HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Assessoria ReleasesExposições: “Afetividades Ordinárias” na Oficina Cultural Oswald de Andrade e “Maternagem” na Oficina Cultural Alfredo Volpi

Exposições: “Afetividades Ordinárias” na Oficina Cultural Oswald de Andrade e “Maternagem” na Oficina Cultural Alfredo Volpi

A primeira estará composta por retratos das expressões plurais, principalmente pela temática LGBTQIA+, enquanto que a segunda abordando a complexidade das relações

Exposições pelas Oficinas Culturais Oswald de Andrade e Alfredo Volpi seguem pelo mês de fevereiro, com trabalhos do fotógrafo João Bertholini e da artista Bárbara Milano, respectivamente. Além de formações on-line do programa de Formação para o Interior com inscrições abertas. As unidades da capital e a ação itinerante pelo interior são das Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. A seguir, destaques da programação.

A Oficina Cultural Alfredo Volpi, incluindo o jardim da unidade, está com a exposição Maternagem aberta até o dia 27 de fevereiro. Segundo a artista Bárbara Milano, com trabalhos na mostra fotográfica, a pesquisa que fez acolhe a relação forte entre vida e obra, além de retratar relações amorosas de diferentes ângulos.

De forma presencial, é possível visitar a exposição de terça à sexta-feira, entre 11h30 e 15h, desde que o público interessado faça um agendamento prévio e siga as regras necessárias de cuidado com a saúde. Para mais informações, acesse: https://bit.ly/3bJmnWQ. A abertura virtual será no dia 19 de janeiro, terça-feira, às 11h, pelo Instagram @estudioimaterial (https://www.instagram.com/estudioimaterial/?hl=pt-br). No mesmo dia, a partir das 11h, o link da mostra para visitação de forma on-line estará disponível no site https://poiesis.org.br/maiscultura/.

Uma exposição fotográfica também ocupa a Oficina Cultural Oswald de Andrade. Em Afetividades Ordinárias, o fotógrafo João Bertholini apresenta 31 retratos e publicação de zine independente no formato digital, como o resultado da pesquisa de cerca de quatro anos que ele fez sobre o universo das pessoas trans, de ativistas reconhecidas e de pessoas vivendo em situação de rua. A mostra ficará aberta de modo virtual e terá o link divulgado no site https://poiesis.org.br/maiscultura/ a partir das 19h do dia 20 de janeiro, quarta-feira.

Com a curadoria de Neon Cunha, ativista e diretora de arte, a abertura da exposição será feita por meio de um bate-papo entre Neon e Bertholini pelo canal de YouTube do programa Oficinas Culturais (https://bit.ly/3nQ11cV), no mesmo dia e horário. A curadora e o fotógrafo levantarão as questões plásticas de construção de imagens, o olhar humano nas fotografias, bem como a contextualização das questões políticas e sociais que envolvem a abordagem do projeto com o foco principal nas expressões plurais, principalmente na temática LGBTQIA+.

E entre os dias 22 e 28 de fevereiro, uma conversa entre Bertholini e Neon sobre o questionamento e o alcance do papel da arte nos contextos políticos e sociais ficará com acesso disponível a partir do site https://poiesis.org.br/maiscultura/.

Já o programa de Formação para o Interior das Oficinas Culturais traz formações no campo audiovisual e da música pela plataforma Zoom.

A Oficina Documentário de família está com inscrições abertas até o dia 4 de fevereiro pelo link https://forms.gle/vG8kdv9sdLYyuV1s6. As aulas ocorrem nos dias 18, 23 e 25 de fevereiro, terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, e são destinadas para o público que deseja realizar um filme a partir de arquivos pessoais e que tenha o conhecimento básico de edição. A breve formação busca debater e estimular experiências documentais para resgatar memórias e histórias de diferentes famílias, por meio de fotos, vídeos, cartas, entre outros materiais. O objetivo é transformar esses arquivos em filmes de interesse de mais pessoas para além do núcleo familiar abordado. Cada participante desenvolverá um projeto de curta-metragem nesse sentido.

Cantores, estudantes de canto e admiradores dessa arte poderão aproveitar a oficina Cante bem, cante mais, cante sem parar – convite de aprimoramento para cantores. Nos dias 18, 23 e 25 de fevereiro, das 17h30 às 19h30, as aulas pelo Zoom têm a intenção de sanar as dúvidas a respeito dos cuidados vocais, respiração, exercícios práticos e básicos. As inscrições estão abertas até o dia 4 de fevereiro neste link: https://forms.gle/thsC9vHbDQLVQkwD9.

