HomeAssessoria ReleasesGrupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí apresenta clássicos da cultura caipira

Concerto neste sábado, dia 21, às 20 horas, reúne belas “modas de viola”, com canções de Renato Teixeira, Rolando Boldrin e muito mais

O Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – apresenta nesse sábado, dia 21, às 20 horas, um concerto com clássicos da cultura caipira. No repertório, obras de Renato Teixeira e Rolando Boldrin, além de canções conhecidas de Milton Nascimento, Chico Buarque e tantos outros – interpretadas no estilo “moda de viola”.

Criado no primeiro semestre de 2018, o Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí surgiu após a inclusão dos cursos de Viola Caipira e Acordeão na grade de habilitações oferecidas pela instituição. Mas reúne, além destes instrumentos, alunos de outros cursos da escola, como percussão, violão, cordas e canto. Seu principal objetivo é promover a difusão da tradição caipira, resgatando canções populares da chamada “Música Brasileira de Raiz”. Apesar de recém-criado, o grupo já acumula apresentações importantes, como a abertura do Fórum Regional de Pontos de Cultura, promovido pelo Governo de São Paulo, algumas edições do Projeto Música na Praça e o recente Encontro de Música Raiz, realizado em agosto.

Neste concerto, o grupo interpretará “Cio da Terra” (Milton Nascimento e Chico Buarque), “Natural” e “Água limpa” (Zeca Collares), “Eu, a Viola e Deus” (Rolando Boldrin), “Índia” (José Asunción Flores), “Trem do Pantanal” (Geraldo Roca), “Cordeiro de Nanã” (Mateus Aleluia), “Amora” (Renato Teixeira), “Beira Mar” (Domínio Público) e Planeta Água (Guilherme Arantes).

A coordenação é de Zeca Collares, compositor, instrumentista de viola caipira, pesquisador da cultura popular brasileira e bacharel em Cinema pelo Centro Universitário Nossa Senhora dos Patrocínio (Ceunsp). Iniciou seu ofício de violeiro nas rodas de Folia de Reis na região de Grão Mogol-MG, onde nasceu. Em 1984, formou parceria com o folclorista, compositor e cantor Dino Lopes, ponto de partida para sua carreira musical. Estudou MPB no Tema Centro Musical de Marília-SP com o professor Paulo Estêvão “Tevão” na década de 1990. Um dos fundadores do grupo Mucunã de música regional brasileira. Soma mais de 20 anos de carreira e oito CDs lançados dentro do universo da Viola Caipira.

Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí
Zeca Collares, coordenação