HomeAssessoria ReleasesFábricas de Cultura da Zona Norte realizam cursos e oficinas de habilidades do século 21

Fábricas de Cultura da Zona Norte realizam cursos e oficinas de habilidades do século 21

Produção de música com software livre, oficina audiovisual, produção e jogos e workshop de edição de vídeo são alguns dos cursos oferecidos nas unidades Brasilândia, Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha

 

A habilidade de dominar novas tecnologias está entre as principais habilidades do século 21, fundamentais para todas as áreas de conhecimento. Pensando nisso, as Fábricas de Cultura, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis, realizam, durante o mês de maio, diversos cursos para auxiliar os participantes no contato com novas tecnologias. As atividades são patrocinadas, por meio da lei de Incentivo à Cultura, pelo Instituto Center Norte (região Norte) e Fundação Via Varejo (região Norte e Sul).

Um dos focos dos cursos é a tecnologia usada no mercado musical. No curso Oficina de produção de beats com software livre, por exemplo, Malka Julieta e Felipe Diniz apresentam desde o contexto histórico de criar músicas eletrônicas – como e onde surgiu – até a produção de beats utilizando alguns softwares. Os encontros acontecem de 7 a 21 de maio, terça e quinta-feira às 18h na Fábrica de Cultura Brasilândia.

Em Workshop de edição de vídeos, os participantes aprendem habilidades básicas como cuidados relacionados a planejamento de montagem, armazenamento de arquivos, montagem, passando por noções básicas de tratamento de áudio, até finalização. O curso acontece nos dias 4, 11, 18, 24 e 25 de maio, sexta-feira e sábado às 9h na Fábrica de Cultura Jaçanã.

Veja abaixo a lista completa dos cursos oferecidos em maio pelas Fábrica de Cultura da Zona Norte:

Oficina de produção de beats com software livres

7 a 21/5. Terça e quinta-feira, 18h às 22h

Local: Brasilândia

Inscrições na recepção da unidade | Recomendação etária: Livre

Batidas e Papos

8 a 29/5. Quarta-feira, 18h30 às 21h30 | 23/5, 14h às 17h | 25/5, 13h às 18h

Local: Vila Nova Cachoeirinha

Inscrições na recepção da unidade | Recomendação etária: 12 anos

Participe desse ciclo de formação com Mano Réu, que utiliza diferentes materiais didáticos, como ferramentas físicas (hardwares) e tecnológicas (programas e plug-ins) para democratizar a produção musical, promovendo encontro entre musicistas, iniciantes, cantores e cantoras, MC’s, profissionais do áudio etc.

Acelerarte – empreendedorismo no mundo da música

8, 22 e 29/5. Quarta-feira, 9h às 12h e 13h às 16h

Local: Jaçanã

Inscrições na recepção da unidade | Recomendação etária: Livre

 

É Nóis no Doc – Oficina Audiovisual

11, 18, 19, 25 e 26/5. Sábado e domingo, 12h às 18h

1, 2, 8 e 9/6. Sábado e domingo, 14h às 18h

Local: Brasilândia

Inscrições: https://bit.ly/2Pn8lgs | Recomendação etária: 18 anos

Workshop de edição de vídeos

4, 11, 18, 24 e 25/5. Sexta e sábado, 9h às 13h

Local: Jaçanã

Inscrições na recepção da unidade | Recomendação etária: Livre

O curso aborda habilidades básicas para jovens que desejam ingressar no percurso do audiovisual, como cuidados relacionados a planejamento de montagem, armazenamento de arquivos, montagem, passando por noções básicas de tratamento de áudio, até finalização.

Produção de jogos com software livres

8 a 30/5. Quarta e quinta-feira, 10h às 12h30

Local: Brasilândia

Inscrições na recepção da unidade | Recomendação etária: Livre

Com a orientação de Harry Abreu, os participantes aprendem a desenvolver jogos digitais com uso de softwares livres, com linguagem acessível para iniciantes.

Oficina Juventudes Periféricas

– 21, 23, 28 e 30/5, 4, 6, 11, 13, 18, 25 e 30/6. Terça-feira, quinta-feira e domingo, 14h às 18h

Local: Vila Nova Cachoeirinha

– 25/5, 1, 8, 15, 29 e 30/6. Sábado e domingo, 9h às 13h e 14h às 18h

Local: Brasilândia

– 25 a 30/6. Quarta e sexta-feira, 9h às 13h

Local: Jaçanã

Inscrições na recepção da unidade | Recomendação etária: 14 anos

Por meio da narrativa visual fotográfica ou cinematográfica, Luiz Maudonnet, Arthur Goerck e Laura Candelária apresentam aos participantes os conceitos de Identidade e Cultura, permitindo a produção de projetos independentes individuais e coletivos.

 

Oficina de grafitti

– 4 e 18/5, e 1/6. Sábado, 9h às 13h e 14h às 18h (apenas uma turma)

Local: Jaçanã

– 26/4, 3, 10, 17 e 24/5. Sexta-feira, 14h às 18h

Local: Vila Nova Cachoeirinha

Inscrições na recepção da unidade | Recomendação etária: 14 anos

Venha conhecer a história do grafitti, suas versões, estilos e possibilidades de aplicação. Ministrada por Júlio Barreto, a oficina oferece aos participantes iniciação ao desenho básico, passando por criação de máscaras para a execução da pintura até o próprio grafitti.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2019, as Fábricas de Cultura são patrocinadas, por meio da lei de Incentivo à Cultura, pelo instituto Center Norte (região Norte) e Fundação Via Varejo (região Norte e Sul).

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Fábrica de Cultura Brasilândia | Avenida General Penha Brasil, 2508

Fábrica de Cultura Jaçanã | Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha | Rua Franklin do Amaral, 1575

www.fabricasdecultura.org.br

Compartilhe!