HomeAssessoria ReleasesFábricas de Cultura abrem inscrições para ateliês artísticos do 2º semestre

Fábricas de Cultura abrem inscrições para ateliês artísticos do 2º semestre

Inscreva-se! Música, artes visuais, multimeios, criatividade e tecnologia, literatura, circo, dança e teatro fazem parte das aulas gratuitas, oferecidas para crianças e jovens

Procura por recreação? Quer descobrir e desenvolver habilidades artísticas? As Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul de São Paulo, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis, estão com inscrições abertas para ateliês. São diversas linguagens, como música, artes visuais, multimeios, criatividade e tecnologia, literatura, circo, dança e teatro, com aulas no segundo semestre. Todas as atividades são gratuitas e oferecidas para crianças e jovens até 21 anos. As inscrições devem ser feitas na recepção de cada unidade e recomenda-se ligar antes para checar o número de vagas disponíveis. Confira os principais destaques:

Entre as propostas da Fábrica de Cultura Capão Redondo estão os ateliês Fut-Escrita e Intervenção Urbana. O primeiro propõe aplicar a paixão pelo futebol na escrita a partir de práticas e jogos, com aulas sobre a história do futebol de várzea da região, com narrações e partidas poéticas; o segundo convida para diálogo entre as manifestações artísticas estêncil, arte ambiente, performance e urbanografias. As duas atividades oferecem 25 vagas para um público a partir de 14 anos, com aulas as terças e quintas, de 6 de agosto a 28 de novembro, sendo das 15h às 17h45 o ateliê literário e das 18h às 20h45 o ateliê de artes visuais.

Seguindo pela zona Sul, a Fábrica de Cultura Jardim São Luis terá aula de dança materna focada em bebês com até um ano e três meses. O ateliê busca integrar mães e pais que desejam exercitar afetividades com seus bebês e com outras pessoas na mesma etapa familiar. Com 15 vagas, os encontros ocorrem aos sábados, 10 de agosto a 12 de outubro, das 10h às 12h. Na mesma unidade, o ateliê de iniciação musical se volta para crianças de seis a nove anos, oferece 15 vagas, terças e quintas-feiras, durante 6 de agosto a 21 de novembro, das 9h às 11h45. Canto, cordas, percussão e sopros compõem a alfabetização musical com improvisação e composição de canções.

Pela zona norte, a Fábrica de Cultura Brasilândia oferece iniciação ao teatro para crianças de oito a 12 anos e coral de mulheres para a faixa etária de 14 anos adiante. A linguagem teatral será aplicada aos pequenos nas quartas e sextas, das 9h às 11h45, entre 7 de agosto e 29 de novembro, oferecendo 25 vagas. O coral feminino, com 20 vagas cada módulo (I e II), será desenvolvido em parceria com o projeto Memórias do Bairro pelas quintas-feiras, das 18h às 20h, em duas opções de datas: 8 de agosto a 3 de outubro; e 10 de outubro a 28 de novembro.

Na Fábrica de Cultura Jaçanã, os aprendizes de 8 a 16 anos podem trabalhar a coordenação motora, coletividade, criatividade e flexibilidade no ateliê de capoeira e brincadeiras de roda. São 20 vagas e será realizado pelas quartas e sextas-feiras, de 7 de agosto a 29 de novembro, das 9h às 11h45. O ateliê de foto e vídeo: memórias coletivas ensinará as técnicas de construção de sites gratuitos como espaços para o público contar as histórias (próprias e/ou de moradores) das comunidades próximas à Fábrica de Cultura Jaçanã. Voltada às pessoas a partir de 14 anos, a atividade abre 15 vagas e será toda quarta-feira, de 7 de agosto a 27 de novembro, das 14h às 17h.

A Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha integra HQ, mangá, pintura, escultura e gravura em aulas de terças e quintas, 6 de agosto a 28 de novembro, das 9h às 11h45. Com 25 vagas disponíveis, a turma de 8 a 12 anos passará pela parte teórica e prática de modelagem, entalhe e pintura em diferentes materiais, entre eles, argila, sucata e concreto celular.  Em trilha de figurino e acessórios, por meio de pesquisa e experimentação, os aprendizes vão costurar e customizar peças com materiais recicláveis. O objetivo é produzir vestimentas de diversos estilos e épocas. Esse ateliê é voltado ao público a partir dos 14 anos que terão aulas pelas quartas, de 7 de agosto a 27 de novembro, das 18h30 às 21h30.

A Fábrica de Cultura Diadema também apresenta uma variedade de formações. Alguns exemplos são o de criação de games toda quarta-feira, 7 de agosto a 27 de novembro, das 12h30 às 21h30, com 15 vagas e para pessoas a partir dos 14 anos. O curso promove noções de criação, roteiro, softwares, realidade virtual, licenciamento e distribuição. Já a linguagem cinematográfica será desenvolvida pelo curso de cinema e vídeo digital – produção de curta-metragem as terças e quintas, entre 6 de agosto e 30 de novembro, das 18h30 às 21h15. Para a faixa etária dos 14 anos adiante e com 20 vagas, as aulas são compostas por todas as etapas, desde roteiro à finalização.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2019, as Fábricas de Cultura são patrocinadas, por meio da lei de Incentivo à Cultura, pelo instituto Center Norte (região Norte) e Fundação Via Varejo (região Norte e Sul).

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Rua Antônio Ramos Rosa, 651

Telefone: (11) 5510-5530

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508

Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138

Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360

Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoerinha

Rua Franklin do Amaral, 1575

Telefone: (11) 2233-9270

Fábrica de Cultura Diadema

Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP

Telefone: (11) 4061-3180

Funcionamento de todas as unidades: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h

Site: www.fabricasdecultura.org.br

Compartilhe!