HomeAssessoria ReleasesExposição sobre literatura dentro das prisões paulistas é inaugurada na Biblioteca Parque Villa-Lobos

Exposição sobre literatura dentro das prisões paulistas é inaugurada na Biblioteca Parque Villa-Lobos

Visitação pode ser feita de terça a domingo, das 9h30 às 18h30

No próximo dia 21/09, às 11h, a Biblioteca Parque-Villa Lobos, na zona oeste da capital, recebe a Exposição “Libertas: leitura e literatura nas prisões”. A mostra contará com trabalhos desenvolvidos por pessoas presas atualmente e também egressos do sistema prisional. A iniciativa é do Fórum Cultura, Trabalho e Cidadania e Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegraçao Social e Cidadania.

Ao todo, serão três ambientes para visitação: “Cárcere e a Literatura”, “Literatura no Cárcere” e, por fim, as “Políticas de Livro, Literatura e o Sistema Prisional”. Serão expostas obras literárias e resenhas feitas pelos reeducandos.  Durante a visitação, o público contará com o auxílio de monitores que são estudantes e pesquisadores universitários, além de pessoas presas no regime semiaberto e ex-detentos.

O evento ficará sediado na biblioteca até dia 20 de outubro e pode ser visto de terça a domingo, das 9h30 às 18h30. Serão realizadas oficinas nos dias 28/09 e 06/10 e rodas de conversa nos dias 12/10 e 19/10, sempre das 14h30 às 16h, quando serão abordados aspectos sobre mediação de leitura voltada a grupos vulneráveis, diversidade na literatura e remição de pena pela leitura. Haverá ainda um sarau em 19/10, das 16h às 17h. Crianças a adultos poderão participar. As vagas são limitadas, preenchidas por ordem de chegada nessas atividades paralelas.

Sobre a Biblioteca Parque Villa-Lobos e SP Leituras:

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL)  é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras. Inaugurada em 20 de dezembro de 2014, a BVL venceu com Honra ao Mérito o Prêmio IPL – Retratos da Leitura e foi finalista de premiação internacional concedida pela IFLA (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias). Situada na Zona Oeste da capital paulista, em uma área de 4 mil metros quadrados, a biblioteca é um lugar singular, de arquitetura arrojada e estrutura que prima pela sustentabilidade. O espaço funciona dentro do Parque Villa-Lobos e oferece experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão. Entre os itens disponíveis na biblioteca, o visitante ou frequentador encontra conteúdo em formatos variados, como livros tradicionais ou em meios acessíveis (braile, audiolivro), DVDs, CDs, além de jogos. Uma série de atividades também faz parte do cotidiano da BVL e contemplam, entre outros temas, aulas de yoga, iniciação à informática para o público de mais de 60 anos e oficinas diversas.

Serviço:
Biblioteca Parque Villa-Lobos
Av: Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros (mezanino)

Compartilhe!