HomeAssessoria ReleasesEncontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais será realizado em 25 de outubro

Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais será realizado em 25 de outubro

Evento ocorrerá em Guararema; inscrições poderão ser feitas de 01 a 21 de outubro

Com o objetivo de promover a preservação e difusão da memória ferroviária paulista, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realizará, no dia 25 de outubro, das 9h às 18h, o Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais, no Centro de Exposições Luís Carlos, em Guararema.

O município foi escolhido para ser sede do Encontro por ter um importante papel na preservação da memória e do patrimônio ferroviário no estado. Com uma estação que foi palco do transporte de cargas e pessoas entre 1876 e a década de 1970, Guararema restaurou a Estação Central, a Estação de Luis Carlos, revitalizou a Vila de Luis Carlos e realizou toda infraestrutura adequada para a implantação do Passeio Turístico e Cultural de Maria Fumaça. Atualmente o Trem de Guararema opera com a emblemática Locomotiva a Vapor 353, conhecida como Velha Senhora.

“Esse será um encontro de caráter mais técnico para que outros municípios consigam adotar políticas públicas como a de Guararema na preservação e difusão de seus acervos ferroviários”, explica Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC/SISEM-SP).

A abertura do evento será feita por Adriano de Toledo Leite, Prefeito Municipal de Guararema; Antônio Thomaz Lessa Garcia Júnior, Coordenador da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo; André do Prado, Deputado Estadual e Marcio Alvino, Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário

Logo em seguida, às 11h, será realizada a “Mesa Técnica 1 – Diretrizes e Estratégias Institucionais voltadas para a Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário”, que discutirá e questionará como cada órgão governamental se posiciona para apoiar os projetos de preservação. Participarão da mesa Ronaldo Cunha Ruiz, do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (IPHAN/DEPAM); Carlos Augusto Mattei Fagin, Presidente do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo); Roberto Menezes Ravagnani, do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT/SP) e Denis Fabrício de Oliveira Selymes, da Secretaria de Patrimônio da União (SPU/SP).

Após o intervalo para almoço, o Encontro retornará às 14h com a “Mesa Técnica 2 – Patrimônio Ferroviário de Guararema: estratégias e ações práticas de um caso exitoso de Parceria Público/Privado. Musealização do Patrimônio Industrial e os desafios da Economia Criativa para a Cultura e o Turismo, com a participação de Sandra Regina Olivieri, Assessora Geral de Gabinete da Prefeitura Municipal de Guararema e Secretária Executiva da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário; Bruno Sanches, Presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF); Mario César Vilhena, Especialista de Relações Institucionais da MRS Logística; Luis Antonio Sobrinho, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo; Davidson Panis Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC/SISEM-SP); José Antonio Chinelato Zagato, da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPM/SEC) e Luís Fernando Novais, da Economia Criativa: realidade e potencial – Sistema Estadual de Análises de Dados (SEADE).

A mesa apresentará os detalhes do caso de Guararema, que abriga todas as vertentes de um projeto dessa natureza. “É um case cuja amplitude cabe em todas as prefeituras”, comenta Sandra Regina Olivieri, da Prefeitura Municipal de Guararema. Além dela, a mesa contará com a participação de Luis Antonio Sobrinho, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Davidson Kaseker do SISEM-SP, José Antonio Chinelato Zagato, da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Luís Fernando Novais do SEADE.

Logo depois, a programação seguirá com a Plenária, às 16hs, coordenada por Luiz Palma, da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico de São Paulo, seguida às 16h45 pelo encerramento com Kaseker e Sandra.

Como parte da programação de recepção do evento, está previsto o percurso de sete quilômetros de trem da Estação Central de Guararema para a Estação Luis Carlos, mediante adesão dos participantes no ato da inscrição. O participante poderá optar também por comparecer diretamente no Local do Encontro, no Espaço de Exposições “Engenheiro Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros”, localizado em Luis Carlos, com recepção organizada a partir das 9h00, lembrando que o Encontro terá inicio às 10h.

O Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Guararema. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de 01 a 21 de outubro pelo site do SISEM-SP, no link https://cem.sisemsp.org.br/.

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais

Data: 25 de outubro de 2019

Horário: das 9h às 18h

Local: Espaço de Exposições “Engenheiro Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros” (Estr. Municipal Argemiro de Souza Melo, s/nº, Luis Carlos, Guararema)

Inscrições: de 01 a 21 de outubro pelo site do SISEM-SP, no link https://cem.sisemsp.org.br/

Informações: https://www.sisemsp.org.br/encontro-paulista-de-museus-memoria-ferroviaria-e-paisagens-culturais/

Compartilhe!