HomeDESTAQUES ESPECIAIS A Secretaria Programa de Integridade Assessoria ReleasesFevereiro no Museu da Imigração: programação envolve refúgio e mobilidade humana

Fevereiro no Museu da Imigração: programação envolve refúgio e mobilidade humana

Foto: Adriano Vizoni/Folhapress

Cronograma da primeira quinzena do mês também inclui contação de história

Desde março de 2020, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – promove um intenso calendário de atividades online para manter o público próximo às reflexões acerca dos fluxos migratórios e temas correlatos. Na primeira quinzena de fevereiro, a programação acontecerá no ambiente digital, com oficina e lives e, também, presencialmente, com inauguração de exposição e contação de história.

A primeira atração do mês será um diálogo sobre a construção de pautas humanitárias no jornalismo no dia 02 (terça-feira), às 17h, no Zoom. Em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e Folha de S.Paulo, o encontro, voltado para jornalistas e estudantes de comunicação, contará com a participação do assessor de comunicação da ACNUR, Miguel Pachioni, da jornalista da Folha de S.Paulo e uma das coordenadoras do projeto, Flávia Mantovani, e do jornalista refugiado da Venezuela, Carlos Escalona. A mediação ficará sob responsabilidade do antropólogo e pesquisador do MI, Thiago Haruo, e os interessados em prestigiar devem se inscrever antecipadamente.

A oficina virtual acontecerá em convergência a inauguração da exposição fotográfica “Quem conta essa história: jornalistas refugiados ou refugiados jornalistas?” – desenvolvida a partir de uma iniciativa conjunta entre a organização da ONU, o jornal e o Museu –, marcada para o dia 03 (quarta-feira), no complexo da antiga Hospedaria do Brás. Até 30 de maio, o público terá a oportunidade de conhecer os motivos do deslocamento forçado, a trajetória e o processo de integração de quatro jornalistas, que deixaram seus países de origem em busca de proteção internacional no Brasil.

Como parte da temática “Mobilidade Humana e Coronavírus”, publicada desde março no Blog do CPPR, a série de lives “A situação das mobilidades humanas na pandemia” promoverá, mensalmente, uma entrevista com um migrante para tratar da experiência pessoal dentro dessa realidade. O primeiro bate-papo do projeto será realizado no dia 11 (quinta-feira), às 17h, no Instagram. Na ocasião, o pesquisador da instituição, Thiago Haruo, conversará com a Rawa Alsagheer sobre o cenário pandêmico na Palestina, o refúgio no Brasil e as dificuldades de trabalho com a atual situação.

Encerrando as ações da primeira quinzena, a mediadora de leitura do espaço “Semear Leitores”, Gabrielli Chagas, apresentará a história “Nosso amigo Ventinho” em uma contação lúdica e divertida no dia 13 (sábado), às 15h, diretamente do MI. Além de acompanhar presencialmente, as famílias poderão assistir sem sai de casa a partir de uma live no Instagram.

Serviço

Oficina “Diálogo sobre a construção de pautas humanitárias no jornalismo”

Data: 02 de fevereiro

Horário: 17h

Plataforma: Zoom

Inscreva-se

Inauguração Exposição Temporária “Quem conta essa história: jornalistas refugiados ou refugiados jornalistas?”

Data: 03 de fevereiro

Horário: quarta a domingo, das 11h às 17h

Local: Museu da Imigração

 

Live Série “A situação das mobilidades humanas na pandemia”

Data: 11 de fevereiro

Horário: 17h

Plataforma: Instagram

Contação de História “Nosso amigo Ventinho”

Data: 13 de fevereiro

Horário: 15h

Local: Museu da Imigração

Plataforma Live: Instagram

 

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Tel.: (11) 2692-1866

Fechado nos dias 06 e 07 de fevereiro

Funcionamento: de quarta a domingo, das 11h às 17h (fechamento da bilheteria às 16h).

R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição

www.museudaimigracao.org.br

Compartilhe!