HomeCultura + DESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + NotíciasFábricas de Cultura realizam intensa programação de férias

Fábricas de Cultura realizam intensa programação de férias

Se depender das Fábricas de Cultura durante as férias a criançada não vai ficar parada. As unidades das zonas norte e sul da cidade terão oficina de dança do passinho, gincanas, workshop de danças urbanas e atividades sobre astrologia e zodíaco, além de atividades esportivas como campeonato de futebol, campeonato de videogame e oficina de futebol freestyle. Algumas brincadeiras precisam de inscrições prévias, que podem ser feitas na recepção ou na biblioteca de cada unidade.

O Campeonato de videogames na brasa acontecerá na própria Fábrica de Cultura Brasilândia, entre os dias 10 e 12, das 11h às 16h. O torneio tem quatro modalidades: futebol em dupla ou individual; e corrida em dupla ou individual. São disponibilizadas 20 vagas para cada categoria e as inscrições podem ser feitas a partir do dia 5. Os três melhores colocados em cada modalidade levam um troféu para casa. Basta se inscrever na recepção da unidade e jogar.

Nos dias 12, 13 e 20, das 15h às 18h, acontecerá o primeiro Campeonato de futebol de várzea de times infantis e juvenis da Brasilândia. Os times que participarão desta edição são Grêmio do Vista Alegre, Paraná e Tio San. No último dia será a entrega do troféu ao grupo campeão. A iniciativa é uma parceria da Fábrica de Cultura Brasilândia com o CEU PAZ, onde ocorrerá a maioria dos jogos.

Você sabe o que é astronomia? Sabe como funciona o sistema solar? A equipe de Planetários de São Paulo irá até a Fábrica de Cultura Brasilândia, no dia 23, para compartilhar com o público as últimas descobertas astrológicas e alguns dos trabalhos desenvolvidos no espaço sideral. Astronomia e histórias do universo será das 15h às 17h; basta chegar e aprender! No mesmo horário, acontecerá a atividade História dos zodíacos e o que é astrologia?, que será um bate-papo sobre signos e mapa astral. Durante muito tempo, povos de diversos lugares do mundo guiaram suas decisões com base nas posições estrelares e planetárias. Nessa roda de conversa, Marcelo Sowello, realizador da World Dragon Day SP 2018, e a astróloga Thaís Rebechi contarão como são feitas as previsões e o que a astrologia diz sobre o ano de 2019.

Outra atividade que a criançada não pode perder é Férias é futebol na Fábrica, que será nos dias 15 e 17, das 15h às 17h, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. O campeonato de pelada é destinado para os maiores de 12 anos; para participar é só se inscrever. O time campeão vai levar para casa até troféu.

Quem gosta de dançar não pode perder a Zumba na Fábrica, que será às quartas-feiras, de 16 a 30, das 19h30 às 20h30. Além de ser um exercício festivo com mistura de ritmos de salsa, merengue, samba e axé, a zumba também traz benefícios a saúde de quem pratica, como a prevenção de doenças cardíacas. A atividade, que é aberta ao público, será na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Você sabe o que é futebol freestyle? É uma variante do futebol tradicional, em que um jogador realiza manobras com a bola, equilibrando-a em várias partes do corpo e fazendo sequências de movimentos. A proposta da oficina de futebol freestyle, que será no dia 16, é unir controle e criatividade, por meio de lições básicas. A atividade, que é livre, será na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, das 15h às 17h.

Ainda na zona norte da cidade, as crianças e os jovens poderão participar de uma atividade superdivertida com bambolês e bolas. A proposta da Gincana de pátio da escola é resgatar algumas brincadeiras de rua e da própria sala de aula para uma competição saudável e criativa. A atividade será no dia 22, às 15h, na Fábrica de Cultura Jaçanã. São oferecidas 25 vagas para maiores de 12 anos. Basta se inscrever na biblioteca e participar.

Nos dias 12 e 25, as Fábricas da zona sul comandarão a celebração do aniversário de São Paulo numa roda de samba e num encontro de dança. 

No sábado (12), das 17h às 20h, o grupo Samba na 2 tocará os grandes clássicos do ritmo em homenagem à metrópole, numa divertida roda de samba na rua. A Fábrica de Cultura Capão Redondo se fará presente ali, na esquina da Rua União dos Movimentos com a Rua Unidos Venceremos, para festejar com toda comunidade mais um ano de existência e de conquistas. O Samba dos 465 anos de São Paulo é livre e aberto ao público.

No dia 27, das 12h às 19h, o público poderá aprender algumas práticas das danças urbanas no workshop de dança Inter-ação com o grupo Interflow. Além disso, a iniciativa busca arrecadar roupas de frio para moradores de rua e instituições carentes.

Fábrica de Cultura Jardim São Luís terá uma oficina de dança do passinho, aos domingos, de 13 a 27 – sempre das 14h às 17h. Toda comunidade está convidada para potencializar o movimento de dança da periferia com Edi Santos, integrante do grupo I’am Free Stylle, que ministrará as aulas. O passinho começou nas periferias do Rio de Janeiro no início dos anos 2000 e, hoje, já é um fenômeno até pelo mundo.

Já na sexta-feira (25), das 14h às 20h, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís receberá o encontro anual de dança na zona sul da cidade. A proposta do evento Da ponte pra cá, nós dança – cujo nome é uma homenagem à música Da ponte pra cá, do grupo de rap Racionais MC’s – é reunir os grupos das periferias da zona sul de São Paulo para trocar experiências e vivências. Vai ter workshops e rodas de conversa, além de batalhas de dança de diferentes vertentes do hip hop.

 

Clique aqui e veja mais informações

no portal das Fábricas de Cultura!

Compartilhe!