HomeCultura + NotíciasGoverno do Estado renova e amplia Festival de Inverno

Governo do Estado renova e amplia Festival de Inverno

Edição especial marca início de nova fase; programação terá, além de ícones da música clássica, artistas populares em concertos sinfônicos inéditos

50º FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO | 29 JUNHO A 28 JULHO 2019

O Governador do Estado de São Paulo João Doria e o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão anunciaram hoje (7), em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, os detalhes da quinquagésima edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, que acontece de 29 de junho a 28 de julho.

Desde 1970, o Festival – que este ano se consolida como o maior evento de música clássica da América Latina – cresce em maturidade e experiência e incorpora um espírito de renovação que pautará as próximas edições. As novidades incluem uma programação ampliada – com número recorde de apresentações e de público, atividades para todas as faixas etárias, atrações inovadoras e maior visibilidade dentro e fora da cidade.

“O público vai ver uma grande integração da música erudita com a música contemporânea. Além disso, este será o Festival com a maior participação de investimento privado em 50 anos, o que significa que reduzimos o investimento público e aumentamos o investimento privado, proporcionalmente. E é a edição com o maior orçamento definido para música, conservatório, estrutura, logística e operação em toda sua história”, destacou o Governador João Doria.

“Estamos falando de um novo Festival de Inverno de Campos do Jordão. Inteiramente renovado, com uma estrutura grande e um número recorde de locais e apresentações. Trata-se de um novo conceito e uma nova experiência para o público. Estamos prevendo mais de 150 apresentações e público recorde de mais de 100 mil pessoas”, disse o Secretário Sérgio Sá Leitão.

O ano de 2019 vai marcar o início de uma nova fase com o objetivo central de elevar o impacto positivo sobre a formação de plateia para a música clássica, o turismo e a geração de emprego e renda. Será feito pela FGV um estudo de impacto econômico, para mensurar a contribuição do evento para a geração de renda, emprego e desenvolvimento.

“O festival tem como foco a formação de plateia e de jovens músicos para a música clássica. Ao mesmo tempo, visa fomentar o turismo em Campos do Jordão e toda a região, gerando emprego e renda. Devido a este potencial, tomamos a decisão de contratar a FGV para realizar o primeiro estudo de impacto econômico do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Os números do estudo serão anunciados em agosto, e faremos um seminário para discuti-los. Certamente, teremos um importante case de impacto econômico de uma atividade de economia criativa, comprovando que o setor promove o desenvolvimento”, revelou o Secretário.

O Prefeito de Campos do Jordão Frederico Guidoni destacou a relevância do evento para o município. “É uma importante parceria que o Governo do Estado faz com a nossa cidade. O Festival de Inverno mudou a história de Campos do Jordão nos últimos 50 anos. Entramos em um ciclo de desenvolvimento socioeconômico através do investimento no turismo e da cultura. Agora, com a inovação e a modernidade, mudaremos novamente a história do Festival de Inverno, gerando emprego, renda e melhorando a qualidade do turismo da nossa região”, disse.

Cinco personalidades que marcaram a história do Festival serão homenageadas na abertura: o maestro Eleazar de Carvalho, um dos criadores; o maestro e pianista João Carlos Martins, que realizou as primeiras apresentações de música clássica em Campos do Jordão, no Hotel Toriba; Roberto Minczuk, diretor artístico de 2004 a 2010; Fabio Mechetti, regente titular e diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que foi regente assistente de Eleazar de Carvalho; e o violonista Fabio Zanon, um dos principais concertistas da atualidade e coordenador artístico-pedagógico do Festival desde 2013.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Como novidade, o 50º Festival de Inverno de Campos do Jordão terá dois eixos: Clássico e Popular-Sinfônico. O programa clássico tem a curadoria da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. O programa de concertos na linha popular-sinfônico tem a curadoria da Orquestra Jazz Sinfônica, que assim como a Osesp é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. Esta linha reúne concertos com renomados artistas da música popular, trilhas de filmes e games e apresentações didáticas.

A série de concertos gratuitos da Orquestra Jazz Sinfônica une a música orquestral ao repertório popular em interação com os artistas Mônica Salmaso e Nelson Ayres (29/06, 16h30); Carlinhos Brown (30/06, 11h30); Fafá de Belém (06/07, 16h30); Spok (07/07, 11h); Toquinho (13/07, 16h30); Lenine (20/07, 16h30); e Diogo Nogueira, com a Sinfonieta da Jazz (27/07, 16h30). A Jazz Sinfônica apresentará ainda um programa com o compositor Francis Hime, tendo as participações da harpista Liuba Klevtsova e da cantora Olivia Hime como solistas (21/07, 16h30).

