HomeCultura + NotíciasFérias de julho nas instituições da Secretaria – confira a programação

Férias de julho nas instituições da Secretaria – confira a programação

Exposições, visitas educativas, jogos e brincadeiras estão entre as atrações oferecidas aos pequenos

Durante todo o mês de julho, as instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo oferecem programação especial de férias com atividades para crianças de todas as idades, em várias regiões da cidade e do Estado.
Confira a programação das bibliotecas, museus e Fábricas de Cultura, além do Festival de Inverno de Campos do Jordão:
BIBLIOTECAS
Biblioteca Parque Villa-Lobos promove, no sábado (6), às 10h, o “Campeonato de Videogame – Futebol Digital 2019”, em que cada criança vai representar um clube. Nos dias 10 (quarta), às 15h, e 20 (sábado), às 14h, a ação “Pontos MIS – Férias” exibe a animação Bruxarias, de Virginia Curiá, sobre uma menina que vende produtos medicinais com sua avó; o sucesso nas vendas desperta o interesse de Rufa, que decide raptar a senhora e roubar a receita secreta da família. No domingo (28), a sugestão é o  “Domingo no Parque”, que terá contação de histórias com a Cia. Duo Encantado.
Biblioteca de São Paulo realiza, na terça (2) e quarta (3), às 13h, a “Oficina de Brownies Modernos”. Sob o comando da chef Danielle Trolezi, os participantes vão aprender a transformar a guloseima em um docinho fino. Nos domingos (7 e 21), no Parque da Juventude, acontece o “Domingo no Parque”, com sessões do programa Lê no Ninho e contação de histórias com a Cia. Duo Encantado e a Cia. Farnel de Artes. No dia 21, às 14h30, o “Sarau na BSP” recebe o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo, que une literatura, canto e poesia. Nos dias 19 (sexta), às 15h30, e 28 (domingo), às 14h, a ação “Pontos MIS – Férias” também exibe a animação Bruxarias, de Virginia Curiá. O “Campeonato de Videogame – Futebol Digital 2019” na BSP acontece na quarta (17), às 11h.
MUSEUS
Na Casa das Rosas, crianças de até três anos vão explorar cores e formas, na “Oficina Impressões Botânicas”, que acontece de 9 a 12 de julho, às 15h, e no domingo (28), às 10h30. No domingo (14), às 15h, acontece a “Contação de Histórias: Histórias dos Oráculos”, com o educador Danilo Minharro.
No Museu do Café, em Santos, de 3 a 28 de julho, das 11h às 17h, as crianças vão se divertir com a piscina de bolinhas, o pula-pula, as fantasias e os jogos educativos do “Espaço Café com Leite”. Na segunda (8) e na terça (9), o roteiro lúdico infantil “Café, cafezal, cafezal zinho” será às 14h. Ainda na terça (9), às 15h, acontece o “Teatro de Fantoches”. Já no sábado (13), às 15h, a “Peneira do Saber” explora curiosidades sobre o café. Na “Oficina de Mini Barista”, dias 14 (domingo) e 27 (sábado), os baristas da casa ensinam a criar desenhos decorativos conhecidos como “Latte Art”. Já nos domingos (21 e 28) acontece a “Varandinha Pedagógica”, com apresentação sobre o cotidiano de profissões exercidas em museus.
Museu Catavento promove a ação “Catavento no Shopping Vila Olímpia”, de 28 de junho a 28 de julho, de domingo a sexta, das 13h às 20h30, e sábados e feriados, das 10h às 20h30. A exposição de experimentos científicos do Museu vai despertar a curiosidade das crianças para a ciência. Nos finais de semana, às 14h, a “Oficina de Terrário” ensina os participantes a construir um ecossistema dentro de um ambiente lacrado, que poderá ser levado para casa. De 29 de junho a 28 de julho, o público pode visitar a exposição imersiva “Uma Fina Camada”, sobre a atmosfera terrestre. Já de 2 a 28 de julho, das 10h às 15h30, o “Espaço Drone” proporciona uma experiência com a tecnologia, além de exibir uma mostra com diferentes modelos. De 2 a 7 de julho, às “Oficinas de Colagem e Desenho” estimulam a produção de brinquedos com materiais reciclados.  Para as crianças de 4 a 10 anos, nos dias 3 e 4, às 13h, o “Teatro de Fantoches – Educando para o Trânsito mais Consciente” transmite, de forma lúdica, noções de como se comportar de forma segura no trânsito. De 4 a 21 de julho, às 11h30, 13h30 e 15h, o espetáculo “Química em Show” convida o público a assistir experimentos com fenômenos como misturar líquidos e segurar fogo com as mãos sem se queimar. Nas “Oficinas LEGO Education – Desafio das Torres”, que vão de 9 a 28 de julho, das 9h30 às 15h30, o objetivo é superar desafios para construir a torre de LEGO mais criativa e resistente. Na quarta (17), das 9h às 17h, a nova exposição permanente “Embalagens, Resíduos e Reciclagem”, aprofunda os conhecimentos do público sobre os temas reciclagem e coleta seletiva. De 23 a 28 de julho, em várias sessões, as atividades do programa “Na Pista Certa”, ensinam de maneira lúdica a importância da sinalização viária, das regras de convivência e de valores como a solidariedade, o respeito, à inclusão e a gentileza.
