HomeAssessoria Assessoria ReleasesGrupo de Performance Histórica faz concerto no Museu Paulo Setúbal

Grupo de Performance Histórica faz concerto no Museu Paulo Setúbal

Músicos do Conservatório de Tatuí resgatam obras e instrumentos que eram usados na Europa entre os séculos 16 e 18

O Museu Histórico Paulo Setúbal recebe nesta quarta-feira, dia 16, o Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura do Estado. Formado por professores e alunos de nível avançado da escola, o grupo pesquisa músicas do repertório europeu dos séculos 16 a 18 e resgata não só as melodias, mas também os instrumentos usados na época. Para o público, é a oportunidade de experimentar o clima das festas realizadas nos palácios e pela nobreza nos períodos Renascentista e Barroco. A apresentação será às 19h30, com entrada gratuita.

De acordo com a coordenadora do grupo, Selma Marino, o trabalho não se restringe à escolha do repertório. “O Grupo de Performance Histórica almeja a maneira mais aproximada ao ideal sonoro da época, utilizando em suas apresentações réplicas dos instrumentos daqueles períodos”, comenta. Além disso, são feitas pesquisas, nos tratados e manuais antigos, para conhecer os estilos praticados no período e, assim, garantir uma intepretação mais próxima do que os compositores tinham em mente quando escreveram as obras.

O concerto trará obras como “Danceries”, de Claude Gervaise, compositor francês que viveu entre 1525 e 1583; “Pavane & Gailarde”, do também francês Estienne du Tertre, que viveu em meados do século 16; “Almaine – Honey-suckle” e “Galliard – The faire-round”, do inglês Antony Holborne (1545- 1602); e “Dances from Therpsichore”, do alemão Michael Praetorius (1571-1621).

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

SERVIÇO
Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí
Selma Marino, coordenação

Data: 16 de maio, quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Museu Histórico Paulo Setúbal
Praça Manoel Guedes, 98, Centro, Tatuí/SP
Entrada gratuita

Compartilhe!