HomeCultura + DESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + NotíciasFérias no Museu do Futebol têm brincadeiras clássicas e atividades especiais

Férias no Museu do Futebol têm brincadeiras clássicas e atividades especiais

O Museu do Futebol continua até 27 de janeiro com sua programação especial do “Férias no Museu” (de terça a domingo, das 10h às 17h, com entrada gratuita), com brincadeiras e atividades clássicas como amarelinha, dama, futebol de botão, jogo da velha, bambolê, dentre outras.

Algumas das brincadeiras têm horários definidos e acompanhamento de monitores, como Arco e Flecha, Oficina de Pipa, Circuito Treino de Futebol, Futebol de Duplas, Futebol com bexigas, Futebol de Sopro e Futebol Vendado.

No sábado dia 12/1, às 13h30, acontece a “Oficina de pebolim de mesa”, que utilizando materiais simples como papelão, cola, palitos e pregadores de roupas irá construir com os participantes seus próprios brinquedos. A oficina é gratuita e é necessário retirar senha com 30 minutos de antecedência.

No domingo dia 13/1, às 11h30 e às 13h30, a intervenção artística “Nas abas do meu cordel” aproxima o publico da cultura brasileira. Os artistas da Cia da Matilde se misturam com seus instrumentos musicais, chamando a atenção por meio de cantigas, histórias rimadas, trava línguas e adivinhas, contando a história do cordel, de Patativa do Assaré, João Peron e outros.

Nos finais de semana, de 19 a 27 de janeiro, dois esportes de neve que gera muito interesse e curiosidade chegam ao Brasil em versões de verão: o Curling e o Bobsled.

O Curling é um esporte tradicional dos Jogos de Inverno realizado em uma pista de gelo, em que uma série de pedras são jogadas com o objetivo de ficar mais próxima do alvo, marcado do outro lado da pista. O street curling é uma forma adaptada de se jogar este esporte em países tropicais, cujo objetivo principal é oferecer aos visitantes uma vivência e que entendam a dinâmica do esporte.

A pista montada não é de gelo, e sim de um plástico resistente. As pedras possuem uma espécie de rodinha, que facilita o deslocamento. O Street curling é um esporte inclusivo podendo ser jogado independente de limite de idade, sexo ou condicionamento físico.

O Bobsled é um trenó de gelo para quatro pessoas que desliza sobre um tobogã. No Museu do Futebol, o esporte será vivenciado virtualmente, por meio da tecnologia de óculos de realidade virtual, que proporcionará aos visitantes a imersão neste esporte dos Jogos de Inverno.

As atividades desta edição do programa Férias no Museu foram inspiradas na exposição temporária “Clássico é Clássico e Vice-Versa”, em exibição até 03/02, e que conta com patrocínio do Grupo Globo e apoio da TV Globo e do SportTV, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Com o tema brincadeiras clássicas, as atividades ocorrem na área externa do Museu com a presença de monitores. Pebolim, futebol de botão, pula corda, jogo da velha, bambolê, futebol de dedo, ping-pong e amarelinha são algumas das brincadeiras que a criançada poderá curtir e os adultos reviverem a infância.

O acesso ao espaço “Férias no Museu” é gratuito e para visitar o Museu do Futebol é necessário adquirir o ingresso na bilheteria. Às terças, o Museu tem entrada gratuita para todos os visitantes.

Aos finais de semana, as tradicionais atividades conduzidas pela equipe de educadores do Museu continuarão sendo realizadas: visitas mediadas, oficinas, jogos e Espaço Dente de Leite para que todos aproveitem ainda mais o passeio. Todas elas estão no site www.museudofutebol.org.br 

Se vier de carro, drible os flanelinhas. Estacione na Praça Charles Miller com Zona Azul Digital, a R$ 5 por três horas.

onde fica?

Compartilhe!