HomeAssessoria ReleasesFábrica de Cultura Diadema tem programação especial e gratuita para crianças e jovens

No mês de dezembro vai ter oficina de criação de livro e de zine, plantação de sementes, roda de leitura e atividade sobre a bandeira da cidade

A criançada de Diadema já tem lugar para brincar e aprender neste fim de ano: durante todo o mês de dezembro, a Fábrica de Cultura Diadema – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis – terá uma programação especialmente pensada para as crianças e os jovens da cidade. Essa é a 11ª unidade do projeto Fábricas de Cultura, que abriu suas portas para a comunidade no dia 23 de novembro. Toda programação, que é gratuita e precisa de inscrições, foi organizada pela biblioteca da unidade.

No dia 6 de dezembro, às 15h, as crianças de 7 a 12 anos criarão livros animados a partir de lápis e papel, na Oficina de Flip Book. A proposta é usar a técnica básica da animação, onde os desenhos estáticos realizados em posições diferentes se transformam em movimento ao virar as páginas. Outra atividade imperdível será a roda de conversa Diferentes formas de se comemorar o Natal no Brasil, destinado às crianças maiores de 8 anos, no dia 11, às 14h. Você sabe o que é Hanukah? Sabe o que os budistas fazem no dia 25 de dezembro? Pois essa é a chance de aprender.

Já no dia 13, às 15h, as crianças e jovens poderão plantar sementes que representem os sentimentos que querem cultivar. A ideia é que a Oficina Sementes de palavras se desdobre em outras ações durante o período de crescimento de cada semente, para estimular o convívio na biblioteca. No dia seguinte, 14, às 14h30, será a vez de confeccionar microzines pessoais, a partir da autorreflexão das crianças, que serão estimuladas a pensarem em seu passado, presente e futuro. A Oficina Minha vida em microzines é destinada para maiores de 8 anos.

A Roda de leitura: Livro pra quê? será no dia 18, às 15h, e a proposta é ler coletivamente a obra Para que serve o livro?. O objetivo da atividade, destinada a maiores de 7 anos, é reforçar a importância do livro e estimular a leitura e a criação da própria obra. E, fechando a programação, no dia 19, às 15h, será a vez de crianças e jovens aprenderem os elementos que compõem a bandeira de Diadema e seu brasão, além de construírem uma releitura dela, por meio de bordados e elementos pessoais. A Oficina Conhecendo a bandeira de Diadema é livre.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado, são espaços de acesso gratuito que disponibilizam, principalmente para jovens, diversas atividades para formação artísticas nas mais diversas linguagens. Um programa que promove o desenvolvimento integral dos indivíduos por meio da valorização e ampliação de universos culturais, de situações de convivência e experiências artísticas.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Oficina de Flip Book

Quinta-feira, 6/12 – às 15h

Faixa etária: de 7 a 12 anos

Roda de conversa: Diferentes formas de se comemorar o Natal no Brasil

Terça-feira, 11/12 – às 14h

Faixa etária: a partir de 8 anos

Oficina Sementes de palavras

Quinta-feira, 13/12 – às 15

Faixa etária: Livre

Oficina Minha vida em microzines

Sexta-feira, 14/12 – às 14h30

Faixa etária: a partir de 8 anos

Roda de leitura: Livro pra quê?

Terça-feira, 18/12 – às 15h

Faixa etária: a partir de 7 anos