HomeAssessoria ReleasesFábrica de Cultura Brasilândia comemora o Kwanzaa em dezembro

Fábrica de Cultura Brasilândia comemora o Kwanzaa em dezembro

Serão diversas atividades baseadas nos princípios da celebração afro-americana

O Kwanzaa é uma celebração afro-americana que faz parte da cultura da diáspora africana e que preza pela valorização da comunidade, das crianças e da vida. De 26 de dezembro a 1º de
janeiro, são acesas sete velas de cores diferentes, uma por dia. Isso porque o Kwanzaa se baseia em sete princípios fundamentais: Umoja, que significa unidade; Kujichagulia, que representa a autodeterminação; Ujima, que simboliza o trabalho coletivo e a responsabilidade; Ujamaa, que designa a economia cooperativa; Nia, que denota propósito; Kuumba, que simboliza a criatividade; e Imani, que manifesta a fé.

Inspirada na riqueza desta cultura, a Fábrica de Cultura Brasilândia, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis,traz uma programação especial no final do ano para comemorar o Kwanzaa. Todas as atividades serão na biblioteca, das 14h30 às 16h30. Na terça-feira, 3/12, Traços Ancestrais propõe uma análise de nossos traços, trazendo a reflexão sobre quem somos e de onde viemos, a partir de fotos dos próprios participantes. Entender a pluralidade da nossa ancestralidade e, a partir disso, nos fortalecer enquanto comunidade.

Aplicando os princípios Kuumba e Ujamaa, Faça você Mesmo propõe uma oficina com materiais recicláveis na sexta-feira, 6/12. Além de exercitar sua criatividade, os participantes podem utilizar os produtos finais como possibilidade de aumentar sua renda. E na quarta-feira, 11/12, falaremos sobre autocuidado através do cultivo do bem estar e dos saberes ancestrais, tendo em vista o princípio Imani – o qual prega que devemos ter fé em nós mesmos, acreditando na multiplicidade e criatividade individual. Preservando e entendendo de onde viemos, a oficina Corpo, Ervas e Autocuidado propõe a manipulação de ervas para criação de um incenso natural.

SERVIÇO
Fábrica de Cultura Brasilândia | Av. General Penha Brasil, 2508
Todas as atividades acontecem na biblioteca, das 14h30 às 16h30
Traços Ancestrais (20 vagas)
03/12 – Terça-feira
Podcast Biblioteca
04/12 – Quarta-feira
Faça você Mesmo (15 vagas)
06/12 – Sexta-feira
Trilhando propósitos (20 vagas)
10/12 – Terça-feira
Corpo, Ervas e Autocuidado (15 vagas)
11/12 – Quarta-feira
Brincando e Aprendendo!
12/12 – Quinta-feira

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA
As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação
com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2019, as Fábricas de Cultura são patrocinadas, por meio da lei de Incentivo à Cultura, pelo instituto Center Norte (região Norte) e Fundação Via Varejo (região Norte e Sul).

SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!