HomeAssessoria ReleasesFábricas de Cultura realizam exibições de filmes gratuitas

Fábricas de Cultura realizam exibições de filmes gratuitas

Em sessões realizadas em todas as unidades das Fábricas, será exibido o curta-metragem de animação “Sangro”, que busca desestigmatizar o HIV

Em abril, as Fábricas de Cultura da Zona Norte e Sul da capital e a Fábrica de Diadema – equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, administrados pela Poiesis – promoverão sessões de cinema gratuitas. A programação conta com dois ciclos de exibições, que passarão por todas as Fábricas, e projeções pontuais. É só pegar a pipoca e acompanhar a agenda!

Dia 02 começa o ciclo de exibições do curta-metragem Sangro. Inspirado em uma história real, a obra de Thiago Minamisawa aborda o processo de superação e amadurecimento de uma pessoa que descobre viver com HIV. Após a exibição, será proposta uma roda de conversa informal com o diretor do filme, em que o diálogo será conduzido tanto pelas questões apresentadas na produção, quanto pelas dúvidas e concepções dos participantes acerca do tema. Serão realizadas sessões em todas as Fábricas entre os dias 2 e 10 de abril.

As Fábricas também receberão o festival Cinefantasy. Criado para divulgar e gerar debates sobre o universo da fantasia no cinema, o projeto apresenta a Mostra Mulheres Fantásticas, composta por curta-metragens dirigidos exclusivamente por mulheres. Serão exibidos: Apropiación Indebida (ESP), direção de Ana Maria Ferri; Des Sirènes et Des Guns (FRA), direção Margot Clavel; Maradentro (GTM), direção Christa Boarini; Mar de Monstro (BRA), direção de Isabella Raposo; O menino e o Louco (BRA), direção de Julia Ferreira; Sigue Contando (ESP), direção de Beatriz Olcina; e Welniakoi (POL), direção de Joanna Polak. Após as sessões haverá um bate-papo com o público sobre a participação feminina no mercado audiovisual, com mediação de Monica Trigo, diretora do festival, e participação de Leticia Santinon, do SPCine de São Paulo. De 4 a 12/4.

Ao longo do mês, o público ainda poderá conhecer mais sobre as vidas e obras de Aracy de Almeida e Ordalina Cândido, descobrir a cena de slams ao redor do mundo, refletir sobre representatividade e respeito à população LGBT, entre outros tópicos, tudo por meio do cinema. Confira a programação completa de exibições das Fábricas de Cultura:

Sangro

2/4, terça-feira, 10h às 12h – Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha.

2/4, terça-feira, 15h às 17h – Fábrica de Cultura Brasilândia.

3/4, quarta-feira, 15h às 17h – Fábrica de Cultura Jaçanã.

9/4, terça-feira, 15h às 17h – Fábrica de Cultura Diadema.

10/4, quarta-feira, 10h às 12h – Fábrica de Cultura Capão Redondo.

10/4, quarta-feira, 15h às 17h – Fábrica de Cultura Jd. São Luís.

Recomendação etária: 14 anos.

CinefantasyMostra Mulheres Fantásticas

4/4, quinta-feira, 14h às 16h – Fábrica de Cultura Capão Redondo.

4/4, quinta-feira, 19h30 às 21h30 – Fábrica de Cultura Jd. São Luís.

5/4, sexta-feira, 19h30 às 21h30 – Fábrica de Cultura Diadema.

11/4, quinta-feira, 15h às 17h – Fábrica de Cultura Brasilândia.

11/4, quinta-feira, 19h às 21h – Fábrica de Cultura Jaçanã.

12/4, sexta-feira, 19h30 às 21h30 – Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha.

Recomendação etária: 14 anos.

Historinhas Coloridas: Por Uma Infância Sem Preconceitos

10/4, quarta-feira, 10h às 12h.

Local: Fábrica de Cultura Brasilândia.

Recomendação etária: 3 anos.

A produção fala sobre a importância da representatividade e respeito à população LGBT desde criança. Após a exibição acontece um bate-papo entre os participantes.

Visionários da Quebrada

10/4, quarta-feira, 19h às 21h.

Local: Fábrica de Cultura Capão Redondo.

