HomeCultura + Cultura + NotíciasFábricas de Cultura realizam atividades sobre poesia e movimento tropicalista

Fábricas de Cultura realizam atividades sobre poesia e movimento tropicalista

Programação reúne oficina de escrita criativa, desenvolvimento do olhar poético, pílulas de poesia para entregar ao público e mais

Durante o mês do carnaval, as Fábricas de Cultura das zonas norte e sul, instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis, têm programação especial para quem quer aproveitar o clima da maior festa popular brasileira com muita poesia.

Foto: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Um dos destaques da programação são as atividades do Tropicaliza (ferver)eiro. Inspirado no calor de fevereiro e na liberdade da Tropicália – movimento que sacudiu o país e revolucionou a cultura no final da década de 1960, em especial a literatura – a Fábrica de Cultura Jaçanã realiza, entre 6 e 27 de fevereiro, roda de conversa, performances, música e desfile sobre o tema.

A poesia se manifesta em desenhos, fotografias, músicas instrumentais e, é claro, no poema escrito. Na oficina Olhares Poéticos, os participantes exercitam o olhar para a poesia da vida e exploram suas capacidades sensitivas. A atividade acontece 20 de fevereiro, terça-feira, às 14h00, na Fábrica de Cultura Capão Redondo.

Na oficina Poesia na Lata, realizada na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, os participantes podem explorar os sentimentos escrevendo e pintando poesias selecionadas em latas de spray vazias. O encontro acontece 21 de fevereiro, quarta-feira, às 15h00.

Na quinta-feira, 22, acontece na Fábrica de Cultura Brasilândia a oficina de Escrita Criativa. Nela o público aprende algumas técnicas de escrita explorando a criatividade para a construção de um texto, seja ele prosa ou poesia. A atividade tem início às 15h00.

O pergaminho foi usado há centenas de anos como um suporte de escrita, assim como utilizamos o papel atualmente, entretanto a produção dele não era tão fácil, já que era confeccionado a partir de pele de animais. Em Pergaminhos poéticos, que acontece 20 de fevereiro, terça-feira, às 10h00, o público vai aprender a criar “pergaminhos” com materiais reutilizados. A atividade acontece na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha e, após a oficina, os participantes irão distribuir as produções no entorno da Fábrica.

SERVIÇO:

Fábrica de Cultura Brasilândia – Avenida General Penha Brasil, 2508

Fábrica de Cultura Capão Redondo – Rua Bacia de São Francisco, S/N

Fábrica de Cultura Jaçanã – Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138

Fábrica de Cultura Jardim São Luís – Rua Antônio Ramos Rosa, 651

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha – Rua Conselheiro Moreira de Barros, 3997

www.fabricasdecultura.org.br | Acessibilidade no local.

RelatedPost

Compartilhe!