“A arte é muito valiosa e hoje está sendo reconhecida como tal. A música brasileira tem feito muito sucesso, sendo levada pra China, Japão, Europa, Estados Unidos. Nada mais justo do que mostrarmos que popular também é clássico. Participar do Festival de forma tão relevante é uma grande oportunidade para a Jazz Sinfônica; é um grande presente, uma consolidação de 29 anos de um bom trabalho”, destacou o diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica Brasil, Antônio Ribeiro.

A Osesp, comandada por sua diretora musical e regente titular Marin Alsop, fará, entre outros, o concerto de abertura do Festival, tendo como solista o barítono brasileiro Paulo Szot, vencedor do Tony Award 2008 de melhor ator pelo musical South Pacific (29/06, 20h30).

Entre os artistas convidados, destaque para o barítono Paulo Szot, os pianistas Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Jean-Louis Steuerman, e os regentes Alexander Liebreich, Giancarlo Guerrero e Neil Thomson. Na música sinfônica, participam a Osesp, a Filarmônica de Goiás e a Orquestra Sinfônica do Paraná, entre outras orquestras convidadas.

“Acho formidável que estejamos pensando, em primeiro lugar, em cultura, em uma época em que o mundo passa por revoluções. Fico muito feliz que a Cultura esteja em um lugar de destaque dentro desse contexto. Acho muito boa essa ideia de miscigenação entre formas de música. É uma confraternização de diversos estilos, músicos, professores e orquestras; um encontro entre pessoas de todas as áreas”, declarou o pianista Arnaldo Cohen.

Nelson Freire, que celebra 70 anos de carreira, fará dois recitais. Arnaldo Cohen será o solista de dois concertos da Camerata do Festival; e Jean Louis-Steuerman, o solista em dois concertos da Orquestra do Festival.

A Filarmônica de Goiás fará três concertos, sob a regência de Neil Thomson, o primeiro com a participação do clarinetista britânico Michael Collins como solista. Outros destaques são a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, sob regência de Roberto Minczuk, com o oboísta Arcádio Minczuk como solista; a Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência de Stefan Geiger, com a jovem violinista italiana Francesca Dego como solista; a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, sob a regência de Cláudio Cruz, tendo como solista a pianista ucraniana Anna Fedorova; e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, sob a regência de Victor Hugo Toro, tendo o violoncelista sérvio Viktor Uzur como solista.

Na música coral, apresentam-se o Coro da Osesp, regido por Valentina Peleggi, além do Coral Paulistano, sob a regência de Naomi Munakata, e o Coro Sinfônico de Goiânia, comandado por Katarine Araújo, entre outras atrações.

A programação completa do Festival está disponível no site www.festivaldeinverno.sp.gov.br. Haverá apresentações gratuitas (80%) e pagas. Os ingressos serão vendidos pela internet (site acima) e em pontos de venda em Campos do Jordão.

NÚCLEO PEDAGÓGICO

O viés pedagógico do Festival reunirá 199 jovens instrumentistas, vindos de diversas partes do Brasil e do mundo, para participar de uma intensa convivência com os professores e artistas da programação como bolsistas, além de interpretarem obras importantes do repertório de concerto e aperfeiçoarem-se com excelência em seu ofício. O aluno que mais se destacar receberá o Prêmio Eleazar de Carvalho, uma bolsa de US$ 1,4 mil mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira à escolha. 

Concentrado na Sala São Paulo, o núcleo pedagógico recebe 199 bolsistas. Os jovens estudantes participarão de aulas e ensaios diários com mais de 50 professores brasileiros e estrangeiros, além de integrar os diversos grupos do Festival, apresentando-se na programação musical do evento ao longo de todo o mês de julho. Os concertos dos três grupos formados por eles – a Orquestra do Festival, a Camerata do Festival e o Grupo de Música Antiga do Festival – trarão repertórios desafiadores, além contar com a participação de regentes e solistas convidados à frente dos jovens instrumentistas.

