HomeAssessoria ReleasesEspetáculo RISKO debate a luta contra o machismo e racismo na sociedade

Espetáculo RISKO debate a luta contra o machismo e racismo na sociedade

Uma mulher negra revive memórias de seus afetos pela cidade e, em meio a esse percurso, (re) descobre novas maneiras de (re) desenhar suas escolhas

No dia 1º de dezembro, sexta-feira, 20h00, a Oficina Cultural Alfredo Volpi, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, faz uma apresentação única do espetáculo RISKO, que tem direção e atuação de Morgana Sousa. A peça é um diálogo direto entre a dança e a técnica light-painting (pintar com luzes), que mistura performance, luz, fotografia e audiovisual para compor a realidade da mulher negra com a rua e com seus afetos. A presença visual do machismo e do racismo, por meio das imagens, em união com os registros de pintura pela cidade refletem o dia a dia de Morgana, tanto em sua vida pessoal quanto profissional.

A proposta é construir a imagem de uma mulher negra resistente e forte, que luta diariamente para romper opressões e barreiras, as quais condicionam um comportamento social e estético. Durante a busca por esse rompimento, a mulher cria seu próprio espaço com suas luzes e seus formatos estéticos próprios.

Segundo a diretora, algumas mulheres precisam gritar para recriar possibilidades e reivindicar mudanças. Elas querem o fim do racismo, do machismo e das opressões de classe, então gritam. Todas as mulheres vivem em uma situação de “risko” diário, então é importante refletir sobre a sociedade e qual nosso papel como agentes de mudança. Morgana propõe um espaço de reflexão e de construção da autonomia da mulher negra. RISKO, com a letra k, reforça a ideia e o anseio de tantas mulheres: ter liberdade para ocupar, ser e se expressar na vida e na arte.

O espetáculo é indicado para maiores de 16 anos e são disponibilizados 25 lugares. É importante chegar com 30 minutos de antecedência.

SOBRE A OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

Criada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, desde 1986, a Oficina de Cultura trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas, como artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:
Espetáculo RISKO
Sexta-feira, 1/12 – das 20h00 às 21h00
Oficina Cultural Alfredo Volpi

RelatedPost

Compartilhe!