HomeA Secretaria Assessoria Assessoria ReleasesFotógrafo Sandro Miller fala sobre sua exposição em homenagem a mestres da fotografia. No MIS-SP

Mostra “Malkovich, Malkovich, Malkovich”, que traz o ator John Malkovich em releituras de 61 imagens icônicas, fica em cartaz no MIS-SP até o dia 17 de junho

No dia 26 de maio, o fotógrafo norte-americano Sandro Miller realiza uma palestra sobre sua exposição, Malkovich, Malkovich, Malkovich: homenagem aos mestres da fotografia, em cartaz no MIS-SP, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. O bate-papo acontece às 15h00 no Auditório MIS-SP e tem entrada gratuita, os interessados devem retirar o ingresso com uma hora de antecedência.

Aos dezesseis anos, ao conhecer o trabalho de Irving Penn, Sandro Miller sabia que queria se tornar fotógrafo. Autodidata, Sandro se apoiava em livros publicados por muitos dos grandes artistas aclamados na história da fotografia. Por meio dessas fotos, ele aprendeu a arte da composição, da iluminação e do retrato. Mais de trinta anos depois, com clientes que vão de Forbes, GQ e Esquire até American Express, Coca-Cola e BMW, Sandro conquistou seu lugar como um dos maiores fotógrafos de publicidade do mundo.

Seu sucesso no mundo comercial lhe permite dar continuidade a seus projetos pessoais, que incluíram trabalhar em Cuba, fotografar músicos de blues nos Estados Unidos, vários grupos de dança e projetos de longa duração com John Malkovich, velho amigo e colaborador. Sandro conheceu Malkovich no final dos anos 1990, em um trabalho para o Steppenwolf Theatre. Mais de dezesseis anos depois, Sandro e John ainda colaboram, o que pode ser visto em seu último projeto, Malkovich, Malkovich, Malkovich: Homenagem aos mestres da fotografia.

Em 2013, Sandro decidiu realizar um projeto para homenagear os homens e mulheres cujas fotografias ajudaram a moldar sua carreira. Depois de selecionar 35 imagens para emular, Sandro entrou em contato com Malkovich, que imediatamente concordou em participar. Sobre Malkovich, Sandro declara: “John é a pessoa mais brilhante e prolífica que conheço. Sua genialidade é incomparável. Posso sugerir um estado de espírito ou uma ideia, e dentro de instantes ele literalmente se transforma no personagem bem diante dos meus olhos. Ele tem muita confiança no meu trabalho e em nosso processo… sou abençoado por tê-lo como amigo e colaborador”.

Malkovich, Malkovich, Malkovich: Homenagem aos mestres da fotografia homenageia fotografias que tiveram influência sobre Sandro. Entre as obras, estão a fotografia de Truman Capote em um canto, de Irving Penn; as fotografias de Marilyn Monroe feitas por Bert Stern; a imagem de uma mãe migrante, de Dorothea Lange; o autorretrato de Robert Mapplethorpe com uma arma; a imagem icônica de John Lennon e Yoko Ono, de Annie Leibovitz; a foto clássica de um menino com uma granada, de Diane Arbus; e o apicultor de Richard Avedon, entre muitas outras.

John Malkovich é considerado um dos maiores atores norte-americanos do século XXI. Em Malkovich, Malkovich, Malkovich: Homenagem aos mestres da fotografia, ele comprova sua propensão camaleônica, transformando-se em Albert Einstein, Che Guevara, John Lennon e Andy Warhol. Tirando proveito de sua vasta habilidade e do incrível olho fotográfico de Sandro, a exposição reverencia a história fotográfica através da genialidade de um fotógrafo e sua musa.

A exposição, que conta com curadoria de Anne Morin, já passou por diversos países como EUA, Rússia, China, Espanha, Hungria e Noruega. São Paulo é a primeira cidade da América Latina a recebê-la.

A palestra de Sandro Miller integra a programação de aniversário do MIS-SP, que acontece nos dias 26 e 27 de maio, além de diversas atrações a comemoração terá entrada gratuita para o Maio Fotografia no MIS-SP.

Sobre Sandro Miller

Sandro Miller nasceu em 1958 em Illinois (EUA). Seu trabalho editorial foi apresentado em diversas publicações como Communication Arts, ESPN Magazine, Eyemazing, Forbes, GQ, Graphis, Newsweek, New York Magazine, The New Yorker, Esquireiro Russo e Time. No Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions em 2011, Sandro recebeu o prêmio Saatchi & Saatchi Best New Director Award (Melhor Novo Diretor) pelo seu curta Butterflies com John Malkovich. Em 2015, Sandro foi homenageado com o Prêmio Internacional do Fotógrafo do Ano pela Fundação Lucie pela série Malkovich, Malkovich, Malkovich: homenagem aos mestres da fotografia.

PALESTRA COM SANDRO MILLER
26 de maio (sábado)
Local Auditório MIS-SP (172 lugares)
Ingresso
Gratuito – retirada de senha com uma hora de antecedência na Recepção MIS
Duração 60 minutos

MAIO FOTOGRAFIA NO MIS-SP 2018
Até 17 de junho de 2018
Horário terças a sábados, das 12h00 às 21h00; domingos e feriados, das 11h00 às 20h00
Local Espaço Redondo, Espaço Expositivo 1º andar, Espaço Expositivo 2º andar, Nicho e Foyer do Auditório MIS-SP
Ingresso
R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) –Terças-feiras entrada gratuita

Museu da Imagem e do Som – MIS-SP
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18,00
Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

RelatedPost