“Estamos muito felizes com a expansão do Festival, preservando e ampliando as estruturas pedagógicas, que são a razão da existência do evento. Os alunos estão muito felizes, tivemos muitas inscrições e com certeza teremos uma grande Orquestra. A música clássica está preservada, e melhor que isso, ela está brilhando no Festival de Campos do Jordão”, exaltou Marcelo Lopes, diretor executivo da Osesp.

LOCAIS E HORÁRIOS

As apresentações acontecerão em locais icônicos de Campos do Jordão: o Palácio Boa Vista terá atrações aos sábados às 11h, 15h, 17h e 21h (“Late Nights” com experiências gastronômicas) e aos domingos às 11h e 15h; o Auditório Claudio Santoro, inaugurado há 40 anos, receberá as orquestras de quinta à domingo, às 20h30, e também às 16h30 aos domingos; o Espaço Cultural Dr. Além, uma das mais importantes instituições culturais do município, será palco de programações de segunda a sexta-feira, sempre às 18h; a Concha Acústica da Praça do Capivari terá apresentações aos sábados às 11h, 13h45 e 16h30 e aos domingos às 11h30, 13h30 e 15h30.

A Igreja de Santa Terezinha terá apresentações todas as sextas-feiras às 17h e o Hotel Toriba, que foi o primeiro espaço para apresentações de música clássica na cidade, receberá atrações de música de câmara, lírica, brasileira e jazz aos sábados, às 17h e 19h.

A Sala São Paulo, casa da Osesp, considerada uma das principais salas de concerto do mundo, será o palco do Festival na capital, com programação comemorativa dos seus 20 anos com a Oitava Sinfonia de Mahler, regida por Marin Alsop, com Paulo Szot e solistas convidados, os Coros da Osesp e corais convidados, e a Osusp (Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo), como orquestra convidada (04, 05 e 06/07). Na celebração do aniversário de 20 anos, no dia 09/07, haverá  dois concertos gratuitos, às 11h e às 16h30, com repertório escolhido pelo público pela Internet. As apresentações serão às quintas e sextas às 20h30, aos sábados às 16h30, e aos domingos às 11h.

A “Saideira” do Festival acontecerá na capital no dia 04/08, às 17h, no Auditório do Ibirapuera,com mais um programa popular-sinfônico da Orquestra Jazz Sinfônica e um convidado da música popular.

PARCEIROS

A TV Cultura vai transmitir ao vivo os concertos dos sábados às 16h30 (Praça do Capivari) e 20h30 (Auditório Claudio Santoro), e dos domingos às 11h30 (Praça do Capivari). A Rádio Cultura fará a cobertura completa do Festival, assim como o jornal Folha de S.Paulo, a TV Vanguarda, afiliada da Globo no Vale do Paraíba, e a BandNews TV.

A 50ª edição do Festival será totalmente realizada por meio de recursos de empresas privadas e estatais, através de investimento direto, da Lei de Incentivo à Cultura e do Programa de Ação Cultural – ProAC. Patrocinam o evento a Sabesp, a Pirelli, o Grupo 3corações e a Rede, além de uma empresa que será anunciada em breve.

“Um dos lemas da Sabesp é ajudar a transformar vidas. Apoiar o tradicional Festival de Inverno de Campos do Jordão em sua 50ª edição só contribui para esse propósito. É um evento que tem como foco a formação dos jovens músicos, o incremento do turismo e a geração de renda, e para a Sabesp é uma honra fazer parte desse momento tão importante para a Cultura e para a população”, destacou o presidente da Sabesp, Benedito Braga.

“É uma satisfação para nós contribuir com a cultura nas comunidades ao redor do mundo. Participar do Festival é seguir a tradição de ir além de fabricar pneus”, afirma Mário Batista, diretor de assuntos corporativos da Pirelli.     

“É um prazer estarmos na  50ª edição do Festival, no ano em que ele é renovado e ampliado. O Grupo 3corações sempre esteve presente no inverno de Campos com suas ativações, mas este ano será especial. É uma alegria celebrar e contribuir com o fomento da cultura da comunidade promovendo novas experiências com cafés especiais”, afirmou o presidente do Grupo 3corações Pedro Lima.

CAMPOS DO JORDÃO

Principal destino de inverno do Brasil, Campos do Jordão é o núcleo urbano mais alto do país, com 1.628 metros de altitude. Sua excelente infraestrutura de turismo e a paisagem emoldurada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, com arquitetura típica europeia, atraem 1,5 milhão de turistas nos meses de inverno, sendo 150 mil visitantes por fim de semana durante o Festival. A expectativa é que a nova concepção do festival aumente o fluxo de turistas na cidade e também o engajamento das programações oficiais.

