secretaria da cultura do estado de são paulo

Estéticas das Periferias: Casa das Rosas recebe Torneio Slam

Publicado em 7 de agosto de 2018

Para disseminar e dar visibilidade à produção artística da periferia da cidade de São Paulo e de sua região metropolitana, a Casa das Rosas – da Rede de Museus-Casas Literários, da Secretaria da Cultura do Estado, gerenciada pela Poiesis – receberá o Torneio Slam, uma das principais batalhas do país. O evento reunirá 14 comunidades de Slams para um verdadeiro confronto de voz e poesia; o coletivo que vencer a competição ganhará a publicação de um livro. O Torneio é gratuito e acontece nos dias 25 e 26 de agosto – sábado, das 17h às 20h, e domingo, das 15h às 18h.

Com discotecagem de DJ Pê, o evento contará com a apresentação do poeta Emerson Alcalde e participação dos grupos: Slam Resistência, Slam do Corpo, Slam Moinho Resiste, Slam Grajaú, Slam Fluxo, Poesia Racional, SÓFÁLÁ, Slam Petisco, Slam da Brasil, Slam CT, Slam OZ, Rachão Poético, Slam Tiquatira e Slam da Roça.

Idealizado pela Ação Educativa, o Encontro Estéticas das Periferias, que idealizou o Torneio Slam, mobiliza inúmeros espaços culturais em diversas áreas da capital paulistana durante uma semana, discutindo temas que estruturam a cultura nas periferias da cidade e valorizando as diferentes vozes presentes em cada uma delas.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu da Secretaria da Cultura do Estado, dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Encontro Estéticas das Periferias – Torneio Slam

Dias 25 e 26/8 – sábado das 17h às 20h, e domingo das 15h às 18h

 

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447

Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)

www.casadasrosas.org.br

Poiesis – Assessoria de Imprensa

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de Imprensa

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Bete Alina | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Compartilhe!