HomeAssessoria ReleasesExposição “Café Árabe, um símbolo de generosidade” será inaugurada pelo Museu do Café em novembro

Exposição “Café Árabe, um símbolo de generosidade” será inaugurada pelo Museu do Café em novembro

 Mostra temporária contará com evento de inauguração, oferecendo entrada gratuita aos visitantes interessados em conhecer e prestigiar esse trabalho

A cultura envolvendo o consumo do café é marcada por diferentes tradições e hábitos ao redor do mundo e ao longo dos anos. Mas, hoje, pode-se dizer que o grão faz parte da vida de milhões de pessoas porque, pelo menos desde o século 15, os árabes a transformaram em um produto comercial e uma bebida social. Buscando desenvolver esse tema e lançar luz sobre a rica diversidade entre comunidades, o Museu do Café — instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo — irá inaugurar a exposição “Café Árabe, um símbolo de generosidade” no dia 28 de novembro, às 18h, com entrada gratuita.

Separada em três módulos, a mostra temporária abordará algumas das principais temáticas relacionadas ao grão nesse contexto. O primeiro tem como foco a introdução da bebida na região e sua propagação para outros territórios, contextualizando o tema historicamente e geograficamente com o auxílio de mapas. A seguir, o tópico tratado pela curadoria é a imigração árabe para o Brasil, e as tradições e costumes trazidos por essas pessoas. Nesse momento, o público terá a oportunidade de ouvir depoimentos de libaneses, sírios e palestinos que vieram para cá entre a década de 1970 e os dias atuais.

Na terceira parte, o reconhecimento de patrimônio cultural imaterial, concedido ao café árabe pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), ganha destaque. Aqui, os visitantes conhecem os objetos – trazidos do Museu do Café de Dubai – e as técnicas utilizadas para extrair a bebida, assim como a etiqueta em torno do ato de servir o café. Por exemplo, é comum que o preparo aconteça na frente dos convidados.

Além disso, a expografia irá possuir elementos visuais e ambientação que fazem referência aos majlis, espaços onde membros de uma comunidade se reúnem para discutir questões locais, políticas, eventos ou receber convidados. Tradicionalmente, o café árabe é servido em áreas como essa, que podem variar de acordo com o País, o status social de seu dono e a ocasião.

“Esta exposição foi construída com o intuito de apresentar o café como um patrimônio cultural que atravessa fronteiras, que carrega consigo relações sociais simbolicamente similares com as do Brasil.  O objetivo é criar uma experiência imersiva ao público, para que ele possa vivenciar os espaços e conhecer os utensílios de preparo ligados a esse patrimônio imaterial, aliados a depoimentos de pessoas que mesmo vivendo em outro País mantêm e perpetuam essa tradição”, afirma a coordenadora técnica do Museu, Marcela Rezek.

Serviço

Inauguração da exposição “Café Árabe, um símbolo de generosidade”

28/11 | QUI | 18H

Entrada gratuita

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: de terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h às 17h e, aos domingos, das 10h às 17h

R$ 10,00 e meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade

Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

museudocafe.org.br

Compartilhe!