HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + NotíciasGoverno de SP inaugura MIS Experience com conceito inovador de exposições

Governo de SP inaugura MIS Experience com conceito inovador de exposições

Único do gênero na América Latina, museu proporciona experiências imersivas e interativas; exposição sobre Leonardo da Vinci começa dia 2/11

O Governador João Doria e o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão inauguraram nesta quarta-feira (30) o novo museu do Governo do Estado de São Paulo, MIS Experience. Construído em um galpão de dois mil metros quadrados, com 10 metros de pé direito, o local abrigava a antiga marcenaria da TV Cultura. O MIS Experience chega com a proposta de aproximar a arte do público a partir de uma experiência sensorial. A nova unidade do Museu da Imagem e do Som (MIS), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, criado em parceria com a Fundação Padre Anchieta, foi totalmente adaptada para receber exposições imersivas.

“Aqui será o MIS Experience, definitivamente a segunda casa do MIS em São Paulo. O museu irá manter suas instalações na avenida Europa, com mostras tradicionais e de grande sucesso”, afirmou o Governador João Doria sobre o novo espaço de exposições culturais.

A inauguração contou com coletiva de imprensa no endereço do novo espaço, localizado Rua Vladimir Herzog, 75, Água Branca, zona oeste, com a participação do Governador João Doria, o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sergio Sá Leitão; do Diretor do MIS Experience, Marcos Mendonça; do Presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf; do Diretor Comercial da Grande Exhibitions, Bruce Peterson; e do Secretário de Turismo, Vinicius Lummertz. Em seguida, os jornalistas fizeram a primeira visita no local. A abertura ao público será neste sábado (2 de novembro).

“São Paulo ganha seu primeiro espaço integralmente dedicado às exposições imersivas. É o primeiro da América Latina e do Brasil. Agora, ninguém precisa ir a Nova York, a Paris ou a Seul. É só vir a São Paulo.”, disse o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão.

A abertura das portas do MIS Experience acontece com uma exposição que revela a grandiosidade de um dos maiores artistas da humanidade: “Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio”. O formato oferece ao público a oportunidade de interagir de maneira inédita com uma obra de arte, por meio de uma exclusiva galeria com projeções.

“O MIS Experience coloca São Paulo em um patamar diferenciado no cenário cultural, pois é o primeiro espaço de imersão e projeção na América Latina. Poucos lugares no mundo têm locais como esse destinados a arte. Tenho certeza que será um novo polo cultural na cidade”, declarou Marcos Mendonça.

Com capacidade para receber cerca de mil pessoas por hora, o MIS Experience contou com um investimento de R$ 8,5 milhões – desde a reforma do prédio até os custos com a montagem da exposição. Os recursos foram financiados integralmente pela iniciativa privada com patrocínios de Bradesco, Cielo, Fiat, Pirelli, Sabesp e Vale S/A.

O museu deve atrair visitantes de todo o país, gerando um aumento na ocupação da rede hoteleira, no número de voos e, consequentemente, na geração de empregos. “O turismo é um dos grandes empregadores do Estado de São Paulo, emprega cerca de 3 milhões de pessoas de forma direta e praticamente o dobro indiretamente. Há um crescimento contínuo por meio da economia turística e, como resultado,  a geração de novos postos de trabalho”, declarou o secretário de Turismo do Estado, Vinicius Lummertz.

500 anos de um gênio

Inventor, artista, cientista, engenheiro, arquiteto, músico… Leonardo da Vinci foi um gênio em todos os sentidos da palavra. Em comemoração aos 500 anos do legado de Da Vinci, a exposição é a mais abrangente já organizada sobre o artista. Criada em parceria com o Museo Leonardo da Vinci, de Roma, e com o apoio de diversos especialistas e historiadores da Itália e da França, a mostra é considerada a investigação mais completa e detalhada sobre o trabalho de Da Vinci e revela o alcance de toda a sua genialidade.

“Estou muito contente em trazer essa exibição dos 500 anos da genialidade de Leonardo da Vinci, pois é um assunto fascinante para todos. É um exemplo para os jovens brasileiros. Leonardo nunca teve uma educação formal e todo o seu trabalho foi autodidata, aprendeu estudando, com o apoio do pai”, disse Bruce Peterson.

São 18 áreas temáticas em que os visitantes terão uma experiência multissensorial com animações gráficas em alta definição, combinadas a conteúdo multimídia e narrativa em áudio. A tecnologia permite uma vivência divertida, educativa e esclarecedora para pessoas de todas as idades e interesses, sejam elas amantes de arte e da história ou ainda aquelas que pela primeira vez terão a oportunidade de conhecer a mente do homem que lançou as bases para algumas das invenções mais notáveis da sociedade moderna, como o helicóptero, o automóvel, o submarino, o paraquedas e a bicicleta.

A montagem, realizada pela Grande Exhibitions, apresenta uma galeria imersiva (SENSORY4™) que transporta os visitantes para as profundezas da mente complexa e dinâmica de Leonardo da Vinci.

A exposição também oferece ao público a oportunidade de não apenas ver, mas interagir com cerca 100 obras exclusivas, incluindo máquinas, reproduções em tamanho real, animações e informações de seus trabalhos mais notáveis, e versões em tela tátil de seus códices.

A mostra também traz os Segredos de Mona Lisa – uma análise que revela porquê o quadro se transformou na pintura mais famosa do mundo. O estudo foi realizado no Museu do Louvre por Pascal Cotte, renomado engenheiro, pesquisador e fotógrafo de obras de arte.

Sobre o MIS Experience

O MIS Experience tem uma área expositiva de 1,7 mil metros quadrados e outros 800 metros quadrados de área de projeção e resulta de uma parceria com a Rádio e TV Cultura que amplia o trabalho realizado pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo, que agora conta com dois espaços para exposições.

Compartilhe!