HomeCultura + NotíciasEspecial fim de ano nas Fábricas de Cultura

Especial fim de ano nas Fábricas de Cultura

As Fábricas de Cultura oferecem em dezembro diversas atividades relacionadas às comemorações de fim de ano. As atividades são gratuitas e realizadas entre 6 e 19 de dezembro.

Quais os acontecimentos mais marcantes de 2018? As músicas mais tocadas? Os livros mais lidos? As notícias mais comentadas? Os filmes mais vistos? Na instalação Retrospectiva 2018 o público pode relembrar os acontecimentos mais importantes do ano. A atividade acontece na Brasilândia 18 de dezembro, terça-feira às 14h30. No dia seguinte (19), às 14h, a equipe de biblioteca convida todos para a oficina Confecções de cartões artesanais, para elaborar cartões que expressem amor, carinho e empatia para presentear os amigos e familiares.

Você sabe como outros povos e culturas aqui no Brasil celebram a passagem de ano? Na roda de conversa Diferentes comemorações de final de ano no Brasil, que será realizada em Diadema, em 11 de dezembro (terça-feira), às 14h, os participantes descobrem diversas formas de celebração de fim de ano.

O Kwanzaa é uma celebração afro-americana que tem início no dia 26 de dezembro e fim em 1 de janeiro de cada ano. É comemorada principalmente nos Estados Unidos, e o nome “Kwanzaa” deriva da expressão “matunda ya kwanza”, que significa “primeiros frutos” em swahili, a língua original mais falada entre as centenas que existem na África. No dia 18 de dezembro, terça-feira, 15h, a equipe de biblioteca do Jaçanã convida o público para conhecer mais sobre essa data que é comemorada junto com as festas tradicionais de final de ano aqui no Brasil em Natal e Kwanzaa.

Na oficina Postal de quebra na quebra, realizada no Capão Redondo dia 6 de dezembro, quinta-feira às 15h, as crianças resgatam a tradição da troca de cartões natalinos, valorizando a escrita e o trabalho artesanal. A ideia é criar cartões para entregar para familiares, amigos e funcionários da Fábrica.

Que tal mandar um correio elegante desejando coisas boas para o início do novo ano? O poético correio elegante de Natal, realizado no Jaçanã dia 13 de dezembro, quinta-feira, às 12h, é uma grande oportunidade de mandar e receber boas vibrações para o fim do ano.

Veja abaixo a programação completa das atividades das Fábricas de Cultura:

Brasilândia

18/12. Terça-feira, 14h30 | Instalação: Retrospectiva 2018

19/12. Quarta-feira, 14h | Oficina: Confecções de cartões artesanais

Capão Redondo

6/12. Quinta-feira, 15h | Oficina: Postal de quebra na quebra

Diadema

11/12. Terça-feira, 14h | Roda de conversa: Diferentes comemorações de final de ano no Brasil

Jaçanã

13/12. Quinta-feira, 12h | Oficina: O Poético correio elegante de natal

18/12. Terça-feira, 15h | Roda de conversa: Natal e Kwanzaa

Compartilhe!