HomeAssessoria ReleasesGestão financeira, comunicação e políticas públicas são temas das oficinas do MIA, um dos principais festivais de Música Instrumental

Gestão financeira, comunicação e políticas públicas são temas das oficinas do MIA, um dos principais festivais de Música Instrumental

Primeira edição on-line do festival traz uma série de oficinas dedicadas aos profissionais do mercado musical

Desde 2015, o Festival de Música Instrumental – MIA vem se consolidando como um dos principais pontos de encontro de artistas da música instrumental brasileira. Este ano, a programação foi toda apresentada no ambiente virtual e contou com diversos músicos, entre eles, João Bosco, Mariá Portugal, François Muleka, Xenia França, Josyara, Kiko Dinucci e Letieres Leite, com apresentações e conversas disponíveis nas plataformas digitais de Oficinas Culturais. Uma parte da agenda leva oficinas de formação que pretendem promover o diálogo entre os profissionais da música e o mercado, por meio de inscrição prévia e via plataforma Zoom. O link da sala será enviado aos inscritos pelo e-mail.  

A seguir, as oficinas que encerram a parte formativa da 6ª edição do Festival de Música Instrumental – MIA, do Programa Oficinas Culturais, uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e gerenciado pela Poiesis. Os encontros virtuais ocorrem das 19h às 22h.

Oficinas 

Em Gestão financeira para projetos e artistas, Erick Krulikowski, com 20 anos de experiência em gestão executiva e negócios, sócio-diretor da iSetor e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas, apresenta a oficina nos dias 16 e 18 de novembro, segunda e quarta-feira. A atividade traz conceitos fundamentais sobre a gestão financeira e contábil para que produtores, artistas ou empreendedores tenham melhor compreensão sobre como estruturar a parte financeira de iniciativas e carreiras artísticas, assim como facilitar o diálogo com profissionais das áreas de contabilidade e finanças. Inscrições estão abertas até o dia 2 de novembro e devem ser feitas por meio do formulário disponível neste link.

Bia Bem, especialista em comunicação digital, com foco em cultura, música e diversidade, trabalhando ao lado de profissionais como a comunicadora Rita Batista e as multiartistas Linn da Quebrada e Jup do Bairro, aplica a oficina Comunicação e Música nos dias 23 e 25 de novembro, segunda e quarta-feira. Os encontros seguem a partir da apresentação de panoramas, contextos e conceitos de linguagem, plataformas, pontos de atenção e oportunidades, demonstrando as possibilidades de divulgação para artistas que buscam ampliar o alcance de seu trabalho. As inscrições estão abertas até 9/11 neste link.

 

A oficina Música e políticas públicas: histórico e perspectivas, nos dias 8 e 10 de dezembro, terça e quinta-feira, é coordenada por Dani Ribas, diretora de pesquisa do DATA SIM e da Sonar Cultural Consultoria, além de prestar consultoria a artistas, selos e managers. Ribas apresenta, pela atividade, um histórico das políticas culturais, da Lei Rouanet, até hoje principal fonte de financiamento à área musical, ao Sistema Nacional de Cultura. Em seguida, aborda a dimensão econômica da música e das perspectivas para o setor num momento marcado pela digitalização acelerada. Inscrições abertas até 30/11 neste link

Para quem deseja rever as apresentações musicais e conversas que integraram o MIA 2020 on-line, acesse o canal de YouTube do Programa Oficinas Culturais – clique aqui. Mais informações da programação virtual estão no hotsite https://poiesis.org.br/maiscultura/

SERVIÇO:

Oficinas do Festival de Música Instrumental – MIA 2020

Gestão financeira para projetos e artistas
Com Erick Krulikowski 

16 e 18/11 – segunda e quarta-feira – 19h às 22h

Inscrições até 2/11 | Seleção: análise da ficha de inscrição
30 vagas | Classificação indicativa: a partir de 16 anos

Plataforma: Zoom

Para se inscrever, clique aqui: https://forms.gle/C7X7nWWEkGGkH4Ee9

Comunicação e Música

Com Bia Bem

23 e 25/11 – segunda e quarta-feira – 19h às 22h

Inscrições até 9/11 | Seleção: análise da ficha de inscrição

30 vagas | Classificação indicativa: a partir de 16 anos

Plataforma: Zoom

Para se inscrever, clique aqui: https://forms.gle/C7X7nWWEkGGkH4Ee9

Música e políticas públicas: histórico e perspectivas

Com Dani Ribas

8 e 10/12 – terça e quinta-feira – 19h às 22h

Inscrições até 30/11 | Seleção: análise da ficha de inscrição

30 vagas | Classificação indicativa: a partir de 16 anos

Plataforma: Zoom

Para se inscrever, clique aqui: https://forms.gle/C7X7nWWEkGGkH4Ee9

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços:  Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!