realiza apresentação no Teatro Municipal de Marília

Grupo de Referência do Projeto Guri realiza apresentação no Teatro Municipal de Marília

Repertório será composto por obras de compositores consagrados e violonistas da atualidade

O Teatro Municipal de Marília – Waldir Silveira Mello receberá o concerto do Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. O evento será realizado no dia 17 de outubro, às 16h, e a entrada é gratuita.

“A apresentação tem o intuito de promover a interação entre os alunos dos polos Regional Marília e Regional Araçatuba, enriquecer o repertório musical dos estudantes e ajudar no desenvolvimento dos mesmos”, descreve Gislaine Ábrego, gerente do Projeto Guri na Regional Araçatuba.

O Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões é um dos 13 conjuntos formados por adolescentes e jovens em estágio avançado de aprendizagem do Projeto Guri. O grupo é regido por Paulo Renato Lourenço, também educador de violão no polo do município.

Na ocasião, o conjunto tocará canções de compositores consagrados, como Johann Sebastian Bach e de violonistas da atualidade, como Geraldo Ribeiro e Paulo P. Alegre. A apresentação contará com a abertura dos alunos do Polo Regional Marília.

Repertório:

Composição: Johann Sebastian Bach | Quatro Corais Adaptação: J. F. Fabiani

Composição: Johann Sebastian Bach | Quatro Corais Adaptação: J. F. Fabiani

Composição: Johann Sebastian Bach | Quatro Corais Adaptação: J. F. Fabiani

Composição: Johann Sebastian Bach | Quatro Corais Adaptação: J. F. Fabiani

Composição: Geraldo Ribeiro

Composição: Paulo Porto Alegre

Composição: Paulo Porto Alegre

Composição: Paulo Porto Alegre

SERVIÇO

Apresentação do Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões do Projeto Guri

Data: 17 de outubro

Horário: 16h

Local: Teatro Municipal de Marília – Waldir Silveira Mello
Endereço: Avenida Rio Branco, s/nº, Centro – Marília/SP

Entrada gratuita e aberta ao público.

 

Sobre o Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões

Nascida em 2013, interpreta um repertório diversificado, explorando toda versatilidade do violão. Destaque para as obras de Francisco Tárrega, Fernando Sor, Heitor Villa-Lobos, Paulinho Nogueira e Enrique Granados. O Grupo apresentou-se em 2013 com a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, ao lado do violonista Edson Lopes. Tocou com o Duo Siqueira Lima em 2014, e com Fabio Bartoloni, em 2015. Em 2016, tocou no Festival Internacional de Londrina e na abertura do concerto do Quarteto Brasileiro (em Birigui/SP). Em 2017, compartilhou o palco com o violinista Sidney Molina. Em 2018, realizou interação com artistas da região, culminando no concerto com o multi-instrumentista Zé Renato Gimenes.

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; Distribuidora Ikeda, ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Pirelli; Tereos.

 

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

 

Sobre a Sustenidos

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: https://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/

Compartilhe!