HomeAssessoria ReleasesFérias: Cineclube Oswaldinho estreia com clássicos infantis e exibições gratuitas

Até o começo de agosto as sessões resgatam a trilogia de A Era do Gelo e o começo de Toy Story

Inaugurado há poucos meses, o Cineclube Oswald de Andrade já é um programa fixo na agenda de quem gosta de assistir filmes, nacionais e estrangeiros, que são consagrados pela crítica especializada por serem inovadores na linguagem e na estética. Agora o projeto dá mais um passo à frente e inaugura as sessões pensadas especialmente para as crianças. É o Cine Oswaldinho que todos os sábados, às 11h, trará filmes infantis que marcaram gerações.

E pra começar teremos uma maratona com Toy Story (EUA, 1995), A Era do Gelo 3 (EUA, 2009), Alice no País das Maravilhas (EUA, 2010), Universidade de Monstros (EUA, 2013) e muito mais. Oficinas culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

Confira a programação de 6/7 a 3/8:

No dia 6 de julho o Cineclube Oswaldinho exibirá A Era do Gelo 3 (EUA, 2009), filme que conta a história de personagens como Sid, um bicho-preguiça atrapalhado que encontra alguns ovos de dinossauro. Mas ao saber do roubo de sua família, a mãe tiranossauro leva os filhotes e Sid para um mundo pouco conhecido. Enquanto isso, Manny, Ellie e Diego tentam resgatar o Sid.

Alice no País das Maravilhas (EUA, 2010), baseado no livro de Lewis Carroll e na releitura do diretor Tim Burton, mostra a história da jovem garota que retorna a um território fantástico para fugir do casamento arranjado. Por lá conhece o Chapeleiro maluco, seres fantásticos e entra em conflitos com a Rainha Vermelha. A exibição é no dia 13 de julho.

A trajetória da dupla inseparável de Monstros S.A formada por Mike Wazowski e James P. Sullivan é retratada em Universidade de Monstros (EUA, 2013), filme a ser exibido no dia 27 de julho. Enquanto Wazowski não apavora, mas se esforça nos estudos teóricos da arte de assustar, Sulley é assustador e popular. Na Olimpíada do Susto, os dois são obrigados a participar do mesmo time com diversos monstros desajustados que são mais engraçados do que qualquer outra coisa.

E quem não assistiu o início de Toy Story tem a oportunidade de iniciar a maratona no dia 3 de agosto. Em Toy Story (EUA, 1995) os brinquedos estão inseguros com o aniversário de Andy, pois ficam com medo de serem substituídos. Então o boneco Woody lidera essa investigação para saber qual novato vai integrar o grupo de brinquedos.

SERVIÇO:

Dia 6/7
A ERA DO GELO 3 (EUA, 2009, Animação,1h40m) – Diretores:  Carlos Saldanha e Mike Thurmeier.

Dia 13/7
ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
(EUA, 2010, Animação, aventura e fantasia, 1h48m) – Diretor: Tim Burton.

Dia 27/7
UNIVERSIDADE MONSTROS (EUA, 2013, Animação, 1h44m) – Diretor: Dan Scanlon.

Dia 3/8
TOY STORY (EUA, 1995, Animação e aventura, 81 minutos) – Diretor: John Lasseter.

*Todos os filmes do projeto Cineclube Oswaldinho são de classificação livre.

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Em seus 30 anos de existência, passaram pela Oficina grandes nomes como Quentin Taratino, Klauss Vianna, Nuno Ramos, além de importantes companhias nacionais e internacionais como Théâtre du Soleil, The Workcenter of Jerzy Grotowski, e Thomas Richards e Teatro da Vertigem. Em 2015, a Oficina foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação “pela ampliação e renovação no acolhimento de projetos de artes cênicas, com a plena ocupação de seu espaço por grupos e companhias de teatro, com uma ousada agenda cultural que potencializa a revitalização do bairro do Bom Retiro”. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que atua, desde 1986, na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704
Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h