HomeAssessoria ReleasesGrátis: Em maio, Casa das Rosas tem cursos e oficinas gratuitas

Grátis: Em maio, Casa das Rosas tem cursos e oficinas gratuitas

As atividades apresentam técnicas de criação e reflexões sobre literatura

Dedicada a difusão e fomento da literatura, a Casa das Rosas – equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – promove, entre outras programações, cursos e oficinas gratuitos relacionados à arte. As atividades de maio já estão com as inscrições abertas e abordarão: técnicas da narrativa oral, tradução de obras hispano-americanas, criação de poesia sonora e a filosofia no fazer poético. Confira a programação:

Ao longo de maio e junho, a Casa realizará o curso Narração de Histórias. Comandado por especialistas em contação, o curso apresentará fundamentos e técnicas da narrativa oral, assim como a relevância desse tipo de literatura como ferramenta de aproximação, comunicação e expressão. As inscrições podem ser feitas online ou presencialmente, na recepção do Museu, a partir de 16/4, até o preenchimento das vagas. De 5/5 a 23/6, domingos, das 13h30 às 17h30.

Em conjunto com a Casa Guilherme de Almeida, a Casa das Rosas realiza a oficina Tradução de Narrativas Breves (Espanhol-Português). A atividade propõe o exercício da tradução de curtas narrativas de autores hispano-americanos contemporâneos inéditos no Brasil. As inscrições devem ser feitas pelo site da Casa das Rosas, até 10/5. Atente-se: a oficina ocorrerá no Anexo da Casa Guilherme (Rua Cardoso de Almeida, 1943), de 10 a 20 de maio, segundas e sextas-feiras, das 19h às 21h.

No dia 10, o Museu dá início à oficina Laboratório de Vocalidades na Poesia Sonora. Em encontros teóricos e práticos, serão apresentados exemplos associados à forma de composição poética que lidaram com uma noção expandida de voz e vocalidade, em especial no século XX e atualmente. A ideia é que cada participante possa desenvolver e apresentar sua própria produção ao fim da formação. Com Flora Holderbaum, performer, compositora e pesquisadora do som, com ênfase na Poesia Sonora, na composição vocal contemporânea desde os anos 70 e intersecções com a Música Experimental e eletrônica. Inscrições online, até o preenchimento das vagas. De 10 a 31/5, das 19h às 21h.

No fim do mês, dia 23, a Casa das Rosas convida Annita Costa Malufe e Simone Homem de Mello para O Café Das Musas: Encontro Philopoético na Casa Das Rosas, com mediação de Contador Borges. A proposta do encontro é apresentar um intercâmbio de perspectivas, um filósofo fala da importância da poesia em seu pensamento e prática, e um poeta faz o inverso, discorre sobre o papel da filosofia em seu fazer poético. Annita Costa Malufe é poeta e professora. É formada em jornalismo pela PUC-SP e doutora em teoria literária pela Unicamp, onde estuda poesia contemporânea e filosofia. Simone Homem de Mello é autora e tradutora literária. Como tradutora, dedica-se à poesia moderna e contemporânea de língua alemã. Inscrições online ou presencialmente, na recepção da Casa das Rosas, a partir de 15/4, até o preenchimento das vagas.

 

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Narração de Histórias

5/5 a 23/6, domingos, das 13h30 às 17h30.

Inscrições: online ou presencialmente, na recepção do Museu, a partir de 16/4, até o preenchimento das vagas. 30 vagas.

Tradução de Narrativas Breves (Espanhol-Português)

10 a 20/5, segundas e sextas-feiras, das 19h às 21h.

Inscrições: Até 10/5, pelo site da Casa das Rosas. 25 vagas.

Local: Anexo da Casa Guilherme de Almeida (Rua Cardoso de Almeida, 1943).

Laboratório de Vocalidades na Poesia Sonora

10 a 31/5, sextas-feiras, das 19h às 21h.

Inscrições: online ou presencialmente, na recepção do Museu, a partir de 15/4, até o preenchimento das vagas. 40 vagas.

O Café Das Musas: Encontro Philopoético na Casa Das Rosas

23/5, quinta-feira, das 19h às 21h.

Inscrições: online ou presencialmente, na recepção do Museu, a partir de 15/4, até o preenchimento das vagas. 40 vagas.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447

Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)

www.casadasrosas.org.br

Compartilhe!