HomeCultura + Cultura + NotíciasFábricas de Cultura levam arte e cidadania para toda a cidade!

Fábricas de Cultura levam arte e cidadania para toda a cidade!

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Com o intuito de promover a inclusão cultural por meio da educação e da arte, as Fábricas de Cultura realizam gratuitamente atividades que garantem a iniciação artística e a formação cultural para pessoas de várias áreas da capital de São Paulo. “Um dos valores de importância na troca cultural é o engajamento de pessoas no seu processo de formação social, na capacidade de troca, de descobertas, de se perceber enquanto indivíduo e sua relação no coletivo”, afirma Ênio Antunes, Orientador Artístico-Pedagógico e diretor artístico dos grupos do Projeto Musicando. No programa, o público encontra cursos regulares e atividades nas mais diversas modalidades – dança, teatro, música, circo, artes visuais, literatura – além de exibições e espetáculos. “As Fábricas oferecem cursos bons, difíceis de achar, e de graça”, comenta Guilherme Farias, 16 anos, aluno de uma das unidades. “Eu posso fazer as coisas que eu gosto e fazer novos amigos”, complementa Allysson Augusto, 14 anos, também aluno do Programa.

Em 2017, as Fábricas de Cultura receberam mais de 1,5 milhão de pessoas, alcançando um significativo recorde de 11% a mais do que no ano anterior. Neste mesmo ano houve também a formação cultural de mais de 542 mil alunos. Para fortalecer esse laço e o compromisso com as comunidades, a Secretaria da Cultura investiu mais de R$66 milhões em favor da iniciação artística e da educação cultural da população. “Esse alcance do Social é muito importante”, declara Jefferson Mendes, mais conhecido como DJ Smockey, educador do Ateliê DJ na unidade de Sapopemba. “Meu objetivo é conseguir direcionar o foco dos alunos para o sonho deles, para que não tenham contato com o mundo do crime. Tenho muito orgulho das minhas turmas”, conclui.

O programa possui 10 unidades que foram construídas entre os anos de 2011 e 2014, e estão espalhadas pelas regiões norte, sul e leste de São Paulo – Capão Redondo, Itaim Paulista, Jardim São Luiz, Parque Belém, Sapopemba, Vila Curuçá, Vila Nova Cachoeirinha, Cidade Tiradentes, Brasilândia e Jaçanã. As obras do 11º polo, localizado em Diadema, já foram entregues pelo Governador Geraldo Alckmin. “É a primeira Fábrica de Cultura fora de São Paulo. Um prédio com dois pavimentos, biblioteca, teatro, sala de música, circo, arte, produção e dança, além de refeitório, camarins e vestiários. Assinamos com o secretário José Luiz Penna e com o Romildo Campello, secretário-adjunto, que já vão providenciar o chamamento para escolhermos a Organização Social que vai equipar, gerir e colocar a unidade em funcionamento”, declarou o Governador na ocasião.

RelatedPost

Compartilhe!