HomeAssessoria ReleasesFábricas de Cultura trazem uma programação especial para o mês do Saci

Fábricas de Cultura trazem uma programação especial para o mês do Saci

A proposta é fazer o público se voltar para as comemorações brasileiras dessa data

Todo mundo sabe que outubro é o mês do terror, mas você sabia que aqui no Brasil o dia 31 é Dia do Saci – e não Halloween? Pois é, em 2003 foi elaborado um projeto de lei para homenagear este nosso querido personagem, mas a data 31 de outubro só foi definida em 2013. Apesar de recente, essa lei é muito importante para retomar e valorizar o nosso folclore, tão rico em cultura e diversidade. Foi pensando nisso que as Fábricas de Cultura, equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis, prepararam uma programação bem brasileira para o mês.

No dia 11, a atividade Desmistificando o Saci e o folclore brasileiro propõe um debate acerca da cultura popular brasileira e o resgate de personalidades do nosso folclore. A ideia é contribuir para a afirmação da identidade do nosso povo. Vai ser sexta-feira, às 14h30, na Fábrica de Cultura Brasilândia.

Na data comemorativa do Dia do Saci, 31 de outubro, vamos falar sobre os seres folclóricos da cultura popular brasileira, com foco no Sacy e em suas histórias, na Sacyzada. O Sacy é um ser que se populariza a partir das tradições indígenas e afro-brasileiras e que tem como máxima a liberdade de todos os seres. Existem diversas espécies de Sacys e Sacyas, e eles estão também na cidade. Vamos aprender a observar seus redemoinhos e ouvir seus assobios na Fábrica de Cultura Capão Redondo, das 10h às 12h na quinta-feira.

E, para fechar o mês, a Fábrica de Cultura Diadema traz um convidado muito especial no Dia do Saci com a Intervenção e Vivência – Saci Urbano! O Saci Urbano fará uma aparição com intervenção artística que chamará a atenção para o consumo do “raloin” no dia 31 de outubro. O público será convidado a pintar “sacizinhos urbanos” com a mediação do artista criador do
projeto, Thiago Vaz, refletindo sobre como seriam os sacis na cidade e nos dias atuais. Fique ligado: vai ser quinta-feira, das 10h às 17h.

SERVIÇO
Fábrica de Cultura Brasilândia | Av. General Penha Brasil, 2508
Desmistificando o Saci e o folclore brasileiro
11/10, sexta-feira, 14h30

Fábrica de Cultura Diadema | Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135
Oficina: de água
15/10, terça-feira, das 14h30 às 16h30
25 vagas – público a partir de 7 anos

Folclore: jogo de cartas
22/10, terça-feira, das 15h às 17h
20 vagas – público a partir de 10 anos

Intervenção e vivência – Saci Urbano
31/10, quinta-feira, das 10h às 17h

Fábrica de Cultura Capão Redondo | Rua Bacia de São Francisco, s/n
6º Baile de Terror – Lendas Urbanas
26/10, sábado, das 19h às 21h
Público a partir de 8 anos

Sacizada
31/10, quinta-feira, das 10h às 12h
30 vagas

Fábrica de Cultura Jaçanã | Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138; Entrada 2: Rua
Albuquerque de Almeida, 360
Bibliocine: mês do terror
15/10, terça-feira, 14h30
30 vagas – público a partir de 9 anos

MarcaDOR de livros
18/10, sexta-feira, 14h30
20 vagas – público a partir de 9 anos

3º Sarau do Medo
31/10, quinta-feira, 14h30
40 vagas – público a partir de 8 anos

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA
As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2019, as Fábricas de Cultura são patrocinadas, por meio da lei de Incentivo à Cultura, pelo instituto Center Norte (região Norte) e Fundação Via Varejo (região Norte e Sul).

SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de
estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!