Museu Afro Brasil realiza, na quarta (10), às 11h30, e na sexta (12), às 15h30, a ação “Brincar África Brasil”, com brincadeiras do Congo e do Brasil. Na quarta (17), às 11h30, e na sexta (19), às 15h30, a atividade “Tuscana” ensina palavras e expressões nas línguas Inglesa e Kikongo para a criançada. Para os adolescentes, na quarta (24), acontece o “LARP (Live Action Roleplaying) – Uma Manhã no Museu“, jogo em que os participantes se aproximam dos objetos e obras de arte do acervo por meio de jogos cênicos.
MIS promove, no sábado (6), a partir das 11h, o “Cine Kids – Maratona Toy Story”, com os três primeiros filmes da saga estrelada pelos personagensWoody e Buzz Lightyear.
No Museu da Imigração, entre 3 e 28 de julho, das 11h às 17h, o espaço “Mundo de Brincar” disponibiliza brinquedos, cama elástica, cantinho para leitura, desenhos para colorir e piscina de bolinhas para os pequenos. Em todas as quartas do mês (3, 10, 17 e 24) acontece a atividade “Tardes de Desenho”, para crianças de 7 a 11 anos. Na quinta (11), às 15h, a oficina “Bicho Dança” trabalha os movimentos, gestos, formas e sons inspirados no mundo animal e nos elementos da natureza. Já no sábado (13), às 14h, a “Pintura de Inverno para Bebês”, para os pequenos de até 3 anos, promove uma atividade lúdica e sensorial com cores, formas, linhas, texturas, movimentos, luz e sombra. Para participar é necessário se inscrever pelo email: inscricao@museudaimigracao.org.br.
Museu de Arte Sacra realiza, em todos os sábados do mês (6, 13, 20 e 27), às 15h, a “Desenhança”, atividade em que os participantes investigam, a partir de desenhos, a nova coleção de pinturas ibero-americanas incorporadas ao acervo do museu. Cada dia de oficina terá uma temática: Moda (6), Natureza (13), Figura Humana (20) e Arquitetura (27).
No Museu do Futebol, no domingo (21), às 10h, acontece a “2ª Copa Paulista de Pro Soccer Evolution”, com atletas do mundo digital de todo o Brasil e competidores internacionais. Nos dias 6, 7, 13, 27 e 28 de julho, a partir das 10h, a “Troca de Figurinhas” promove futmesa, bater–bafo, quiz digital e chute a gol. No sábado (20) e domingo (21), às 10h30, o “Espaço Dente de Leite”, dedicado a bebês e crianças de até 3 anos, oferece contação de histórias em português e Libras com a educadora Mirela Estelles.
Museu Felícia Leirner promove, em todas as terças do mês (2, 9, 16, 23 e 30), as atividades: “Moldando Expressões”, com ensino de técnicas de escultura e narração da história da artista Felícia Leirner; “Caça aos Detalhes”, um convite para observar e explorar a coleção de esculturas do museu; e “Twister Musical”, jogo que ensina as notas musicais.
No Museu Índia Vanuíre, na quinta (18) e sexta (26), às 9h, a “Oficina de Artesanatos Indígenas” ensina a confeccionar objetos de arte. Na terça (23), às 9h, a atividade “Contação de Histórias e Confecção de Fantoches” leva as crianças a refletirem sobre histórias, fábulas e lendas.
