secretaria da cultura do estado de são paulo

Exposição de Robinho Santana resgata a ancestralidade afro-brasileira

Publicado em 3 de janeiro de 2018

Depois de passar pelo Centro Cultural Ação Educativa, o artista expõe obras inéditas na Oficina Alfredo Volpi

Mais de 20 obras em tinta óleo, acrílica, pintura digital, serigrafia e vídeos compõem a mostra (Re)conhecimento – A Arte de Robinho Santana, instalada a partir de 13 de janeiro na Oficina Cultural Alfredo Volpi, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis. Na exposição, o artista reconstrói sua trajetória a partir de referências familiares e influência da arte afro-brasileira. A abertura será a partir das 15h00, e o público poderá participar de um bate-papo com Robinho, seguido da discotecagem de Mari Boaventura.

Em suas obras, o artista explora as referências de religiões de matrizes africanas, símbolos Adinkras – símbolos dos povos Akan que representam provérbios sobre as crenças e as histórias desses povos – plantas e os elementos da natureza (água, fogo, terra e ar). Enxerga na luta e resistência das mulheres e homens negros brasileiros a principal inspiração para suas obras. “Como no meu trabalho eu falo sobre o meu cotidiano, naturalmente falaria sobre as pessoas negras, que podem ser meus familiares, amigos, vizinhos ou a maioria da população brasileira”, conta o artista em vídeo do site O beijo.

Ilustrações de Robinho ganharam destaque na Ocupação Abdias Nascimento, promovida pelo Itaú Cultural. “Recordo de ter visitado uma exposição de arte pela primeira vez somente na minha fase adulta. Como artista nascido e criado no Jardim Ruyce, bairro periférico da cidade periférica de Diadema, reconheço a importância de ter essa exposição descentralizada, facilitando o acesso aos moradores das periferias que inclusive retrato em meus trabalhos”, conta o artista.

SOBRE O ARTISTA

Formado em design pela Anhembi Morumbi e técnico em fotografia pelo Senac, fez Modelagem e iluminação 3D pela Melies Escola de Cinema e Animação. Contou com obras expostas na Pinacoteca de São Bernardo e no Athens Digital Week na Grécia.

SERVIÇO

(Re)conhecimento: a arte de Robinho Santana

13/1, a partir das 15h00, a 16/3. Terça a sexta, das 10h00 às 22h00. Sábados, das 10h00 às 18h00

Recomendação etária: livre.

Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo/SP

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 10h às 18h.

Mais informações: (11) 2205-5180 | 2056-5028 | alfredovolpi@oficinasculturais.org.br

Acessibilidade no local.

Compartilhe!