HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + NotíciasFeira Sabor Nacional no MCB destaca o trabalho social na gastronomia

Feira Sabor Nacional no MCB destaca o trabalho social na gastronomia

Pequenos produtores, expositores e oficinas são algumas das atrações do evento que acontece nos dias 30 e 31 março, sábado e domingo, com entrada gratuita

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Sociedade Civil por meio de A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, e o Grupo FSN realizam em parceria a décima edição da Feira Sabor Nacional. O evento acontece nos dias 30 e 31 de março, sábado, das 10h00 às 20h00, e domingo, das 10h00 às 19h00, com entrada gratuita.

A feira reunirá produtos sazonais elaborados por pequenos produtores de alimentos, bebidas e acessórios culinários. Além disso, o foco da edição será apresentar trabalhos sociais que envolvam a gastronomia.

“Acreditamos que a gastronomia é um dos principais pilares de inclusão social e de transformação da sociedade, por meio de geração de empregos, preparação de jovens, troca de ensinamentos e da afirmação e reforço da nossa cultura. Nesta edição pretendemos valorizar e destacar esse tipo de ação desenvolvida pelos nossos expositores criando uma ponte e troca de ideias”, explica José Roberto Giffoni, um dos sócios do Grupo FSN.

A Feira Sabor Nacional contará com um espaço para o projeto ‘Chef Aprendiz’ que tem como missão o uso da gastronomia para o desenvolvimento humano e inserção social, por meio da capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social para trabalharem na cozinha de restaurantes parceiros. Os jovens vivenciam aulas teóricas e práticas que incluem o autodesenvolvimento, na tentativa de que estejam preparados para o mercado e também para a vida. Durante o evento, os participantes do projeto montarão um pequeno restaurante onde servirão suas receitas.

Dentro da feira outros expositores também realizam trabalhos sociais oferecendo oportunidades de trabalho e cursos variados, que vão desde panificação até como atender um cliente, dentre outras ações.

“Iniciativas como a Feira Sabor Nacional são promovidas pelo Museu da Casa Brasilera porque geram oportunidade de acesso e incentivam os empreendedores da economia criativa nacional em diversos segmentos. O intuito é propiciar o contato direto entre o pequeno produtor ou artesão e o consumidor final”, finaliza Miriam Lerner, diretora geral do Museu.

 

Confira abaixo a programação completa:

OFICINAS

Sábado, 30 de março

– Das 11h30 às 13h00: Inspirada na exposição “Ruy Ohtake: A PRODUÇÃO DO ESPAÇO” a oficina do educativo MCB propõe a criação e confecção de objetos de utilidade doméstica em concreto. Vasos, floreiras, dentre outras peças poderão ser levadas pelo participante ao final da oficina.

Vagas: 20

– Das 13h00 às 14h00: Contação de Histórias para crianças envolvendo alimentação com a Associação Viva e Deixe Viver.

Vagas: 20

– Das 14h30 às 15h30: Oficina infantil  “Vamos Brincar de Feira?” com o grupo Comer, Brincar e Amar. Utilizando os alimentos como tema está oficina é uma atividade lúdica, para crianças a partir de 1 ano e seus pais.

Vagas: 10

Domingo, 31 de março

– Das 11h30 às 13h00: Contação de Histórias para crianças envolvendo alimentação com a Associação Viva e Deixe Viver.

Vagas: 20

 

– Das 14h30 às 15h30: Oficina infantil ‘Vamos Brincar de Feira?’ com o grupo Comer, Brincar e Amar. Utilizando os alimentos como tema está oficina é uma atividade lúdica, para crianças a partir de 1 ano e seus pais.

Vagas: 10

OBS: As inscrições serão feitas no local, nos dias da Feira com um dos organizadores.

Expositores:

A Casa do Bolo de Rolo, Alfajores Pampa; A.Mar; Antigua; Azeite Borrielo; Bacana Gifts; Beeliving; Beg Gin; Borá Coalhadas; Cachaça Princesa Isabel; Café Basílio; Café Campo Místico; Capril do Bosque; Casa Lasevicius; Da Horta; Da Leth Biscoitos; Delícias do Zinha; D’ Farm; Deliciss; Dona Mita; Do Terra; Do Oriente ao Pote; Elaine Doces; Escorza Design; Fazenda Atalaia; Fruta Fina; Jais Hand Made; Joy; Merengueria Santa Clara; Mondo Pane; Negroni; Nosso Ragu; Oficina Vovôio; OChalá; O Pão de Mel; Oriba, Obláh; PÃO Padaria Artesanal Orgânica; Pardinho Queijaria; Pirineus; Poppincorn; Quituteria Artesanal, Rima Queijos; Rocca; Rusticookies; Salud Chopp Bike; Santa Paula Queijaria; Santo Vinho; Santo Cutelo; Soul Brasil; Spice Lab; Tâmara Alimentos; Thoro Pimentas; La Ferme Moderne; Tartuferia San Paolo; Taste Me!; Tetê Almofadaria; The Burger Store; Tribal Chás; U!Dress; Vecchia Emília; Vestra Panem; Wet & Wood;

Restaurantes/Food Bikes:

Açucareiro da Nana, Ama.zo; Bacon Artesanal; Chef Aprendiz; Cervejaria Avós; Cervejaria Vinil; Desenrolha; Fôrno; Guará Vermelho; Mandioca; Mocotó Aqui; Moscatel; Pão de Queijo da Mineira; Salud Chopp Bike; Tabuleiro das Meninas; Tapioca da Drika; Vero Latte Picolés; Villa Lucchese; Voilá Cozinha; 202

SERVIÇO:

Feira Sabor Nacional – 10ª Edição

Dias 30 e 31 de março

Sábado, das 10h00 às 20h00, e domingo, das 10h às 19h

Entrada Gratuita

Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2705

Tel.: (11) 3032-3727

Sobre o Grupo FSN

O Grupo FSN foi criado em julho de 2015 com a proposta de descobrir pequenos produtores da área gastronômica, divulgar seus trabalhos e receitas e aproximá-los do consumidor final, fomentando um consumo constante e consciente. O trabalho é desenvolvido a partir da experiência profissional de seus fundadores, os empresários Claudia de Castro Mello, Elson Reys, José Roberto Giffoni e Reginaldo Okazaki de Freitas.

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

 

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada

Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local

Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

Compartilhe!