HomeAssessoria ReleasesFábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha realiza programação para discutir ensino da História dos Povos Indígenas no currículo escolar

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha realiza programação para discutir ensino da História dos Povos Indígenas no currículo escolar

Gratuitas e abertas ao público, as atividades propõem um olhar mais próximo ao cotidiano, à resistência e à cultura indígenas

Durante o mês de abril a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha – equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis – receberá o Projeto Colorizando. A iniciativa, que promove discussões sobre identidade racial, abordará, por meio de uma exposição, bate-papos e oficinas, o ensino sobre a História e a Cultura dos povos Indígenas nas escolas.

No dia 10 de março de 2008 foi sancionada a Lei 11.645. Com o objetivo de difundir as duas culturas como elementos da formação da sociedade brasileira, a norma determina que a temática da História e Cultura afro-brasileira e indígena, deve ser, obrigatoriamente, parte do currículo escolar. Mais de dez anos depois da determinação, o Projeto Colorizando, que nessa edição tratará especificamente da Cultura Indígena, utilizará diversas linguagens artísticas para estimular reflexões acerca do tema. Confira o cronograma de atividades:

Instalação: Cotidianos Indígenas

16 a 30/4, durante o horário de funcionamento da Fábrica

As obras da artista plástica Sheila Andrade trazem recortes do dia-a-dia de povos indígenas.

Bate-papo: Experiências e Vivência no Ciclo de Mulheres da Aldeia Maracanã

24/4, quarta-feira, das 19h às 21h30

Conversa sobre o Ciclo de Mulheres da comunidade de resistência indígena, Aldeia Maracanã, com o intuito de compartilhar e aprofundar os vínculos entre as mulheres presentes naquele espaço. Com mediação da Profª. Rita de Cássia, pedagoga e Bacharel em Filosofia, História, Relações Sociais e Cultura. Experiência no ensino de trabalho no ciclo de mulheres da aldeia do Maracanã.

Bate-papo: Protagonismo da mulher indígena na história: resistência, luta e horizonte

24/4, quarta-feira, das 19h às 21h30

Debate sobre o papel da mulher indígena na resistência e formação da cultura. Com mediação da Profa. Ieda Lúcia de Oliveira, jornalista formada pela faculdade Cásper Líbero, historiadora licenciada e pós-graduada em História e Sociedade pela PUC-SP, professora de História, Filosofia e Sociologia na rede pública de São Paulo. Especialista na questão do feminino na sociedade, sua representatividade e resistência.

Desfile de moda indígena

24/4, quarta-feira, das 19h às 21h30

Com a artesã Ireni, da comunidade indígena do Jaraguá.

Oficina de Arte Plumária e Licocós

27/4, sábado, das 14h às 16h

Oficina de arte arte feita exclusivamente com penas e plumas (artificiais) e modelagem de bonecos de argila, chamados de licocós. Arte repleta de simbolismo, foi e continua sendo uma das criações estéticas mais desenvolvidas pelas culturas indígenas. Com a Prof.ª e artista plástica Sheila Andrade.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará: cursos e atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Rua Franklin do Amaral, 1575

Telefone: (11) 2233-9270

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h.

Compartilhe!