HomeAssessoria ReleasesFábricas de Cultura realizam programação especial de fim de ano

Fábricas de Cultura realizam programação especial de fim de ano

Entre as atividades, estão oficinas de cartões de natal, bate-papo sobre as comemorações em diferentes culturas e instalação Retrospectiva 2018

As Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – oferecem em dezembro diversas atividades relacionadas às comemorações de fim de ano. As atividades são gratuitas e realizadas entre 6 e 19 de dezembro.

Quais os acontecimentos mais marcantes de 2018? As músicas mais tocadas? Os livros mais lidos? As notícias mais comentadas? Os filmes mais vistos? Na instalação Retrospectiva 2018 o público pode relembrar os acontecimentos mais importantes do ano. A atividade acontece na Brasilândia 18 de dezembro, terça-feira às 14h30. No dia seguinte (19), às 14h, a equipe de biblioteca convida todos para a oficina Confecções de cartões artesanais, para elaborar cartões que expressem amor, carinho e empatia para presentear os amigos e familiares.

Você sabe como outros povos e culturas aqui no Brasil celebram a passagem de ano? Na roda de conversa Diferentes comemorações de final de ano no Brasil, que será realizada em Diadema, em 11 de dezembro (terça-feira), às 14h, os participantes descobrem diversas formas de celebração de fim de ano.

O Kwanzaa é uma celebração afro-americana que tem início no dia 26 de dezembro e fim em 1 de janeiro de cada ano. É comemorada principalmente nos Estados Unidos, e o nome “Kwanzaa” deriva da expressão “matunda ya kwanza”, que significa “primeiros frutos” em swahili, a língua original mais falada entre as centenas que existem na África. No dia 18 de dezembro, terça-feira, 15h, a equipe de biblioteca do Jaçanã convida o público para conhecer mais sobre essa data que é comemorada junto com as festas tradicionais de final de ano aqui no Brasil em Natal e Kwanzaa.

Na oficina Postal de quebra na quebra, realizada no Capão Redondo dia 6 de dezembro, quinta-feira às 15h, as crianças resgatam a tradição da troca de cartões natalinos, valorizando a escrita e o trabalho artesanal. A ideia é criar cartões para entregar para familiares, amigos e funcionários da Fábrica.

Que tal mandar um correio elegante desejando coisas boas para o início do novo ano? O poético correio elegante de Natal, realizado no Jaçanã dia 13 de dezembro, quinta-feira, às 12h, é uma grande oportunidade de mandar e receber boas vibrações para o fim do ano.

Veja abaixo a programação completa das atividades das Fábricas de Cultura:

Brasilândia

18/12. Terça-feira, 14h30 | Instalação: Retrospectiva 2018

19/12. Quarta-feira, 14h | Oficina: Confecções de cartões artesanais

Capão Redondo

6/12. Quinta-feira, 15h | Oficina: Postal de quebra na quebra

Diadema

11/12. Terça-feira, 14h | Roda de conversa: Diferentes comemorações de final de ano no Brasil

Jaçanã

13/12. Quinta-feira, 12h | Oficina: O Poético correio elegante de natal

18/12. Terça-feira, 15h | Roda de conversa: Natal e Kwanzaa

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará: cursos e atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

Em 2018, as unidades das zonas Norte e Sul (Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha) contam com o patrocínio da Via Varejo – Casas Bahia por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui com atividades de formação, saídas pedagógicas, programação cultural e projetos de tradução em Libras.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508

Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Rua Bacia de São Francisco, s/n

Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Diadema

Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135

Telefone: (11) 4051-5000

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138

Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360

Telefone: (11) 2249-8010

Site: www.fabricasdecultura.org.br

Poiesis – Assessoria de Imprensa

Carla Regina – (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Elisabete Alina Skwara | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues | (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Compartilhe!