HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + NotíciasSecretário Sérgio Sá Leitão entrega grau de Comendador da Ordem do Ipiranga a Arnaldo Cohen

Secretário Sérgio Sá Leitão entrega grau de Comendador da Ordem do Ipiranga a Arnaldo Cohen

Governo do Estado concede mais alta honraria ao artista, por sua contribuição à cultura

 Na noite desta sexta-feira (19), o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão entregou ao pianista Arnaldo Cohen o grau de Comendador da Ordem do Ipiranga, em cerimônia de homenagem no Auditório Claudio Santoro, durante o Festival de Inverno de Campos do Jordão. A medalha é concedida a cidadãos brasileiros e estrangeiros que prestaram serviços de excepcional relevância aos paulistas e ao Estado de São Paulo.

“Com muita honra, entrego esta homenagem, em nome do Governador João Doria, a um grande músico brasileiro que tanto nos orgulha e que representa magnificamente a música clássica brasileira. A trajetória de Arnaldo Cohen está muito ligada ao Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ele não só se apresentou diversas vezes no evento como compartilhou sua excelência e talento com muitos jovens músicos que participaram do programa pedagógico do Festival”, declarou Sérgio Sá Leitão.

“Arnaldo Cohen é um dos maiores pianistas de todos os tempos, celebrado em todo o mundo. É um orgulho para nós todos tê-lo aqui, dividindo o palco com os músicos da Camerata do Festival, formada pelos bolsistas do programa pedagógico do evento”, declarou Marcelo Lopes, diretor executivo da Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

O pianista recebeu a medalha e ressaltou o valor do reconhecimento para toda a sociedade. “A história mostra claramente a importância da cultura na formação de qualquer povo civilizado. Por isso, eu me sinto, com esta comenda, muito honrado e também muito esperançoso de ver que nossos líderes consideram a cultura importante não só para nós artistas, mas para todos os cidadãos”, disse Arnaldo Cohen.

Após a homenagem, Cohen apresentou concerto ao lado da Camerata do Festival, sob a regência do maestro brasileiro radicado na Áustria, Lavard Skou-Larsen. No repertório, “O rapto do serralho” e “Concerto nº 17 para piano em sol maior”, de Mozart, e “Sinfonia nº 5 em dó menor”, de Beethoven.

Arnaldo Cohen

Professor da Indiana University, uma das mais renomadas universidades americanas, o pianista Arnaldo Cohen encantou milhares de cidadãos de São Paulo (e do mundo) em apresentações no Auditório Claudio Santoro e dividiu seu conhecimento, talento e técnica com centenas de músicos bolsistas, atuando como professor do Festival de Inverno de Campos do Jordão. O pianista contribuiu significativamente para a qualidade e reconhecimento do Festival de Inverno desde suas primeiras edições e ao longo de toda a sua história.

Festival de Inverno de Inverno de Campos do Jordão

Realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e pela Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, o Festival de Inverno de Campos do Jordão chega a sua 50ª edição em 2019, consolidando-se como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, oferecendo aos bolsistas a vivência com importantes nomes da música nacional e internacional e, paralelamente, a uma programação cultural de qualidade – em grande parte gratuita –, de concertos clássicos e sinfônico-populares, que beneficiam não somente a cidade de Campos do Jordão, mas todo o entorno, ampliando as oportunidades de acesso à música erudita.

O Festival de Inverno acontece até 28 de julho, com programação em Campos do Jordão e em São Paulo. Confira as próximas apresentações em: https://www.festivaldeinverno.sp.gov.br/

Compartilhe!