HomeAssessoria ReleasesFábricas de Cultura promovem Encontro Estéticas das Periferias edição 2018

Fábricas de Cultura promovem Encontro Estéticas das Periferias edição 2018

O evento, realizado no Capão Redondo e em Jaçanã, terá circo,

show de música, contação de histórias, discotecagem, baile e sarau

Que tal ter uma tarde de sábado cheia de música, dança, teatro, literatura e circo? As Fábricas de Cultura Capão Redondo e Jaçanã – da Secretaria da Cultura do Estado, gerenciadas pela Poiesis – realizam no dia 2 de setembro, junto com o Cantinho Integrado de Todas as Artes (CITA), o Encontro Estéticas das Periferias edição 2018. Na zona Sul da cidade, das 14h às 19h, as atividades serão em um caminhão-palco localizado na Avenida Carlos Caldeira Filho. Já na zona Norte, haverá um show das 16h às 17h, na própria Fábrica de Cultura Jaçanã. Toda programação é gratuita e aberta ao público.

Abrindo as atividades, às 14h, no Capão Redondo, As desaventuras de uma sopa Zé Lequinesca, uma contação de história inspirada no livro Sopa de pedra, de Pedro Malasartes. Zé Lequino, um jovem muito astuto, entra numa aposta com seus amigos, e daí em diante muitas aventuras os esperam. O Bando Trapos narrará a história com ajuda de músicas e máscaras, não perca! Logo após, será a vez da Discotecagem do DJ PorcS, com o Coletivo Eu Soul Samba Rock, que fará uma seleção de clássicos da cultura negra. Às 15h, começa o Sarau do Capão, que reunirá poesia, dança e música, para debater questões de gênero, raça e classe. Os encontros, que nasceram em janeiro de 2017, acontecem mensalmente e são voltados para a periferia.

Após a segunda rodada da Discotecagem do DJ PorcS, será a vez da Troupe dos Clowns Anônimos, iniciativa da Cia de Artes Decálogo – JALC, apresentar seu número A mosca anônima, às 17h. Os palhaços Pi, Pamasoc e Julião entram num ônibus lotado e algo absurdo acontece: uma mosca começa a voar em cima deles e dos demais passageiros, causando uma imensa confusão. Quem vencerá esta saga? A mosca ou o atrapalhado trio? Logo após, às 17h30, começará o Bailinho Nostalgia, também com o Coletivo Eu Soul Samba Rock. A proposta é unir um público de diferentes gerações, para relembrar os grandes bailes black presentes nas periferias de São Paulo, desde a década de 1960.

Já a Fábrica de Cultura Jaçanã receberá o show da Camila Benedicto, das 16h às 17h. Conhecida por ter a voz doce e forte, a sambista gravou sua primeira música, É só pagar para ver, em 2014. Aos 28 anos, a paulistana já fez participação em shows de artistas renomados como Leci Brandão, Carica (ex-Sensação) e Serginho Meriti.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços da Secretaria da Cultura do Estado, de acesso gratuito, que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará: cursos e atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

Em 2018, as unidades das zonas norte e sul (Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha) contam com o patrocínio da Via Varejo – Casas Bahia por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui com atividades de formação, saídas pedagógicas, programação cultural e projetos de tradução em Libras.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:
Encontro Estéticas das Periferias edição 2018

Sábado, 2/9
– Avenida Carlos Caldeira Filho (Capão Redondo) – das 14h às 19h
– Fábrica de Cultura Jaçanã – das 16h às 17h

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Rua Bacia de São Francisco, s/n

Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138

Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360

Telefone: (11) 2249-8010