Recomendação etária: Livre.

Personagens de várias quebradas de São Paulo nos guiam ao encontro de outros olhares sobre pessoas, filosofias, práticas e relações produzidas nas periferias da cidade. As histórias, contadas por seus próprios protagonistas, criam novos imaginários e narrativas sobre os saberes das periferias relacionados a moda, educação, gastronomia, dança, comunicação, entre outros temas, e revelam a potência de pessoas extraordinárias que, na construção cotidiana, fortalecem valores que promovem mudanças em suas comunidades.

A exibição é uma parceria entre o programa Fábricas de Cultura e a plataforma digital de cinema independente Taturana.

Aracy De Almeida É Coisa Nossa – A Bossa E O Veneno Do Samba Em Pessoa

13/4, sábado, 19h às 19h30.

Local: Fábrica de Cultura Diadema.

Recomendação etária: Livre.

Exibição do documentário biográfico produzido pelo “Samba de Terreiro de Mauá” em homenagem à Aracy de Almeida. Da periferia do Rio de Janeiro, Aracy iniciou a carreira em 1934 com a ajuda de Noel Rosa. Consagrou-se como a mais importante intérprete da obra de Noel, tendo lançado músicas como “Palpite infeliz”, “Último desejo” e “Três apitos”. Ao longo de sua carreira, gravou marchinhas carnavalescas, sambas de “teleco-teco” e canções tristes, das quais possuem maior popularidade.

Slam – Voz De Levante

14/4, domingo, 14h às 17h.

Local: Fábrica de Cultura Capão Redondo.

Recomendação etária: Livre.

Dirigido por Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva, o documentário mostra as cenas de Slams em Chicago, Nova Iorque, Paris, Rio e São Paulo. A obra aborda a manifestação artística enquanto elemento estimulador da criatividade e do convívio entre pessoas diferentes numa época de conflitos políticos, como uma possibilidade para manifestar o livre pensamento e a expressão artística. O documentário é vencedor de dois prêmios no Festival do Rio 2017 e melhor filme nacional no Festival Internacional Mulheres no Cinema. Após a exibição, Tatiana participará de um bate-papo com o público.

A exibição é uma parceria entre o programa Fábricas de Cultura e a plataforma digital de cinema independente Taturana.

Ordalina Candido – Eu Sou Povo

24/4, quarta feira, 14h às 16h

Local: Fábrica de Cultura Diadema.

Recomendação etária: Livre.

Documentário sobre a artista plástica negra Ordalina Candido. Mesmo tendo uma vida com muito altos e baixos, descobriu na arte seu legado. A obra tem como fio condutor os bairros do Eldorado e Inamar, em Diadema – SP, localidades que abarcam grande parte de sua história como pintora e articuladora social.

Corpo Delito

24/4, quarta-feira, 19h30 às 21h.

Local: Fábrica de Cultura Brasilândia.

Recomendação etária: Livre.

O filme apresenta a história de Ivan. Aos trinta anos, acaba de sair da cadeia depois de oito anos preso. De volta à sua casa e ao convívio de sua esposa filha que ele mal conhece, ele tem uma chance de retomar a vida. No entanto, o passado ainda o atormenta. Ivan está em liberdade condicional, com uma tornozeleira eletrônica que o proíbe de fazer qualquer trajeto que não seja o de casa para o trabalho, do trabalho para casa. Por determinação da Justiça, ele precisa cumprir uma rotina de 8 horas diárias apertando parafusos numa fábrica. À noite, ele não pode sair de casa. Mas, aos poucos, Ivan passa a não aceitar mais essa condição.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508

Telefone: (11) 3859-2300

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h

 

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Rua Bacia de São Francisco, s/n

Telefone: (11) 5822-5240

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h

Fábrica de Cultura Diadema

Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, nº 135 – Centro – Diadema/SP

Telefone: (11) 4051-5050

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138

Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360

Telefone: (11) 2249-8010

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h

 

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Rua Antônio Ramos Rosa, 651

Telefone: (11) 5510-5530

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h

 

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoerinha

Rua Franklin do Amaral, 1575

Telefone: (11) 2233-9270

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h

Compartilhe!