HomeCultura + Cultura + NotíciasFeriadão do Dia do Trabalho cheio de atividades na #CulturaSP!

Feriadão do Dia do Trabalho cheio de atividades na #CulturaSP!

O feriado prolongado em homenagem ao Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, terá muitas atividades culturais nas instituições da Secretaria da Cultura do Estado, além de gratuidade nos museus. Há diversas exposições temporárias em cartaz e atividades gratuitas para toda a família. Confira as opções de passeios na capital e na Baixada Santista e os dias em que as instituições terão entrada gratuita.


MUSEUS


BIBLIOTECAS


TEATRO

MUSEUS

 

O Museu da Imagem e do Som – MIS celebrará o Dia do Trabalho com filmes e fotografia sobre o tema. A “Mostra 1º de Maio” apresentará uma seleção de longas-metragem que mostram o trabalhador como figura central de tramas clássicas, em fases diferentes da história da sociedade. Serão transmitidos os filmes Tempos modernos, de Charlie Chaplin, São Paulo S.A., de Luís Sérgio Person, e Braços cruzados, máquinas paradas, de Sérgio Toledo Segall e Roberto Gervitz. A entrada para a mostra é gratuita. O público também poderá conferir as cinco mostras da recém-inaugurada exposição “Maio Fotografia no MIS 2018”: JOF, uma grande retrospectiva de José Oiticica Filho; Retraço, que apresenta um amplo panorama da produção de Walter Carvalho, com mais de 80 imagens produzidas ao longo de quase cinquenta anos de sua carreira; Malkovich, Malkovich, Malkovich: homenagem aos mestres da fotografia, do norte-americano Sandro Miller, que traz uma série de fotos do ator John Malkovich em releituras de imagens icônicas; Era preciso esperar para saber, do Acervo MIS; e Be Aware da fotógrafa Olga Gaia, selecionada pelo Nova Fotografia 2018. O MIS estará aberto no dia 28 de abril (sábado), das 12h00 às 21h00, e nos dias 29 (domingo) e 1º de maio (terça-feira), das 11h00 às 20h00. Na terça, a entrada é gratuita. No dia 30 (segunda-feira), o museu estará fechado.

Também no MIS-SP, o Paço das Artes, está com duas exposições recém-inauguradas. “Pintura e reciclagem: tudo junto e misturado”, de Alex dos Santos, conta com  quatro obras que mesclam pintura e colagem em tecido e em lonas e sugerem testemunhos, ideias e angústias sociais do artista. Já “O Aparato”, de João GG, propõe uma instalação com referências figurativas de natureza e paisagens como cascatas, cânions e montanhas com uma potente visualidade cromática.

No dia 29 de abril (domingo), às 16h00, a Pinacoteca terá apresentação da Camerata Cantareira, orquestra de cordas da Faculdade Cantareira, sob direção de Marcelo Jaffé. O repertório contemporâneo inclui música de concerto, música brasileira e obras especialmente escritas para o grupo. Quem visitar a instituição poderá aproveitar para conferir também as exposições, “Hilma af Klint: Mundos possíveis”, “Emmanuel Nassar: 81-18”, “Arte colonial na coleção da Fundação Nemirovsky”, “José Antonio da Silva” e “Chão Comum”, de Ana Dias Batista. O museu estará aberto para visitação entre os dias 28 a 30 de abril (de sábado a segunda). No dia 1º de maio (terça-feira), a Pinacoteca estará fechada. No sábado, a entrada é gratuita.

 “Design Aerodinâmico – Metáfora do Futuro”, “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado” e “Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB” são as exposições atualmente em cartaz no Museu da Casa Brasileira, que estará aberto e com entrada gratuita nos dias 28 e 29 de abril (sábado e domingo) e 1º de maio (terça-feira), das 10h00 às 18h00. No dia 30 de abril (segunda-feira), o museu estará fechado.

Quem visitar o Museu Afro Brasil no feriado poderá conferir as cinco exposições recém-inauguradas no espaço: “Um Frans, a natureza – Exposição em memória de Krajcberg: Esculturas, relevos e fotografias”; “Um Deoscóredes – 100 anos do Alapini Deoscóredes Maximiliano dos Santos: Arte e Religiosidade”; “Os Africanos – O olhar europeu da fotografia contemporânea”; “África Contemporânea” e “África e a presença dos espíritos”. Duas delas oferecem homenagens póstumas a dois nomes fundamentais das artes visuais no Brasil no século XX: o pintor, escultor, gravurista e fotógrafo Frans Krajcberg (1921-2017), falecido no ano passado, e Mestre Didi (1917-2013), cujo centenário de nascimento foi celebrado no último dia 2 de dezembro. O museu estará aberto nos dias 28 e 29 de abril (sábado e domingo) e 1º de maio (terça-feira). No dia 30 de abril (segunda-feira), estará fechado. No sábado, a entrada é gratuita.

 A Casa das Rosas terá, no dia 28 de abril (sábado), às 14h30, o recital “Expresso Poesia: O stand-up da Casa das Rosas”, com o poeta Ni Brisant apresentando sua obra ao público. No dia seguinte (domingo), às 15h00, a contação de história “Drummond: Convite à Preguiça”, inspirada na obra infantil de Carlos Drummond de Andrade, convida todos a se divertirem e darem asas à imaginação. O museu estará aberto também no dia 1º de maio (terça-feira), das 10h00 às 18h00. No dia 30 (segunda-feira), estará fechado.

