HomeAssessoria ReleasesFilme Tempo de despertar ganha sessão e debate no #CineCiência de outubro

Filme Tempo de despertar ganha sessão e debate no #CineCiência de outubro

Programa mensal do MIS será no dia 21, domingo, com entrada gratuita; após a sessão do longa, estrelado  por Robert de Niro e Robin Williams, o psiquiatra José Eduardo Sant’Anna Porto analisa com o público as questões apresentadas na trama

A edição de outubro do #CineCiência do MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, exibe o filme Tempo de despertar (Awakenings, EUA, 1990, dir Penny Marshall), protagonizado por Robert de Niro e Robin Williams. Após a sessão, o psiquiatra José Eduardo Sant’Anna Porto e o curador do projeto, José Luiz Goldfarb, irão discutir com o público as questões sobre saúde mental apresentadas no longa.

O filme se passa em 1969, em Nova Iorque, onde médico neurologista Malcolm Sayer trabalha como médico psiquiátrico. No hospital, encontram-se vários pacientes que, aparentemente, estão catatônicos. Sayer sente que eles estão só “adormecidos” e que, se forem medicados da maneira certa, poderão ser despertados. Pesquisando sobre o assunto, ele chega à conclusão de que os pacientes sofrem de encefalite letárgica, e que a droga L-DOPA, usada em pacientes com o mal de Parkinson, poderia ser o medicamento ideal para tratá-los. Sayer é autorizado pelo diretor do hospital a submeter apenas um paciente ao novo tratamento; ele escolhe Leonard Lowe, que estava “adormecido” há décadas. Gradualmente, Lowe se recupera, e Sayer passa a administrar o L-DOPA nos outros pacientes, que imediatamente apresentam sinais de melhora e mostram-se ansiosos em recuperar o tempo perdido. Mas, infelizmente, Lowe começa a apresentar estranhos e perigosos efeitos colaterais.

O #Cineciêcia de outubro será realizado no dia 21, domingo, às 16h. A entrada é gratuita (retirada de ingresso com 1h de antecedência na recepção).

Debatedor: José Eduardo Sant’Anna Porto – Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes. Professor visitante da Columbia University NY.

Especialista em Psiquiatria pelo HSPE-IAMSPE e pela Associação Brasileira de Psiquiatria.

Encarregado do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Hospital do Servidor Público Estadual – IAMSPE. Pesquisador no PEPG em História da Ciência – PUC/SP (CESIMA), com foco em História da Psiquiatria e da Psicofarmacologia.

 

Mediador: José Luiz Goldfarb Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Diretor e membro do Conselho da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC/SP. É também Assessor Geral da Presidência da Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo e diretor do KKL Brasil. Membro do conselho deliberativo da Associação Amigos do Museu Judaico de São Paulo, coordenador do projeto #Rede MIS, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. É também Membro Honorário da Academia Paulista de Educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: história da ciência e ciência no século XVII, influências herméticas em Isaac Newton, ciência e religião, história da ciência no Brasil; bibliotecas públicas, políticas públicas de promoção do livro e da leitura, judaísmo, cinema, e elaboração, produção, viabilização e implantação de projetos e eventos culturais, e gestão de presença em redes sociais

 

S e r v i ç o

#CineCiência | Tempo de Despertar

Data: 21 de outubro de 2018

Horário: domingo, das 16h às 19h

Local: Auditório LABMIS – 66 lugares

Ingressos: os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18,00. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

 

Informações para a imprensa – MIS:
Clarissa Janini | clarissa.janini@mis-sp.org.br | (11) 2117 4777, r 312
Marina Castro Alves | marina.castroalves@mis-sp.org.br | (11) 2117 4777, r 363

Informações para a imprensa – Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br
Elisabete Alina – (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Compartilhe!