HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + NotíciasGoverno de SP anuncia nova gestão da TV Cultura

Governo de SP anuncia nova gestão da TV Cultura

José Roberto Maluf é eleito para presidir a Fundação Padre Anchieta; José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, irá presidir o Conselho de Gestão

Nesta quarta-feira (22), o Governador João Doria e o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão anunciaram, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, os novos nomes da gestão da TV Cultura e da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da emissora. O novo presidente da entidade é o jornalista José Roberto Maluf, com experiência diretiva nos grupos Bandeirantes e SBT.

“Nossa intenção é ampliar a participação do setor privado no apoio à programação, tanto da TV como da Rádio Cultura”, afirmou o Governador João Doria, ao explicar que a busca por nomes com ampla experiência em emissoras de TV balizou a escolha do novo comando da Fundação Padre Anchieta e dos Conselhos Curador e Gestor. “O diálogo é excepcionalmente bom entre todos”, frisou.

O Secretário Sérgio Sá Leitão falou sobre a missão da nova gestão: “Temos como principal desafio manter a excelência da TV Cultura e seu foco em arte, cultura, informação, serviços e educação, ao mesmo tempo em que construímos a comunicação pública do século XXI, utilizando todos os meios e plataformas disponíveis para alcançarmos o maior número possível de pessoas com uma programação que atue como um vetor de construção da educação e da cidadania”,

O executivo de televisão José Roberto Maluf, que teve passagens vitoriosas pela Band e pelo SBT, assumirá a presidência executiva da Fundação Padre Anchieta. Ele foi eleito para a função em um processo de seleção conduzido pelo Conselho Curador da entidade, com a participação de uma empresa de head hunting, que indicou diversos nomes para votação. Em assembleia realizada no dia 20 de maio, Maluf recebeu 36 votos a favor, dois em branco e um nulo.

“Além de preservar a missão de incentivar a cultura, a informação e a educação, pretendo também atender o mercado dessas áreas, buscando mais audiência e receita, com novas possibilidades de licenciamento, venda de programas no Brasil e no exterior, movimentação imobiliária e aderência a outras plataformas”, declarou Maluf.

O Conselho Curador, por sua vez, terá o profissional de marketing e comunicação Antônio Prado Jr. como presidente; o jornalista Jorge da Cunha Lima como vice-presidente; e o jurista José Gregori como secretário. Eles também foram eleitos por conselheiros.

“O Conselho tem como função garantir a autonomia da Fundação e fazer uma televisão pró-cultura, pró-educação e pró-informação. Temos também o dever de construir cidadãos críticos e defender a cidadania. A população reconhece que nós somos a televisão que mais forma cidadãos críticos. Isso faz parte da nossa missão como Conselho e nós vamos continuar cumprindo”, declarou Antônio Prado Jr.

Conselho de Gestão
O governador João Doria anunciou também a criação do Conselho de Gestão da TV Cultura, que irá levar a ele e a Maluf sugestões para modernizar a emissora. O Conselho de Gestão vai atuar em conjunto com o Conselho Curador na busca da integração às novas tecnologias de transmissão e parcerias com o setor privado. O grupo atuará de forma voluntária e será presidido por Boni, um dos executivos mais importantes da história da TV no Brasil.

Ainda integram a equipe o Secretário de Cultura, Sérgio Sá Leitão; o Presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf; o Presidente do Conselho Curador, Antônio Prado Jr.; Marcelo Duarte; Ricardo Scalamandré; Bruno Barreto; Chico Zaidan Mendez; José Maurício Fittipaldi; Matias Antonio Jacinto; Phillipe Carrasco; Roberto Buzzoni e Roberto Giannetti.

Compartilhe!