HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Assessoria ReleasesEx-aluna do Projeto Guri participa do The Voice Kids

Ex-aluna do Projeto Guri participa do The Voice Kids

Cybeli Cardoso, de 13 anos, integra o time Simone & Simaria

A quinta temporada do The VoiceKids, reality show da TV Globo que revela jovens talentos da música brasileira, acaba de encerrar a etapa de Audições às Cegas. Entre as selecionadas está Cybeli Cardoso, de 13 anos, ex-aluna do Projeto Guri.

Cybeli ingressou no Polo Paulo de Faria, aos 7 anos, nos cursos de canto coral e violão, motivada pela paixão que a família nutre pela música. Desde pequena, ela ouvia seu avô solando notas no violão durante os encontros com os parentes. “Comecei a cantar aos 3 anos de idade nos eventos da família e, posteriormente, na igreja. Além do meu avô, minha mãe e minhas três irmãs cantam e tocam violão. Foi o que me incentivou a procurar um aprimoramento na música”, descreve.

A jovem conheceu o Projeto Guri –maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – por meio de sua irmã Adrielly, de 16 anos, que já havia estudado no Polo Paulo de Faria. No entanto, foi durante um anúncio feito no Centro Educacional Infantil Casa da Criança, local em que estudava regularmente, que Cybeli soube da abertura do período de matrículas na cidade.

“Na época, não tínhamos condições financeiras para pagar um curso de música. Quando soube das vagas, fiquei interessada e conversei com a minha mãe. Fomos ao Polo Paulo de Faria e conseguimos matrículas para os dois cursos”, recorda. “Essa oportunidade que o programa oferece de estudar música de forma gratuita é ótima e ajuda muito no desenvolvimento das crianças”, acrescenta.

De acordo com a ex-Guria, o período em que participou do Projeto agregou muito em sua vida como um todo. “Toquei em muitos lugares públicos com o Guri, como a Praça da Matriz e em eventos realizados dentro das escolas do município. Isso me ajudou a melhorar a forma como interagia com as pessoas, perdi a timidez para realizar apresentações e evolui na música”, afirma.

A jovem cantora resolveu seguir um desafio ainda maior: concorrer a uma vaga em um reality show de música. Participou de uma pré-seleção para o The Voice Kids, realizada na capital paulista, e foi aprovada. O próximo passo foi as Audições às Cegas. Ela concorreu no quinto dia da competição e impressionou os jurados, que viraram a cadeira ao mesmo tempo. A participante escolheu integrar o time Simone & Simaria.

Sobre a preparação para as Audições às Cegas, Cybeli conta que seguiu um cronograma. “Fiz um aquecimento vocal e corporal, tomei água, evitei alguns alimentos e contei com o treinamento do Jonathan de Faria, que é ex-educador do Projeto Guri e que, hoje, me dá aulas particulares de canto. Tambémrecebi instruções dos professores de canto do The Voice Kids”, conta.Não esperava que todos (técnicos) virassem a cadeira. Foi uma grande surpresa”, acrescenta.

Para as próximas exibições, a cantora pretende dar continuidade na rotina de ensaios e cuidados. “Tem sido incrível participar do programa. Já treinei com as técnicas e elas me deram dicas valiosas para a carreira. Ainda não sei quando será minha próxima participação, pois é sempre surpresa, mas minha família tem me apoiado e tem sido uma experiência enriquecedora”, finaliza.

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; CCR AutoBAn; Instituto CCR; SulAmérica; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; Banco Votorantim; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; EMS; Capuani do Brasil; Faber-Castell; Pinheiro Neto; Santander; Raízen; BTP; Distribuidora Ikeda; Grupo Maringá; Instituto 3M; Supermercados Rondon; Frigol; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; ENEL; GRUPO GR; Cipatex; Grupo Herval.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 810 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: https://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/.