HomeAssessoria ReleasesGrátis: Oficina Cultural Oswald de Andrade promove cursos de arte em diferentes áreas

Grátis: Oficina Cultural Oswald de Andrade promove cursos de arte em diferentes áreas

No mês de maio, o público poderá participar de oficinas de fotografia, desenho e gênero, teatro e pintura. Não perca as inscrições!

Que tal participar de cursos de arte gratuitos no mês de maio? A Oficina Cultural Oswald de Andrade – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis – está com uma programação incrível para os amantes da pintura, fotografia, teatro, desenho e gênero. Todas as atividades precisam de inscrições, sendo que a maior parte pode ser feita pelo site da Oficina.

Em Tinta Guache, Fluência, Cor e Construção os participantes farão o exercício de pintura com tinta guache, a fim de refletir sobre a construção da imagem. Por meio da observação e imaginação, aliados à aspectos e procedimentos da técnica, os encontros serão direcionados para a apreciação de obras de artistas, breves leituras e trocas de ideias no ambiente compartilhado do ateliê. As aulas, que serão ministradas por Teresa Berlinck, serão às sextas-feiras, entre 3 e 24 de maio, das 10h às 13h. As inscrições para a atividade, que é voltada para maiores de 18 anos, devem ser feitas até 29 de abril. São oferecidas 12 vagas.

A oficina Filosofia da Fotografia – Ênfase nos Processos Analógicos e Experimentais, que será coordenada por Paulo Brazyl, acontecerá às segundas-feiras, entre 6 e 27 de maio, das 18h30 às 21h30. Destinada à maiores de 16 anos, a atividade abordará a Fotografia Estenopeica (pinhole) não apenas como uma brincadeira de criança ou como um método eficiente para aprender os princípios básicos da fotografia, mas como uma importante técnica, que é capaz de subverter o padrão convencional de produção da fotografia tradicional. Para participar é necessário se inscrever até 29 de abril, mediante carta de interesse. Há 15 vagas disponíveis.

Já de 6 a 16 de maio, exceto aos sábados e domingos, Ayumi Hanada ministrará a residência Fluxo em Redes, que será das 19h às 21h30. Partindo do princípio do afeto e do prazer, e por meio de dispositivos de improvisação e jogos cênicos, o objetivo é explorar e ativar gatilhos e estados corporais dos participantes – sempre respeitando as individualidades e descobrindo diferentes caminhos a partir de um mesmo procedimento corporal. A residência propõe fruir uma dança que parte do encontro entre corpos expressivos e das relações criadas entre eles, utilizando a improvisação como ferramenta de exploração e criação. Ao final da primeira semana de residência, cinco pessoas serão convidadas para aprofundar o trabalho de criação no restante dos dias, além de participar da apresentação do processo nos dias 17 e 18 de maio. Os interessados devem enviar, até 29 de abril, currículo e carta de interesse para o endereço de e-mail fluxoemredes@gmail.com. São destinadas 25 vagas para maiores de 16 anos.

Quem gosta de artes plásticas não pode perder a oficina Desenho de Exploração, que será às quartas-feiras, entre 8 de maio e 19 de junho, das 19h às 21h. A atividade pretende incentivar os participantes a olhar e registrar as coisas que nos cercam. Técnicas de desenho e aquarela serão discutidas a partir do interesse e disponibilidade dos participantes, para que a individualidade de cada um não seja anulada ou moldada. Os resultados dos encontros poderão ser expostos, para que o público também possa praticar o exercício de observar detalhes que geralmente passam despercebidos por nós. Coordenada por Bruno Novaes, a oficina é livre e tem 12 vagas. É necessário se inscrever até dia 1º de maio, sendo que os selecionados devem levar seu próprio material de desenho e aquarela.

A proposta da oficina Modelo Trans-Vivo é incentivar os participantes a refletir sobre a prática artística como um modo de transbordar os padrões adotados nas escolas de arte desde seus primórdios. Visando discutir o tema a partir do desenho e de outras técnicas de expressão gráfica, a ideia é criar possibilidades de novos tipos de representação do corpo e do gênero. Do ponto de vista corporal, serão abordados alguns temas estudados na Técnica Klauss Vianna, sendo que a análise das artes gráficas não será focada no desenho, mas também em outros métodos de representação – como a fotografia, assemblagem e modelagem escultórica com materiais diversos. Ministradas por Vânia Medeiros e Ierê Papá, as aulas – destinadas à maiores de 18 anos – serão às segundas-feiras, entre 13 de maio e 24 de junho, das 14h às 17h. As inscrições devem ser feitas até 6 de maio, mediante carta de interesse. Das 20 vagas disponibilizadas, metade são exclusivas para pessoas trans autodeclaradas no ato de inscrição.

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo que atua desde 1986 na formação e na vivência da população no campo de cultura.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Tinta Guache, Fluência, Cor e Construção

Sextas-feiras, entre 3 e 24/5 –  das 10h às 13h

Faixa etária: a partir de 18 anos

Inscrições: até 29/4

Vagas: 12

Filosofia da Fotografia – Ênfase nos Processos Analógicos e Experimentais

Segundas-feiras, entre 6 e 27/5 – das 18h30 às 21h30

Faixa etária: a partir de 16 anos

Inscrições: até 29/4

Vagas: 15

Fluxo em Redes
Segundas, terças, quartas, quintas e sextas-feiras, entre 6 e 16/5 – das 19h às 21h30

Faixa etária: a partir de 16 anos

Inscrições: até 29/4

Vagas: 25

Desenho de Exploração,

Quartas-feiras, entre 8/5 e 19/6 – das 19h às 21h

Faixa etária: Livre

Inscrições: até 1/5

Vagas: 12

Modelo Trans-Vivo

Segundas-feiras, entre 13/5 e 24/6 – das 14h às 17h

Faixa etária: a partir de 18 anos

Inscrições: até 6/5

Vagas: 20

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704
Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h
www.oficinasculturais.org.br

Compartilhe!