HomeAssessoria ReleasesFábricas de Cultura realizam espetáculos sobre o racismo no Brasil

Fábricas de Cultura realizam espetáculos sobre o racismo no Brasil

 Ialodês – um manifesto da cura ao gozo e Oniri Ubuntu são apresentadas gratuitamente ao público em outubro

O teatro é uma linguagem artística que pode e é muitas vezes utilizada como forma de artivismo, unindo arte e ativismo para questionar e expor diversas desigualdades sociais como racismo, machismo, LGBTfobia etc. As Fábricas de Cultura Brasilândia, Jardim São Luís e Capão Redondo – instituições da Secretaria da Cultura do Estado gerenciadas pela Poiesis – oferecem em outubro dois espetáculos gratuitos que fazem o público refletir sobre o racismo que permeia as relações sociais no Brasil.

Ialodês – um manifesto da cura ao gozo é um manifesto poético em forma de fábula, onde cinco mulheres-abelhas, as Ialodês, governam a Colmeia, uma cidade-mundo herdada por elas de suas ancestrais. Em uma dança constante e natural o espetáculo revela a construção de espaços do poder da mulher negra, a partir de um mergulho na ancestralidade para o resgate e afirmação de suas identidades. O trabalho das Capulanas Cia de Arte Negra é apresentado de 19 a 21 de outubro às 20h no Jardim São Luís, e dias 24, 26 e 27 de outubro, às 15h na Brasilândia.

Entrelaçando imagens de momentos históricos distintos, o espetáculo Oniri Ubuntu, com a companhia Bando Jaçanã – criada e desenvolvida na Fábrica de Cultura Jaçanã – realiza um trabalho de alquimia onde os ancestrais estão vivos em corpos do presente, falando sobre a possibilidade de outro destino às populações negras e indígenas brasileiras. Ao relembrar todos os povos que foram tantas vezes esquecidos, podemos transformar o presente para mudar o futuro. As apresentações serão dia 20 de outubro às 15h no Capão Redondo e 13 de outubro às 17h no Jardim São Luís.

 

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços da Secretaria da Cultura do Estado, de acesso gratuito, que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará: cursos e atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

Em 2018, as unidades das zonas norte e sul (Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha) contam com o patrocínio da Via Varejo – Casas Bahia por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui com atividades de formação, saídas pedagógicas, programação cultural e projetos de tradução em Libras.

 

SERVIÇO: Teatro nas Fábricas de Cultura

 

Oniri Ubuntu

13/10. Sábado, 17h às 19h | Jardim São Luís.

20/10. Sábado, 15h às 17h | Capão Redondo.

Recomendação: maiores de 12 anos.

Ingressos gratuitos.

 

Ialodês – um manifesto da cura ao gozo

19, 20 e 21/10. Sexta-feira a domingo, 20h às 22h | Jardim São Luís.

24, 26 e 27/10. Quarta-feira, sexta-feira e sábado, 15h às 17h | Brasilândia.

Recomendação: maiores de 16 anos.

Ingressos gratuitos.

 

Fábrica de Cultura Brasilândia | Av. General Penha Brasil, 2508

Fábrica de Cultura Capão Redondo | Rua Bacia de São Francisco, s/n

Fábrica de Cultura Jardim São Luís | Rua Antônio Ramos Rosa, 651

www.fabricasdecultura.org.br  | Acessibilidade no local.

Assessoria de Imprensa – POIESIS

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br

Elisabete Alina Skwara – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Compartilhe!