HomeAssessoria ReleasesFérias: Fábricas de Cultura têm atividades gratuitas para todas as idades

Férias: Fábricas de Cultura têm atividades gratuitas para todas as idades

Em janeiro, crianças e jovens poderão se divertir com

a programação das unidades das zonas norte e sul da cidade

Procurando programação de férias para as crianças? As Fábricas de Cultura –  instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – estão cheias de atividades gratuitas para todas as idades, no mês de janeiro. As zonas norte e sul da cidade terão oficina de dança do passinho, campeonato de futebol, gincanas, workshop de danças urbanas e atividades sobre astrologia e zodíaco. Algumas brincadeiras precisam de inscrições prévias, que podem ser feitas na recepção ou na biblioteca de cada unidade.

Você sabe o que é astronomia? Sabe como funciona o sistema solar? A equipe de Planetários de São Paulo irá até a Fábrica de Cultura Brasilândia, no dia 23, para compartilhar com o público as últimas descobertas astrológicas e alguns dos trabalhos desenvolvidos no espaço sideral. Astronomia e histórias do universo será das 15h às 17h; basta chegar e aprender! No mesmo horário, acontecerá a atividade História dos zodíacos e o que é astrologia?, que será um bate-papo sobre signos e mapa astral. Durante muito tempo, povos de diversos lugares do mundo guiaram suas decisões com base nas posições estrelares e planetárias. Nessa roda de conversa, Marcelo Sowello, realizador da World Dragon Day SP 2018, e a astróloga Thaís Rebechi contarão como são feitas as previsões e o que a astrologia diz sobre o ano de 2019.

Outra atividade que a criançada não pode perder é Férias é futebol na Fábrica, que será nos dias 15 e 17, das 15h às 17h, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. O campeonato de pelada é destinado para os maiores de 12 anos; para participar é só se inscrever. O time campeão vai levar para casa até troféu.

Ainda na zona norte da cidade, as crianças e os jovens poderão participar de uma atividade superdivertida com bambolês e bolas. A proposta da Gincana de pátio da escola é resgatar algumas brincadeiras de rua e da própria sala de aula para uma competição saudável e criativa. A atividade será no dia 22, às 15h, na Fábrica de Cultura Jaçanã. São oferecidas 25 vagas para maiores de 12 anos. Basta se inscrever na biblioteca e participar.

Quem gosta de dançar não pode perder as atividades da zona sul! A Fábrica de Cultura Jardim São Luís terá uma oficina de dança do passinho, aos domingos, de 13 a 27 – sempre das 14h às 17h. Toda comunidade está convidada para potencializar o movimento de dança da periferia com Edi Santos, integrante do grupo I’am Free Stylle, que ministrará as aulas. O passinho começou nas periferias do Rio de Janeiro no início dos anos 2000 e, hoje, já é um fenômeno até pelo mundo.

Já na Fábrica de Cultura Capão Redondo, o destaque da programação é o workshop de dança Inter-ação, com o grupo Interflow. No dia 27, das 12h às 19h, o público poderá aprender algumas práticas das danças urbanas com um grupo da própria comunidade. Além disso, a iniciativa busca arrecadar roupas de frio para moradores de rua e instituições carentes.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará: cursos e atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Astronomia e histórias do universo

Quarta-feira, 23/1 – das 15h às 17h

Faixa etária: Livre

Fábrica de Cultura Brasilândia

História dos zodíacos e o que é astrologia?

Quarta-feira, 23/1 – das 15h às 17h

Faixa etária: Livre

Fábrica de Cultura Brasilândia

Férias é futebol na Fábrica

Terça e quinta-feiras, 15 e 17/1 – das 15h às 17h

Faixa etária: a partir de 12 anos

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Gincana de pátio da escola

Terça-feira, 22/1 – às 15h

Faixa etária: a partir de 12 anos

Vagas: 25

Fábrica de Cultura Jaçanã

Oficina de dança do passinho

Domingos, de 13 a 27/1 – das 14h às 17h

Faixa etária: Livre

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Workshop de dança Inter-ação

Domingo, 27/1 – das 12h às 19h

Faixa etária: Livre

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508

Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138

Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360

Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoerinha

Rua Franklin do Amaral, 1575

Telefone: (11) 2233-9270

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Rua Bacia de São Francisco, s/n

Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Rua Antônio Ramos Rosa, 651

Telefone: (11) 5510-5530

Funcionamento de todas as unidades: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h

Site: www.fabricasdecultura.org.br

Poiesis – Coordenação de Comunicação

Carla Regina | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Assessoria de Imprensa

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Elisabete Alina Skwara | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues | (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Compartilhe!