Museu Casa de Portinari oferece, em todas as terças do mês, às 10h, a atividade “Jardim de Portinari”, com produção de colagens feitas com papéis, fotografias, fitas e tecidos. Nas quintas, às 10h, a oficina “Amarelinha” explora jogos e brincadeiras. Aos domingos, também às 10h, a “Oficina Jogo de Tabuleiro” favorece a atividade mental das crianças e aumenta a capacidade de cálculo, raciocínio e concentração.
FÁBRICAS DE CULTURA
Na Fábrica de Cultura Brasilândia, na terça (2) e quinta (4), das 10h às 12h e das 15h às 17h, o “Curso de Karaokê” ensina a cantar com base em gêneros musicais como o funk, samba, sertanejo e MPB. A oficina de Stencil Art apresenta breve histórico do grafite, seus estilos e tendências, nos dias 2 e 4, 10 e 11, das 14h às 18h. O workshop “Slackline Outdoor”, na quarta (3), das 14h às 16h, trabalha o equilíbrio corporal pela iniciação e experimentação do aparelho por técnica praticada sobre uma fita.
A Fábrica de Cultura Capão Redondo promove a “Social Dancers & Steps”, aula de danças urbanas com improvisação e coreografias, nos dias 18, 23 e 25, das 14h30 às 16h45. A oficina “Fazendo Slime” acontece na quinta (18), às 10h, e ensina a produzir a geleca de texturas que vem viralizando na internet.
Na Fábrica de Cultura Jaçanã, a oficina “Práticas Corporais para Teatro” propõe jogos de iniciação cênica para todas as idades. Na quarta (17), das 14h às 17h, o curso “Cortinas de Memórias – Bordado” ensina a confeccionar cortinas de voil. No mesmo dia, das 14h às 16h, a oficina “Brinquedos com papelão” mostra a múltipla funcionalidade de caixas de papel.
Fábrica de Cultura Jardim São Luís oferece, de terça a sexta (2 a 5), das 13h às 15h, o curso “Tranças, turbantes e cuidados para cabelos crespos”, com apresentação de poemas que levam à reflexão. Na terça (2), das 14h às 17h, é a vez do workshop “Vivência com drone”, que vai ensinar conceitos básicos  de manipulação e condução do equipamento aéreo. Na sexta (5), das 13h às 16h, o workshop “Carrinhos de Rolimã” ensina a construir o brinquedo de madeira.
Na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, na sexta (19), às 14h, o “Curso de Lambe-lambe” ensina a técnica por meio de aplicativos, programas online e stencils. Na quarta (10), às 14h, o workshop “Horta-Fábrica de alimentos” ensina a desenvolver uma estrutura básica para produzir sua própria alimentação. Já na quarta (24), às 14h, a oficina “Fotografia com Celular” ensina a melhorar o uso da câmera do telefone.
Fábrica de Cultura Diadema oferece, na quarta (24) e na sexta (26), às 9h30, o curso “Introdução ao Universo do Palhaço”, com jogos, acrobacias e esquetes. Na quinta (18), às 9h30, o workshop “Vivência de Pintura Digital” desenvolve ensaio fotográfico a partir do desenho e do colorir por cima das fotos dos participantes, com caneta digital. Já na quarta (24), às 14h30, a oficina “Roda de Tambores” trabalha habilidades interpessoais, como a colaboração, a escuta e o protagonismo.
Na Fábrica de Cultura Vila Curuçá, a programação de férias conta com atividades gratuitas de dança, música, teatro, circo, artes visuais e capoeira até o fim do mês. O público pode participar também de atividades nos Ateliês de Criação e nas Trilhas de Longa Duração.
FESTIVAIS
Na programação do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, no sábado (13), às 11h, o “Coro Infantil da OSESP” se apresenta na Praça do Capivari, com regência do maestro Teruo Yoshida e repertório com clássicos infantis, como a canção mexicana ‘La Cucaracha’.
Serviço
Festival de Campos do Jordão – “Coro Infantil da OSESP na Praça do Capivari”
Local: Praça São Benedito –  Vila Capivari – Campos do Jordão – SP
Horário: 11h
Gratuito
https://www.festivalcamposdojordao.org.br/programacao
BIBLIOTECAS 
Biblioteca Parque Villa-Lobos
Av. Queiroz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3024-2500
Funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30.
