HomeAssessoria ReleasesFábricas de Cultura destacam a expressão escrita e falada em novembro

Fábricas de Cultura destacam a expressão escrita e falada em novembro

Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha e Capão Redondo oferecem atividades no tema

Poesia e palavra tomam espaço na programação de unidades das Fábricas de Cultura das regiões norte e sul em novembro. Convidados muito especiais levam o sarau e o slam para o Capão Redondo; em Brasilândia, uma escritora italiana evoca sua conterrânea para propor uma reflexão sobre as formas de inclusão da mulher na sociedade; e a Vila Nova Cachoeirinha
oferece um sarau artístico para sarar as pessoas. E aí, te despertou a curiosidade? Veja mais informações sobre as atividades no texto. Todas serão gratuitas e abertas ao público geral.

A escritora italiana Tessa Gubert faz uma leitura e interpretação de textos do livro “Fiore di Poesia” (1998), de Alda Merini, na Fábrica de Cultura Brasilândia. Esta última é uma autora de Bolonha que passou parte de sua vida internada, diagnosticada como histérica por conta de seu comportamento sexual e psicológico. A proposta da Oficina de poesia feminina com Tessa Gubert é comparar o que mudou nos últimos 20 anos no que diz respeito às condições da mulher e seu papel na sociedade, usando algumas citações do livro como ponto de partida. A oficina vai abranger três terças-feiras de novembro: nos dias 5, 12 e 19/11, das 15h às 18h.

Durante a vida, momentos de tristeza, angústia ou solidão são inevitáveis. Todo mundo em algum momento já passou ou vai passar por estas emoções. E, para lidar com elas, que tal uma ajudinha da arte? Esta é a proposta do Amparo literário – Sarau Simpósio de Artes Integradas, um encontro de pessoas que buscarão, por meio de intervenções artísticas de diferentes linguagens, dialogar com o público presente a respeito de momentos de solidão e  apatia. O objetivo do Sarau é que a arte possa ser um instrumento de escuta ativa dos indivíduos, ou seja, que a arte consiga abrigar a expressão cultural e emocional dos participantes. Vai rolar no sábado, 9/11, das 13h às 17h na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha.

A última edição do ano do Slam Capão está carregada de atrações originárias de vários cantos da cidade com Dança, Fotografia, Literatura. Receberemos na Fábrica de Cultura Capão Redondo as poetas Jéssica Campos, lançando seu zine “Se um dia eu parar de escrever é porque o mundo mudou”; Tawane Theodoro, com seu livro “Afrôfenix”; e Santos Drummond trazendo seu zine “14 Bis”. Para finalizar a noite, vindo diretamente do Grajaú para o Capão, Trio Café se apresenta em um pocket show. O evento tem início às 18h e término às 21h no sábado, 23/11. Edição valendo vaga para final de 2020 e vaga no Circuito SLAM SP!

As Fábricas de Cultura são instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciadas pela Poiesis.

Oficina de poesia feminina com Tessa Gubert
5, 12 e 19/11 – Terças-feiras – das 15h às 18h
Fábrica de Cultura Brasilândia | Av. General Penha Brasil, 2508

Amparo literário – Sarau simpósio de artes integradas
9/11 – Sábado – das 13h às 17h
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha | Rua Franklin do Amaral, 1575

Slam Capão: Dança, Fotografia, Literatura
23/11 – Sábado – 18h às 21h
Fábrica de Cultura Capão Redondo | Rua Bacia de São Francisco, s/n

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA
As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2019, as Fábricas de Cultura são patrocinadas, por meio da lei de Incentivo à Cultura, pelo instituto Center Norte (região Norte) e Fundação Via Varejo (região Norte e Sul).

SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.