HomeCultura + Cultura + NotíciasENTREVISTA – Semana da Mulher – Inês Bogéa

Inês Bogéa byWilianAguiar

Inês Bogéa

“Me instiga a
encontrar novas possibilidades de criar espaços para a dança, seja nos palcos, nas palavras ou nas imagens”.

Inês Bogéa é Diretora Executiva e Artística da São Paulo
Companhia de Dança

Inês Bogéa nasceu em Vitória, Espírito Santo, atualmente com 52 anos de idade, é Doutora em Artes, bailarina, professora de dança, escritora e documentarista. Hoje é diretora da São Paulo Companhia de Dança, cargo que ocupa há 10 anos.

Para Inês, estar à frente da Companhia de Dança do Governo do Estado de São Paulo é uma grande alegria e um desafio diário. “Me instiga a encontrar novas possibilidades de criar espaços para a dança, seja nos palcos, nas palavras ou nas imagens”.

Ela iniciou seus estudos na área da dança com a bailarina Lenira Borges, na sua terra natal, em 1978. Em 1987, formou-se como professora de dança clássica e bailarina clássica pela Royal Academy of Dancing de Londres. Em 2001 escolheu seguir o caminho da literatura, após 10 anos dançando com o Grupo Corpo. Também foi coordenadora do Grupo de Estudos de Dança do Centro Universitário Maria Antônia da USP e, em 2004, formou-se em Filosofia com Doutorado em Artes. Já produziu e dirigiu mais de 40 documentários.

Em uma carreira tão dinâmica e diversa, para ela, estar à frente da SP Companhia de Dança, é motivador e inspirador. “Sou grata àqueles que depositaram a confiança em mim e que permitiram um trabalho continuado na área da dança com resultados expressivos reconhecidos pelo público e pela crítica especializada, no Brasil e no exterior”.

Para ela, o Dia Internacional da Mulher deve ser um dia a mais para pensarmos nas diferentes possibilidades de se encontrar espaços harmoniosos de convivência. “Acredito muito nas relações humanas e isso tem me permitido ampliar os horizontes culturais e artísticos com todos”, finaliza.

RelatedPost