HomeCultura + NotíciasEncontro tira-dúvidas do ProAC Municípios é realizado!

Encontro tira-dúvidas do ProAC Municípios é realizado!

Foto: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Na última quinta-feira, dia 5/4, mais de 100 dirigentes de todo o estado de São Paulo estiveram presentes no auditório da Secretaria da Cultura do Estado, na capital. Vieram para conhecer as ações e programas desenvolvidos pela pasta em todo o estado e discutir novos caminhos e parcerias com o governo estadual na área da cultura.

Na abertura dos trabalhos, o  secretário da Cultura do Estado, José Luiz Penna, afirmou que “fazer cultura no Brasil é estar na vanguarda política para a recuperação da nossa economia. As melhores pessoas tem que estar nos equipamentos de cultura porque elas vão fazer a mudança política”.

Durante o encontro, Penna também anunciou o lançamento do ProAC Municípios, novo edital voltado aos municípios que receberá investimento de R$ 3 milhões da Secretaria da Cultura do Estado. Penna aproveitou para fazer um breve balanço sobre sua atuação na pasta, que acaba de completar um ano.

“Tenho a sensação de ter cumprido a missão de chegar mais perto de todos, principalmente compreendendo o momento político que vivemos. Deixo plantado um time de primeira qualidade para tocar esse projeto de popularização da cultura.”
MESSAGE-ICON
José Luiz Penna
Secretário da Cultura do Estado de São Paulo

Quem participou?

Esse foi o primeiro Encontro de Dirigentes que a coordenadora de Cultura da cidade de Fartura, Julielli Garni, que assumiu a pasta no ano passado, participou. “Já tinha conhecimento de grande parte desses programas, mas não sabia como entrar em contato. Todos reclamam da falta de recursos, mas há meio para se ter boas atrações e proporcionar momentos culturais interessantes nos municípios”.

Há um mês e dez dias na pasta, a Secretária da Cultura de Botucatu, Maria Cristina Cury, participou do encontro pela primeira vez. “Estar presente nesse evento foi essencial para poder levar as informações para minha cidade, não apenas como secretária, mas também como artista. Foi muito esclarecedor”.

O diretor de Cultura e Turismo de Itapira, região de Campinas, Ricardo Pecego destaca a importância do encontro. “Este evento é muito importante porque a gente aprende até com a dúvida dos outros municípios”, diz. “A abertura que a Secretaria da Cultura do Estado dá é ótima porque todos os departamentos falam de forma independente e a gente acaba tendo uma visão do todo muito clara”.

“Com os encontros a gente pode conhecer os programas e tirar as dúvidas. Voltamos para os municípios com mais clareza das coisas”, diz Gilberto Fernandes dos Santos, diretor de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Miracatu.

“O encontro foi altamente esclarecedor, tiramos muitas dúvidas com os coordenadores de cada área. E o lançamento do ProAC Municípios era um sonho. Nós já temos Projeto Guri, Circuito Cultural Paulista, e estamos com muita expectativa de fazermos ainda mais pela cultura do nosso município”, diz o Secretário de Cultura e Turismo de Pirassununga, Roberto Donizetti Bragagnollo.

“O Tira-Dúvidas é um evento muito importante porque sempre surge um debate, uma questão nova esclarecida, o que facilita o entendimento do trabalho da Secretaria, que tem uma gama de programas muito grande. É muito importante também a abertura para sugestões. Muitas questões que foram apontadas em outros momentos acabam virando programas e isso mostra o retorno da Secretaria para os municípios”, diz Luciano Dami,  diretor de Cultura de Batatais.

RelatedPost

Compartilhe!