Acessibilidade no local
Gratuito
www.bvl.org.br
Biblioteca de São Paulo
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – São Paulo – SP
Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul
Tel.: (11) 2089-0800
Funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30
Gratuito
Acessibilidade no local
www.bsp.org.br
MUSEUS 
Casa Mário de Andrade
Av. Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo – SP
Tel.: (11)  3666-5803 | 3826-4085
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 18h
Gratuito
Acessibilidade no local
https://www.casamariodeandrade.org.br/
Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Tel.: (11) 3285-6986 | 3288-9447
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h;domingos e feriados, das 10h às 18h
Gratuito
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Al. Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
Acessibilidade no local
https://www.casadasrosas.org.br/
Museu da Imagem e do Som – MIS-SP
Av. Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo – SP
Tel.: (11) 2117-4777
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Estacionamento pago no local
Grátis às terças. Todas as exposições do térreo têm gratuidade na entrada. Consulte os valores dos ingressos das exposições e eventos.
Acessibilidade no local
www.mis-sp.org.br
Museu da Imigração
R. Visconde de Parnaíba, 1316 São Paulo – SP
Metrô Bresser-Mooca (900m)
Tel.: (11) 2692-1866
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; domingos das 10h às 17h
Entrada: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia-entrada)
Acessibilidade no local
https://museudaimigracao.org.br/
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Av. Tiradentes, 676 – Luz – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3326-3336
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada: R$ 6,00 (inteira), R$ 3,00 (meia-entrada)
Estacionamento gratuito no local
Acessibilidade no local
https://museuartesacra.org.br/
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/nº – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3664-3848
Funcionamento: de terça a domingo, das 09h às 17h
Horários diferenciados de funcionamento  em  dias  de  jogos no Estádio do Pacaembu. Consulte o site museudofutebol.org.br.
Entrada: R$15,00 (inteira), R$7,50 (meia-entrada)
Entrada gratuita às terças
Estacionamento com Zona Azul | R$ 5,00
Acessibilidade no local
https://www.museudofutebol.org.br/ 
Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral – Parque Ibirapuera – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3320-8900
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h.
Entrada: R$6,00 (inteira), R$ 3,00 (meia-entrada)
Gratuidade aos sábados
Acessibilidade no local
https://www.museuafrobrasil.org.br/
Museu do Café
R. XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos – SP
Tel.: (13) 3213-1750
Funcionamento: de terça a sábado, das 09h às 17h; domingos, das 10h às 17h00.
Entrada: R$10,00 (inteira), R$5,00 (meia-entrada)
Entrada gratuita aos sábados
Acessibilidade no local
https://www.museudocafe.org.br/
Museu Casa de Portinari
Praça Candido Portinari, 298 – Centro – Brodowski – SP
Tel.: (16) 3664-4284
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada: gratuita
Acessibilidade no local
https://www.museucasadeportinari.org.br/
Museu Felícia Leirner
Av. Dr. Luis Arroba Martins, 1.880 – Alto da Boa Vista – Campos do Jordão –
SP
Tel.: (12) 3662-6000
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia-entrada)
Acessibilidade no local
https://museufelicialeirner.org.br/
Museu Índia Vanuíre
R. Coroados, 521 – Tupã – SP
Tel.: (14) 3491-2333
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada: gratuita
https://www.museuindiavanuire.org.br/
FÁBRICAS DE CULTURA 
Fábrica de Cultura Brasilândia
Av. General Penha Brasil, 2.508 – Brasilândia – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3859-2300
Fábrica de Cultura Capão Redondo
R. Bacia de São Francisco, s/n. – Capão Redondo – São Paulo – SP
Tel.: (11) 5822-5240
Fábrica de Cultura Jaçanã
Entrada 1: R. Raimundo Eduardo da Silva, 138. Entrada 2: R. Albuquerque de Almeida, 360 – Jaçanã – São Paulo – SP
Tel.: (11) 2249-8010
Fábrica de Cultura Jardim São Luís
R. Antônio Ramos Rosa, 651 – Jardim São Luís – São Paulo – SP
Tel.: (11) 5510-5530
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
R. Franklin do Amaral, 1.575 – Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo – SP
Tel.: (11) 2233-9270
Fábrica de Cultura Diadema
R. Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema – SP
Tel.: (11) 4061-3180
Funcionamento das unidades: de terça a sexta, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h.
www.fabricasdecultura.org.br
Compartilhe!