@culturasp - secretaria da cultura do estado de são paulo

Fábricas de Cultura realizam programação especial de fim de ano

Publicado em 5 de dezembro de 2018

Entre as atividades, estão oficinas de cartões de natal, bate-papo sobre as comemorações em diferentes culturas e instalação Retrospectiva 2018

As Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – oferecem em dezembro diversas atividades relacionadas às comemorações de fim de ano. As atividades são gratuitas e realizadas entre 6 e 19 de dezembro.

Quais os acontecimentos mais marcantes de 2018? As músicas mais tocadas? Os livros mais lidos? As notícias mais comentadas? Os filmes mais vistos? Na instalação Retrospectiva 2018 o público pode relembrar os acontecimentos mais importantes do ano. A atividade acontece na Brasilândia 18 de dezembro, terça-feira às 14h30. No dia seguinte (19), às 14h, a equipe de biblioteca convida todos para a oficina Confecções de cartões artesanais, para elaborar cartões que expressem amor, carinho e empatia para presentear os amigos e familiares.

Você sabe como outros povos e culturas aqui no Brasil celebram a passagem de ano? Na roda de conversa Diferentes comemorações de final de ano no Brasil, que será realizada em Diadema, em 11 de dezembro (terça-feira), às 14h, os participantes descobrem diversas formas de celebração de fim de ano.

O Kwanzaa é uma celebração afro-americana que tem início no dia 26 de dezembro e fim em 1 de janeiro de cada ano. É comemorada principalmente nos Estados Unidos, e o nome “Kwanzaa” deriva da expressão “matunda ya kwanza”, que significa “primeiros frutos” em swahili, a língua original mais falada entre as centenas que existem na África. No dia 18 de dezembro, terça-feira, 15h, a equipe de biblioteca do Jaçanã convida o público para conhecer mais sobre essa data que é comemorada junto com as festas tradicionais de final de ano aqui no Brasil em Natal e Kwanzaa.

Na oficina Postal de quebra na quebra, realizada no Capão Redondo dia 6 de dezembro, quinta-feira às 15h, as crianças resgatam a tradição da troca de cartões natalinos, valorizando a escrita e o trabalho artesanal. A ideia é criar cartões para entregar para familiares, amigos e funcionários da Fábrica.

Que tal mandar um correio elegante desejando coisas boas para o início do novo ano? O poético correio elegante de Natal, realizado no Jaçanã dia 13 de dezembro, quinta-feira, às 12h, é uma grande oportunidade de mandar e receber boas vibrações para o fim do ano.

Veja abaixo a programação completa das atividades das Fábricas de Cultura:

Brasilândia

18/12. Terça-feira, 14h30 | Instalação: Retrospectiva 2018

19/12. Quarta-feira, 14h | Oficina: Confecções de cartões artesanais

Capão Redondo

6/12. Quinta-feira, 15h | Oficina: Postal de quebra na quebra

Diadema

11/12. Terça-feira, 14h | Roda de conversa: Diferentes comemorações de final de ano no Brasil

Jaçanã

13/12. Quinta-feira, 12h | Oficina: O Poético correio elegante de natal

18/12. Terça-feira, 15h | Roda de conversa: Natal e Kwanzaa

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará: cursos e atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

Em 2018, as unidades das zonas Norte e Sul (Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha) contam com o patrocínio da Via Varejo – Casas Bahia por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui com atividades de formação, saídas pedagógicas, programação cultural e projetos de tradução em Libras.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508

Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Rua Bacia de São Francisco, s/n

Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Diadema

Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135

Telefone: (11) 4051-5000

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138

Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360

Telefone: (11) 2249-8010

Site: www.fabricasdecultura.org.br

Poiesis – Assessoria de Imprensa

Carla Regina – (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Elisabete Alina Skwara | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues | (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Compartilhe!