SOBRE O FESTIVAL

Criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão Dr. Luís Arrobas Martins foi inspirado no Festival de Tanglewood, nos EUA, e combina, com excelência, um trabalho pedagógico amplo e qualificado a uma programação de música de concerto – em grande parte gratuita – ampliando as oportunidades de acesso à música erudita.

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Fundada em 1954 e reconhecida internacionalmente por sua excelência, desde 2005 a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo é administrada pela Fundação Osesp. Em 2012, Marin Alsop tornou-se Regente Titular, e foi nomeada Diretora Musical em 2013. Em 2016, a Orquestra esteve nos principais festivais da Europa e, em 2019, realizou turnê pela China e Hong Kong. A Osesp participou de todos os Festivais de Inverno de Campos do Jordão, desde sua primeira edição.

ORQUESTRA JAZZ SINFÔNICA

Criada em 1989, a Orquestra Jazz Sinfônica Brasil realiza concertos com arranjos para alguns dos principais gêneros musicais e culturais do País – como samba, frevo, bossa-nova, MPB, samba-jazz, rock e reggae. Regida pelos maestros João Maurício Galindo e Fábio Prado, tem como intuito divulgar e perpetuar a música popular brasileira por meio de uma roupagem sinfônica. Com formação singular, a orquestra entrelaça os moldes eruditos a uma big band de jazz. Desde 2000, participa da programação de todos os Festivais de Inverno de Campos do Jordão.

AMIGOS DO FESTIVAL 

Desde 2013, a Fundação Osesp conta com a colaboração de uma rede de estabelecimentos comerciais na cidade de Campos do Jordão, que contribui para a divulgação de informações sobre a programação de concertos. Esses estabelecimentos recebem um selo que os identificam como “Amigos do Festival”.  

INGRESSOS  

Abertura para vendas de ingressos online e por telefone a partir de 14/06/2019.

Tel: (11) 3777-9721 – de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Além disso, os concertos gratuitos têm retirada de ingressos duas horas antes de cada concerto na bilheteria do local limitados a dois por pessoa e à capacidade do local

Os concertos pagos no Auditório Claudio Santoro (1050 lugares) têm valores que variam entre R$ 50 a R$ 100 e estarão disponíveis nos pontos de venda do festival a partir de 21/06/19, diariamente das 10h às 18h. Os concertos pagos na São Paulo (1484 lugares) têm valores que variam de R$ 30 a R$ 50 e estarão à venda na bilheteria do estacionamento duas horas e meia antes do início. 

REALIZAÇÃO 

O 50º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão é um programa da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, realizado pela Fundação Osesp. Tem direção executiva de Marcelo Lopes, direção artística de Arthur Nestrovski, coordenação artístico-pedagógica de Fábio Zanon; e conta com o patrocínios master da Sabesp, Pirelli eTrês Corações; apoio da Localiza e Fritz Dobbert; e promoção cultural da TV Vanguarda, Folha de São Paulo, Rádio e TV Cultura, Bandnews e 29 Horas.

SERVIÇO

Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão

Data: De 29 de junho a 28 de julho

Praça do Capivari – Rua Djalma Forjaz – Jardim Elizabete – Campos do Jordão

Auditório Claudio Santoro – Av. Dr. Luis Arrobas Martins – Campos do Jordão

Palácio Boa Vista – Av. Adhemar Pereira de Barros, 3001 – Jardim Dirce – Campos do Jordão

Espaço Cultural Dr. Além – Av. Dr. Januário Miraglia, 1582 – Abernéssia – Campos do Jordão

Igreja Santa Terezinha – R. Tadeu Rangel Pestana, 662 – Abernéssia – Campos do Jordão

Hotel Toriba – Av. Ernesto Diederichsen, 2962 – Vila Matilde – Campos do Jordão

Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos – São Paulo

Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana – São Paulo

www.festivaldeinverno.sp.gov.br

Saiba mais:

https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/conheca-a-historia-do-festival-de-inverno-de-campos-do-jordao/

Para ouvir:

https://culturafm.cmais.com.br/eleazar-de-carvalho/eleazar-de-carvalho-e-o-festival-de-inverno-de-campos-do-jordao-parte-1

https://culturafm.cmais.com.br/eleazar-de-carvalho/eleazar-de-carvalho-e-o-festival-de-inverno-de-campos-do-jordao-parte-2