No Museu do Futebol, o público poderá aproveitar os últimos dias de visitação ao túnel do antigo vestiário, que estará aberto até o dia 29 de abril (domingo). O espaço liga um dos vestiários originais ao gramado. No percurso, um som ambiente reproduz o que jogadores vivenciam antes de partidas – os áudios contêm momentos como preleção, concentração e reação da torcida à entrada em campo. Nos dias 28 e 29 de abril (sábado e domingo), às 11h00 e às 14h00, o historiador Sérgio Paz vai se caracterizar como Charles Miller e acompanhar o público em uma viagem especial pelo túnel e pela história. O museu estará aberto também no dia 1º de maio (terça-feira), das 9h00 às 18h00. No dia 30 (segunda-feira), estará fechado.

LITORAL

Quem estiver na Baixada Santista durante o feriado também terá programação: o Museu do Café, em Santos, está com a exposição itinerante “Estação da Língua Portuguesa”, que leva na bagagem acervos do Museu da Língua Portuguesa (atualmente em reconstrução), em cartaz. A instituição estará aberta nos dias 28 e 29 de abril (sábado e domingo) e 1º de maio (terça-feira). Quem visitar o museu, poderá também conhecer as exposições temporárias “Vai um Café? Cafeteiras e Modos de Preparo” e “Desconstruindo uma Epopéia”. Na segunda-feira, 30 de abril, o espaço estará fechado.

Em Bertioga, no sábado, às 15h00, o Circuito Cultural Paulista leva o espetáculo circense “Um Solo de Três Palhaços”, com a Cia Tramp de Palhaços, para a Rua Professor Geraldo Rodrigues Montemor, 295. Na história, três primos se reencontram após a morte do avô e, ao analisar objetos e histórias deixadas pelo velho palhaço, redescobrem suas raízes. A apresentação é gratuita.

BIBLIOTECAS

 

A Biblioteca de São Paulo terá programação para todas as idades no feriado. No sábado, 28 de abril, bebês e crianças com idade entre seis meses e quatro anos poderão participar, às 11h00, da atividade “Lê no Ninho”, que estimula a leitura por meio de livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Das 11h00 às 13h00, os visitantes podem aproveitar o “Jogos para todos!”, com oficina de xadrez e partidas entre os participantes – pessoas com deficiência visual podem utilizar tabuleiros adaptados. No mesmo dia, o programa “Segundas Intenções” recebe o escritor Ignácio de Loyola Brandão para um bate-papo com o público às 11h00, e às 16h00, a “Hora do Conto” com a Cia. Os Fabulistas diverte a todos com a história “Em férias”, de Monteiro Lobato. No domingo, 29, o “Lê no Ninho” se repete às 11h30, o “Sarau na BSP” leva literatura, canto e poesia a todos das 14h30 às 16h30, e às 16h00, a “Hora do Conto” apresenta “O monstro monstruoso na caverna cavernosa”, de Rosana Rios, com a Cia. Bisclof. E no dia 1º de maio, terça-feira, às 16h00, o público poderá assistir à contação da história “O Palácio Maravilhoso”, de Malba Tahan, com o grupo Histórias em Movimento.

Na Biblioteca Parque Villa-Lobos, os visitantes poderão aproveitar os últimos dias da “Exposição-caderno: Villa-Lobos 2015-2017”, de Rubens Matuck, com reproduções do caderno de viagem que o artista elaborou durante suas idas ao Parque Villa-Lobos entre 2015 e 2017. No dia 28, às 10h30, bebês e crianças poderão participar do “Lê no Ninho” com seus familiares. Das 15h00 às 17h00, o “Jogos para todos!” também promove oficina de xadrez, e às 16h00, em “Hora do Conto”, Mirela Estelles e Amarilis Reto contam “Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato, com interpretação em Libras. No dia 29, domingo, o “Lê no Ninho” acontece às 10h30, e a “Hora do Conto”, às 16h00, conta a história “Quando a lua tomou chá de sumiço”, de Maria Amália Camargo, com o grupo Recantação. Por fim, no dia 1º de maio, a “Hora do Conto” apresenta “Divina Albertina”, de Christine Davenier, com o grupo Arte Negus, às 16h00.

Todas as atividades das bibliotecas são gratuitas e não é necessário realizar inscrição para participar.

TEATRO

 

Na Oficina Cultural Oswald de Andrade, o público poderá conferir, no dia 28 de abril, às 18h00, o espetáculo “Famintos”, que levanta o questionamento: qual a função do artista na atualidade? Já no dia 30 de abril, às 19h00, e no dia 1º de maio, às 18h00, o espaço apresenta o espetáculo “Muro”, do Coletivo Favela em Cena, em que dois pichadores contam histórias de diversos personagens da periferia com muito bom humor e poesia, embalados por uma discotecagem ao vivo. “Muro” é indicado para maiores de 16 anos. Também no dia 1º, às 18h00, a peça “Adoráveis Criaturas Repulsivas” convidará o público a se aventurar em um circo decadente, cujo dono quer dedetizar o espaço, mas não pode, porque suas únicas atrações são insetos submetidos a precárias relações de trabalho – atividade recomendada para maiores de 14 anos. Todos os espetáculos são gratuitos. A Oficina estará aberta nos dias 28 (sábado) e 30 (segunda-feira) de abril e 1º de maio (terça-feira). No dia 29 (domingo), o espaço não abre.

Compartilhe!