SERVIÇO

Oficina Cultural Alfredo Volpi

MATERNAGEM – EXPOSIÇÃO FOTGRÁFICA
Ficha técnica:
Artista: Bárbara Milano
Artistas convidadas: Mônica Ventura e Nazaré Soares
Texto Curatorial: Renata Felinto

Período em cartaz: até o dia 27 de fevereiro
Faixa etária: livre

Abertura virtual
19/01, terça-feira, às 11h – Via Instagram: https://www.instagram.com/estudioimaterial/?hl=pt-br
Neste mesmo período o link da mostra para visitação de forma on-line estará disponível no site https://poiesis.org.br/maiscultura/. Sem a necessidade de inscrição.

Visita presencial: de terça à sexta-feira, entre 11h30 e 15h. Neste caso, pessoas interessadas devem fazer um agendamento prévio e seguir as regras necessárias de cuidado com a saúde, conforme as orientações pontuadas neste link https://bit.ly/3bJmnWQ.

—-
Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo
Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028
E-mail: alfredovolpi@oficinasculturais.org.br

Funcionamento: de terça a sexta-feira das 11h às 15h. Pessoas que desejam visitar exposições e grupos artísticos que precisam utilizar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente pelo site https://oficinasculturais.org.br/unidade/alfredovolpi, onde também encontram informações sobre as medidas para combater a proliferação da Covid-19.

Acessibilidade: elevador, banheiro acessível para cadeirantes e rampa de acesso na entrada.
Programação gratuita.
Parte da programação é mantida de forma virtual. Saiba mais: www.oficinasculturais.org.br e https://poiesis.org.br/maiscultura/

Oficina Cultural Oswald de Andrade

AFETIVIDADES ORDINARIAS – EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Artista/fotógrafo: João Bertholini

Curadoria: Neon Cunha

Período em cartaz: até o dia 28 de fevereiro. Disponível em qualquer horário por ser uma exposição virtual.

Plataforma: o link de acesso à exposição virtual estará disponível na data de abertura – às 19h do dia 20 de janeiro – no site https://poiesis.org.br/maiscultura/

Sem a necessidade de inscrição prévia.

Faixa etária: 18 anos

Programação:

 

LIVE DE ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “AFETIVIDADES ORDINÁRIAS”
Com João Bertholini e Neon Cunha

Dia 20/1 – quarta-feira – 19h às 20h

Faixa etária: 18 anos

Plataforma de exibição da live: Youtube Oficinas Culturais – https://bit.ly/3nQ11cV

Sem a necessidade de inscrição prévia.

CONVERSA DO ARTISTA JOÃO BERTHOLINI COM A ATIVISTA E CURADORA NEON CUNHA

Coordenação: João Bertholini

Período que o vídeo ficará disponível: 22/01 a 28/02.

Plataforma de exibição do vídeo: canal de YouTube das Oficinas Culturais – https://poiesis.org.br/maiscultura/

Sem a necessidade de inscrição prévia.

Duração do vídeo: 10 minutos

Faixa etária: 18 anos

—–
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704 | E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 12h às 16h. Pessoas que desejam visitar exposições e grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente pelo site  https://oficinasculturais.org.br/unidade/oswalddeandrade/, onde também encontram informações sobre as medidas para combater a proliferação da Covid-19.
Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes
Programação gratuita
Parte da programação é mantida de forma virtual. Saiba mais: www.oficinasculturais.org.br e https://poiesis.org.br/maiscultura/

Programa de Formação para o Interior:

OFICINA – DOCUMENTÁRIO DE FAMÍLIA

Coordenação: Bruna Callegari
18, 23 e 25/02 – terças e quinta, das 14h às 16h
Inscrições: até 04/02 – https://forms.gle/vG8kdv9sdLYyuV1s6
Plataforma: Zoom
15 vagas | Faixa etária: 16 anos
É necessário conhecimento básico de edição.

OFICINA – CANTE BEM, CANTE MAIS, CANTE SEM PARAR – CONVITE DE APRIMORAMENTO PARA CANTORES

Coordenação: Katia Baroni
18, 23 e 25/02. Das 17h30 às 19h30
Inscrições: até 04/02 – https://forms.gle/thsC9vHbDQLVQkwD9
Plataforma: Zoom
40 vagas | Faixa etária: 16 anos
Público-alvo: cantores, estudantes de canto e admiradores da arte de cantar

Compartilhe!