    

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO

29/06 – 20h30

ABERTURA
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Marin Alsop (regente)

Paulo Szot (barítono)

30/06 – 12h00

Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo

Roberto Minczuk (regente)

Arcárdio Minczuk (oboe)

30/06 – 16h30

Orquestra Jovem do Estado de São Paulo

Cláudio Cruz (regente)

Anna Fedorova (piano)

05/07 – 20h30

Orquestra Filarmônica de Goiás

Neil Thomson (regente)

Michael Collins (clarinete)

06/07 – 20h30

Orquestra do Festival

Alexander Liebreich (regente)

07/07 – 16h30

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

Victor Hugo Toro (regente)

Viktor Uzur (violoncelo)

11/07 – 20h30

Nelson Freire (piano)

14/07 – 16h30

Grupo de Música Antiga do Festival

Ricardo Kanji (regente)

Marília Vargas (soprano)

Bruno Costa (contralto)

Jabez Lima (tenor)

Isaque Oliveira (baixo)

19/07 – 20h30

Camerata do Festival

Lavard Skou Larsen

Arnaldo Cohen

21/07 – 16h30

Orquestra Jazz Sinfônica 

Francis Hime

27/07 – 20h30

Orquestra do Festival

Giancarlo Guerrero

PRAÇA DO CAPIVARI

29/06 – 16h30

Jazz Sinfônica

Mônica Salmaso

30/06 – 11h30

Jazz Sinfônica  

Carlinhos Brown

06/07 – 16h30

Jazz Sinfônica

Fafá de Belém

13/07 – 16h30

Jazz Sinfônica

Toquinho

20/07 – 16h30

Jazz Sinfônica

Lenine

27/07 – 16h30

Jazz Sinfônica

Diogo Nogueira

PALÁCIO BOA VISTA

06/07 – 11h00

Big Band Jazz Sinfônica

06/07 – 21h00

Late Night Concert

07/07 – 11h00

Quarteto Carlos Gomes

07/07  – 15h00

Camerata Fukuda

27/07 – 17h00

Franz Halász

28/07 – 11h00

Capela Ultramarina com Regiane Martinez

ESPAÇO CULTURAL DR. ALÉM

02/07 – 18h30

Elisa Fukuda (violino)

Vera Astrachan (piano)

09/07 – 18h30

Alunos da Academia da Osesp com Asbjørn Nørgaard (viola)

10/07 – 18h30

Quarteto Osesp

18/07 – 18h30

Miguel Proença (piano)

23/07 – 18h30

Gabriella Pace (soprano)

Ricardo Ballestero (piano)

25/07 – 18h30

Escualo Ensemble

26/07 – 18h30

Camila titinger (soprano)

Fábio Zanon (violão)

IGREJA SANTA TEREZINHA

12/07 – 17h00

Coro Infantil da Osesp com Teruo Yoshida e Ariã Ai Yamanaka

13/07 – 17h00

Coro da Osesp com Valentina Peleggi

19/07 – 17h00

Coral Paulistano com Naomi Munakata

26/07 – 17h00

Coro Sinfônico de Goiânia com Katarine Araújo e Fábio Leite

HOTEL TORIBA

06/07 – 19h00

Claudio Goldman

08/07 – 19h00

Eudóxia de Barros

13/07 – 19h00

Guiomar Milan, Marco Bernardo e Antonio Luiz Barker

20/07 – 19h00

Olga Kopylova

27/07 – 19h00

Tiago Paganini e Roberto Capel

SALA SÃO PAULO

07/07 – 11h00

Filarmônica de Goiás

Neil Thomson

07/07 – 18h00

Orquestra do Festival

Alexander Liebreich

12/07 – 20h30

Grupo de Música Antiga do Festival

Luís Otávio Santos

20/07 – 16h30

Camerata do Festival

Lavard Skou Larsen

Arnaldo Cohen

21/07 – 11h00

Orquestra do Festival

Neil Thomson Jean-Louis Steuerman

25/07 – 20h30

Arnaldo Cohen (piano)

Viktor Uzur (violoncelo)

28/07 – 18h

Jazz Sinfonieta

Nelson Ayres (regente)

Diogo Nogueira (voz)

    

MAIS INFORMAÇÕES E CONTEÚDOS:

www.festivaldeinverno.sp.gov.br

Compartilhe!